Temas de Redação para Concursos PúblicosMuita gente não é dada a escrever textos mais longos, então a redação para concursos acaba sendo um motivo de dor de cabeça extra.

A maioria das seleções solicita ao candidato uma prova discursiva, que pode ser em forma de questões que pedem respostas mais elaboradas ou mesmo redações, com 20 ou 30 linhas.

Mesmo para quem não tem tanta facilidade, não é uma tarefa impossível, desde que se esteja preparado.

E há uma série de métodos e dicas que podem ajudar nesse processo.

No entanto, o mais importante é estar por dentro do tema da redação para concurso.

Isso porque de nada adianta dominar as técnicas, mas fugir totalmente do assunto, não tendo domínio das ideias e argumentos.

A coerência dos argumentos e ideias é o principal quesito observado pelos avaliadores de todas as bancas examinadoras.

Ou seja, é fundamental estar preparado, tendo o mínimo de noção sobre os principais temas da atualidade no Brasil e no mundo.

 

10 temas de redação para concursos

 

A seguir você verá uma série de temas de redação para concursos e seus possíveis desdobramentos.

São assuntos que estão sempre presentes nos editais organizados pelas principais bancas examinadoras do país, como Cebraspe, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em concursos militares, da área judiciária, fiscal, etc.

 

Confira quais são eles:

 

1 – Guerra na Ucrânia

 

A guerra entre Ucrânia e Rússia requer bastante atenção. Além de ser um tema muito atual, afeta diretamente a economia e as relações de diversos países. É interessante saber as causas que levaram ao conflito, entendendo a participação de ambas as partes. Também é importante saber quem são os aliados de cada lado e, claro, quais as consequências econômicas e sociais do evento na Europa.

 

Nesse contexto, também se deve aprofundar a leitura sobre temas que estão ligados ao confronto, como o fim da União Soviética e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

 

Por fim, como essa guerra afeta o Brasil? Quais áreas de abastecimento do país são diretamente e indiretamente impactadas? Essas são questões relevantes e que devem ser compreendidas para que se possa realizar um texto correto e informativo.

 

2 – Aumento dos combustíveis

 

A mudança no cálculo do preço do barril do petróleo e o consequente aumento do preço da gasolina para os consumidores são temas que vêm sendo cobrados em concursos desde 2016. Os sucessivos reajustes afetam o custo do transporte de mercadorias e a produção de empresas.

 

Isso tudo impacta o bolso da população, pois se reflete no aumento dos preços dos alimentos e a volta da inflação, que ultrapassou os 10%  e derrubou o poder de compra dos brasileiros. Soma-se a isso, a alta taxa de desemprego e o crescente número de pessoas com fome ou em insegurança alimentar.

 

Como o país chegou a esse cenário e seus desdobramentos econômicos e sociais são pontos importantes de debate para construção de um texto conciso.

 

3 – Fake news

 

A questão das fake news (notícias falsas, em português) merece destaque. Isso porque o disparo de notícias falsas impactou diretamente nas últimas eleições, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e segue sendo um problema para a disputa à presidência em 2022.

 

Nesse contexto, vale abordar as tensões políticas e as redes virtuais de compartilhamento. O concurseiro deve entender quais as motivações e as estratégias da onda de fake news, além dos impactos negativos desse processo em diversas áreas e, consequentemente, para a população.

 

4 – Direitos das minorias

 

Mas não apenas o feminismo aparece como destaque na lista de temas para redação de concursos públicos. Diversas outras demandas das minorias estão, mais que nunca, no topo das discussões. Entre eles: direito de negros e indígenas (racismo e questão da terra), direitos LGBT (avanços e retrocessos em leis de proteção), direitos das crianças e adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais.

 

5 – Ascensão de grupos com discurso de ódio

 

Em todo o mundo, com fortes respingos no Brasil, crescem células de movimentos supremacistas e que replicam discursos de ódio. Na Europa, até mesmo na Alemanha, grupos nazistas têm voltado à ativa, preocupando autoridades e a população, especialmente as minorias, principais alvos.

 

Essa escalada foi fundamentada pela retomada de discursos autoritários e conservadores na política, que atentam, inclusive, contra as instituições democráticas. As causas desse movimento e suas consequências mais imediatas são pontos de argumentação importantes para uma redação.

 

6 – Política na América Latina

 

A efervescência política em toda a América do Sul segue sendo um assunto que deve ser estudado pelos concurseiros. As eleições no Chile, na Bolívia, na Argentina e na Colômbia são pontos de atenção, com muita notoriedade e nuances. Destaque, ainda, para o plebiscito sobre a nova constituinte chilena, que não foi aprovada.

