Concurso TJ RSFoi publicado o edital do Concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Concurso TJ RS).

 

Estão sendo ofertadas 3 vagas imediatas + formação de cadastro reserva para o cargo de Oficial de Justiça, Classe O.

 

 

O TJ RS tem ainda outro concurso autorizado, com 28 vagas para Oficial de Justiça classe H e Assistente Social. Contudo, ainda não há novidades sobre a movimentação dessa seleção.

 

 

 

Ficou interessado?

 

 

 

Confira os detalhes do último edital para a carreira de Oficial de Justiça classe O e turbine seus estudos nessa reta final!

 

 

 

Principais informações sobre o edital do TJ RS

 

https://youtu.be/tgeukOpKy30

 

 

 

 

 

Quais as carreiras e atribuições?

 

 

O edital confirmado do TJ RS irá ofertar vagas para a carreira de Oficial de Justiça classe-O

 

 

 

Confira quais as principais atribuições do cargo:

 

 

 

Oficial de Justiça classe O: prepara salas, livros e demais materiais para as sessões de julgamento, presta informações aos presentes nas sessões, circula documentos para as sessões, faz pregões e cumpre mandados. Cumprir mandados judiciais; preparar salas com livros e materiais necessários ao funcionamento das sessões de julgamento; quando for o caso, buscar na Secretaria e nos gabinetes os processos de cada Relator, separando-os e ordenando-os, colhendo assinaturas; atender e dar informações aos advogados, partes e estagiários presentes à sessão, anotando os pedidos de preferência pela ordem de chegada dos interessados; auxiliar na manutenção da ordem e efetuar prisões, quando determinado; auxiliar o Secretário da Câmara, quando solicitado; cumprir as demais atribuições previstas em lei ou regulamento.

 

 

 

 

 

 

Qual o nível de formação exigido?

 

 

 

 

 

Para o cargo de Oficial de Justiça classe O é necessário ter apenas formação de Nível Médio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual o salário?

 

 

 

 

 

Conforme a estrutura remuneratória dos cargos efetivos do Poder Judiciário do RS, a remuneração inicial para o cargo de Oficial de Justiça classe O é de R$ 5.639,73, podendo chegar a R$ 9.305,55 contabilizando os benefícios a que o cargo tem direito.

 

 

 

 

 

 

 

Quais os benefícios?

 

 

Os servidores do TJ RS têm direito aos seguintes benefícios:

 

 

 

 

  • Auxílio-Refeição.
  • Auxílio-Alimentação.
  • Auxílio-Transporte.
  • Avanço salarial: acréscimo de 3% a partir do triênio de exercício.
  • Adicional por tempo de serviço: 15% ou 25% depois de 15 e 25 anos.
  • Abono Familiar: acréscimo de mais 10% em ativos ou inativos.

 

 

 

 

 

Qual a lotação?

 

 

Os aprovados no concurso TJ RS no cargo de Oficial de Justiça classe O podem ser lotados em qualquer  comarca do estado do Rio Grande do Sul, de acordo com demanda do órgão.

 

 

 

 

 

 

Qual a jornada de trabalho?

 

 

Os servidores do TJ RS no cargo de Oficial de Justiça classe O têm uma carga horária de 40 horas semanais (8 horas diárias) em regime especial. Contudo, o exercício do cargo poderá exigir a prestação de serviços fora do horário normal de expediente, inclusive plantões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais as chances de crescimento na carreira?

 

 

O crescimento na carreira no TJ RS ocorre em classes e níveis. São 15 classes, com três níveis cada (I, II e II). A movimentação funcional dos servidores é realizada em progressão funcional e promoção.

 

 

A progressão funcional é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior de uma mesma classe. Já a promoção é a passagem do servidor do último nível de uma classe para o primeiro da classe imediatamente superior, dentro do mesmo cargo.

 

 

 

Ambas as movimentações acontecem em função do preenchimento de uma série de requisitos, como qualificação, tempo de serviço e avaliação de desempenho.

 

 

 

 

Como são as provas?

 

 

As provas objetivas do concurso TJ RS costumam ser de múltipla escolha (cinco alternativas e a apenas uma correta).

 

 

A prova do concurso de 2009 para o cargo de Oficial de Justiça classe O, contou com 70 questões, nas seguintes disciplinas:

 

 

 

 

  • Língua Portuguesa  – 36 questões com peso 1,5 (pontuação mínima de 27 pontos)
  • Legislação – 10 questões com peso 1 (pontuação mínima de 5 pontos)
  • Conhecimentos Específicos – 24 questões com peso 1,5 (pontuação mínima de 18 pontos)

 

 

 

 Provas Anteriores Concurso TJ RS 

 

 

 

 

 

 

 

Qual a banca?

 

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

 

 

 

A organizadora do próximo concurso do TJ RS já foi escolhida e é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para saber todos os detalhes sobre a banca, acesse o post com a análise completa, clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

Quer dicas de estudos para concursos?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:  

 

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

 

 

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

 

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. 

 

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Preparamos um artigo com as melhores opções:

 

 

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

 

 

Para acompanhar as novidades do edital do TJ RS, acesse também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

 

 

Conte com a gente e bons estudos!

 

 

 

 

 

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.