 

O que os resultados dessas votações indicam no cenário político? Quais os impactos na economia da região? Como anda a relação do Brasil com seus vizinhos? É importante atentar, ainda, para as questões sociais nesses países, como o avanço de pautas como o aborto e a legalização da maconha.

 

7 – Mudanças climáticas

 

O aquecimento global e as mudanças climáticas não saem da lista de tópicos relevantes para redações de concurso. Pouco se tem se avançado nessas discussões para um efetivo movimento das autoridades mundiais, mesmo com eventos de grande porte, como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), realizada em 2021 na Escócia.

 

Diversos ativistas, como Gretha Thumberg, e até mesmo atores de Hollywood, como Leonardo DiCaprio, têm chamado a atenção para as consequências da interferência humana no meio ambiente e os muitos desastres relacionados a isso.

 

No Brasil, o desmatamento aumentou consideravelmente, podendo levar alguns biomas à extinção.  Desastres como em Petropólis (RJ) e na Bahia, por conta das fortes chuvas, deixaram centenas de mortos e desabrigados.

 

8 Novos modelos e relações de trabalho

 

A pandemia da covid-19 tornou urgente um debate que já vinha ganhando força: as mudanças no mundo do trabalho. Com o isolamento social, trabalho remoto e o home office se tornaram termos muito conhecidos. Muitas pessoas, inclusive, se viram obrigadas a trabalhar em novos formatos, ainda que precários e sem a infraestrutura necessária.

 

Mas, o que quer dizer trabalho remoto? Como funciona? Quais as vantagens e desvantagens? Quais as responsabilidades de empregados e empregadores? O que diz a legislação a respeito? Como se adaptar a esses novos tempos? Enfim, são muitas as perguntas e é importante compreender esse cenário e seus desdobramentos na vida das pessoas e na economia do país.

 

Esse tema pega carona em outro, já em evidência há alguns anos, que é a reforma trabalhista, seus resultados (ou a falta deles) e como estão hoje as tratativas entre patrões e funcionários.

 

9 – Segurança Pública

 

Outro tema que ronda as manchetes de jornais e portais de notícias e é forte candidatos à escolha das bancas em 2020.

 

A Segurança Pública no Brasil rende muitas discussões, que passam pelo número de homicídios em todo o país, o pacote anticrime, o aumento da violência urbana, o controle de armas, a intervenção da polícia nas favelas do Rio de Janeiro e a política de drogas.

 

10 – Mineração em terras indígenas

Esse assunto esteve, por muitas vezes, nas manchetes brasileiras e até internacionais. O avanço da mineração em terras indígenas preocupa autoridades e ambientalistas. Mas, quais as causas desse movimento, que não é necessariamente novo, mas vem tomando outras proporções? Quais os impactos desse processo para os indígenas? Quais seriam as vantagens e desvantagens? E quais as soluções apontadas?

 

O conflito entre mineradores e povos originários vem se acentuando. Essa situação foi amplamente divulgada com as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips enquanto realizavam expedições em terras demarcadas.

 

Dicas de redação para concursos

 

Escreva de forma enxuta

 

write escreverDiz o ditado que na moda, menos é mais.

Em redação para concursos públicos, também.

Especialmente quando você não domina o tema proposto e tem pouco tempo para desenvolver a ideia.

Opte sempre por frases curtas, mas que deixem claro seu argumento, e respeite o número máximo de linhas.

Enrolação é a pior coisa que um candidato pode fazer, pois o texto acaba truncado e, para os avaliadores, fica óbvio seu despreparo.

 

Respeite a norma culta

 

É fundamental o candidato ter domínio da norma padrão da Língua Portuguesa.

Isso porque as bancas examinadoras ficam muito atentas ao entendimento de temas gramaticais — regência e concordância, por exemplo.

E nada abreviações da linguagem da internet, como “tbm”, “vc” e outras. Gírias, expressões vulgares e palavrões também estão proibidos.

 

Não generalize

 

Se for emitir uma opinião no texto, busque sempre evitar generalizações ou simplificações.

Esse tipo de argumento é inconsistente, enfraquece o texto e pode causar uma má impressão ao avaliador. Além disso, é uma inverdade, já que nada pode ser acusado em uma totalidade.  

Da mesma forma, evite piadinhas e deboches.

 

Evite clichês

 

Assim como acontece com generalizações, os clichês são totalmente dispensáveis.

Frase de feitos, bordões e ditados não acrescentam informações e “sujam” o texto.

Lembre-se que a originalidade é um quesito ao qual os avaliadores estão muito atentos e que apreciam bastante.

 

Atente ao desfecho

 

O encerramento do texto deve ser um ponto de atenção extra, afinal, pode contar pontos a favor na avaliação.

O ideal é que o candidato aponte soluções possíveis para o problema apresentado ou reflexões pertinentes acerca do tema.

Não é preciso inventar a roda, mas, sim, em uma linguagem simples e lógica, concluir seus argumentos.

 

Livros de redação para concursos

 

Os livros são excelentes aliados para quem quer estudar a Língua Portuguesa e melhorar seu desempenho na produção textual.

Eles são muito úteis para qualquer tipo de concurso público, ficando em interpretação de texto, argumentação e desenvolvimento de ideias.

Ou seja, serão também importantes ferramentas no seu dia a dia como cidadão e ser pensante.

Conheça algumas indicações:

 

Gramática Comentada com Interpretação de Textos para Concursos

 

Autora: Adriana Figueiredo
Editora: Saraiva
Preço médio: R$ 100,00

A autora é professora de Língua Portuguesa há mais de 20 anos em cursos preparatórios e utiliza sua grande experiência na área para apresentar um conteúdo de forma clara e acessível. É uma gramática completa, com toda a teoria solicitada pelas principais bancas examinadoras do país. O foco é a interpretação de texto, que é fundamental para encarar as questões discursivas e a prova de redação. Conta, ainda, com mais de 650 questões comentadas.  

 

Redação em Construção

 

Autor: Agostinho Dias Carneiro
Editora: Moderna
Preço médio: R$ 60,00

A nova edição da obra conta com explicações, ampliadas e aprofundadas dos mecanismos da linguagem escrita. Também os capítulos que tratam de análise do discurso, linguística e gramática textual estão atualizados. Traz ainda exemplos práticos a partir de cartazes, slogans, histórias em quadrinhos e trechos de obras literárias, além de diversos exercícios de fixação do conteúdo.

 

Interpretação de Textos e Semântica para Concursos

 

Autores: Lilian Furtado, Marcelo Rosenthal, Pedro Henrique e Tiago Omena
Editora: Campus/Elsevier)
Preço médio: R$ 60,00

O diferencial da obra está na análise dos enunciados das questões, que busca mostrar um caminho técnico e objetivo para a interpretação de texto e, assim, um melhor desenvolvimento das respostas e da redação em provas discursivas. Traz, ainda, questões de concurso serem comentadas de forma aprofundada.

 

Técnicas de Redação Para Concursos

 

Autores: Lilian Furtado e Vinicius Carvalho Pereira
Editora: JusPODVIM
Preço médio: R$ 90,00

A gramática é apenas um apoio neste livro que aposta no ensino de técnicas, exercícios e dicas para que o candidato tenha discernimento ao produzir textos para provas discursivas de concursos. Cada capítulo aborda uma parte da estrutura textual, da introdução à conclusão, coerência e coesão textual, regras padrão, abordagem sobre temas de redação e modelos de questões.

 

Redação para Concursos

Autor: Renato Aquino
Editora: Impetus
Preço médio: R$ 80,00

Como o próprio autor destaca, para escrever bem é preciso ler muito. E esse é o norte desta obra, que traz práticas e técnicas eficientes na produção de textos para concursos. Conta também com glossário de dúvidas, lista de homônimos e parônimos, siglas e abreviaturas, radicais gregos e latinos e exercícios de fixação. Já atualizada conforme a nova ortografia.   

 

Critérios de avaliação da redação para concursos

 

De maneira geral, os critérios de avaliação da prova discursiva são divididos em: aspectos macroestruturais e aspectos microestruturais.

Os aspectos macroestruturais dizem respeito ao desenvolvimento do tema e a apresentação textual, quando são avaliadas a organização das ideias, a estruturação da escrita, a legibilidade, o respeito às margens e a indicação de parágrafos.

Já os aspectos microestruturais correspondem à forma como a redação é escrita, incluindo avaliação de grafia, acentuação, morfossintaxe e propriedade vocabular.

 

Quer dicas para estudar para Concurso Público?

 

Para otimizar ou iniciar seus estudos, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

Prefere dicas em vídeo?  Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

 

10 temas de redação para concursos

  1. Guerra na Ucrânia
  2. Aumento dos combustíveis
  3. Fake news
  4. Direitos das minorias
  5. Ascensão de grupos com discurso de ódio
  6. Política na América Latina
  7. Mudanças climáticas
  8. Novos modelos e relações de trabalho
  9. Segurança pública
  10. Mineração em terras indígenas

 

Agora que você já conhece os principais temas de redação para concursos, e também as melhores dicas para turbinar a sua preparação para as provas discursivas, não há mais desculpas.

É hora de colocar a mão na massa para garantir a aprovação.

E se você quer ficar por dentro do universo dos concursos, é só acompanhar também nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente na caminhada e bons estudos!

SUPER DESCONTO! 

40% DE DESCONTO
GRAN CURSOS ONLINE
O CÓDIGO JÁ É APLICADO AUTOMATICAMENTE: BASTA CLICAR
close-link