perfil da banca examinadora vunespEm mais um texto da série de perfis de bancas, chegou a vez de tratarmos da banca examinadora Vunesp. Afinal, todo concurseiro de longa data sabe que conhecer a metodologia da instituição que organiza o concurso é parte importante da estratégia de preparação.

Isso porque cada banca tem suas particularidades e conhecê-las a fundo pode fazer toda a diferença na hora da prova e, claro, para a aprovação.

A Vunesp, por exemplo, é reconhecida como uma banca bastante tradicional, até mesmo fácil. No entanto, é preciso ficar de olho em suas pegadinhas. E para saber mais sobre ela, você chegou ao lugar certo!

Confira aqui as principais informações sobre a instituição e seu estilo de prova.  

Neste artigo você vai encontrar sobre a banca examinadora Vunesp

 

  • Histórico
  • Perfil
  • Principais concursos
  • Nível de dificuldade
  • Exigências por matéria
  • Melhores cursos preparatórios
  • Dicas importantes

 

Entenda o que é uma banca examinadora

 

Em linhas gerais, uma banca examinadora é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Banca examinadora Vunesp – Histórico

 

A Vunesp foi criada em 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e é a responsável pela organização de seus vestibulares desde então. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, também atua na realização da maioria dos processos seletivos do estado de São Paulo (e em algumas outras regiões do país).

Além disso, a Vunesp está a frente de diversos projetos de pesquisa, extensão e prestação de serviços à comunidade.  

 

Banca examinadora Vunesp – Perfil

 

A Vunesp tem fama de ser uma banca mais acessível, mas que vem evoluindo em conteúdo e grau de exigência nos últimos anos. Como é originalmente uma entidade que organiza vestibulares, suas provas são sempre de múltipla escolha, com cinco alternativas. E é comum o enunciado solicitar que o candidato marque a resposta correta ou a incorreta entre as opções.

Ou seja,

é preciso ter muito cuidado com essas pegadinhas, que podem confundir os mais desatentos em uma questão relativamente fácil. Caso você marque mais de uma opção na questão, ou nenhuma, ela será anulada (não perde nem ganha pontos).

Ademais, mesmo sendo consideradas mais simples, as provas da Vunesp costumam cobrar praticamente todo o conteúdo programático. O que requer uma preparação cuidadosa e extensa de todo os pontos solicitados no edital.

 

Banca examinadora Vunesp – Principais concursos

 

Além do vestibular da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Vunesp realiza todos os anos um grande número de processos seletivos. Apenas em São Paulo, a entidade é costumeiramente responsável pelos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Detran, Prefeitura e Tribunais.

A Vunesp é também uma das organizadoras da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ao lado da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Cesgranrio.

Para ter acesso à lista completa de órgãos e instituições atendidas pela Vunesp, clique aqui.

 

Banca examinadora Vunesp – Nível de dificuldade

 

Como já falamos, a banca examinadora Vunesp tem um grau de dificuldade médio, com questões relativamente mais fáceis que de outras bancas. No entanto, suas provas vêm ganhando corpo com o passar dos anos e costumam trazer algumas questões que são verdadeiras pegadinhas para os candidatos.

Sendo assim, não pense que será uma barbada!

Afinal, as provas da Vunesp requerem muita atenção aos enunciados e à forma como as perguntas e respostas são formuladas para evitar confundir-se com algo aparentemente simples.

 

Banca examinadora Vunesp – Exigências por matéria

 

Língua Portuguesa

 

A disciplina de Língua Portuguesa costuma ter um número maior de questões que as demais nas provas da Vunesp. Para essa matéria, são exigidos conhecimentos gerais de gramática: concordância verbal e nominal, sinônimos e antônimos e diferentes tipos de textos (narrativos, dissertativos, descritivos).

No entanto, o foco central da prova de Português da banca examinadora Vunesp é a interpretação de textos. É hábito da entidade utilizar charges e quadrinhos para, a partir deles, propor questionamentos sobre temas da atualidade.  

 

Matemática e Raciocínio Lógico

 

Já na prova de Matemática, contrariando o grau de exigência mediano das demais disciplinas, as questões trazem uma complexidade maior. Mas ainda assim nada inacessível!

Os tópicos mais cobrados em Matemática são: operações com números reais, razão e proporção, porcentagem, regra de três, MMC e MDC, geometria, aritmética, juros simples, sistema de equações, sistema de medidas, tabelas e gráficos.

Em Raciocínio Lógico, os conteúdos mais solicitados são: estrutura lógica, diagramas lógicos, sequências e lógica de argumentação. Essa prova é considerada bastante fácil na comparação com outras bancas.

 

Direito

 

As provas da disciplina de Direito da banca examinadora Vunesp cobram, em geral, o conhecimento integral da Legislação. Ou seja, doutrina e jurisprudência são pouco (ou nada) exigidas.

Em Direito Administrativo, atente aos seguintes temas: licitações, contratos, atos administrativos e regime jurídico único. Em Direito Constitucional, os tópicos mais cobrados são: orçamentos, Seguridade Social, direitos e garantias individuais, direitos sociais e processos legislativos.

 

Informática

 

A prova de Informática também tem uma abordagem bastante simples, de fácil resolução. Os temas cobrados são usuais e acessíveis, como pacote Office, navegadores, sistemas operacionais e segurança. Nada que possa apavorar um candidato preparado.

Vale lembrar que, de acordo com o concurso e o órgão solicitante, a Vunesp pode, ainda, incluir questões de História, Geografia e Atualidades. Por isso, é fundamental uma leitura atenta do edital para saber quais serão os conteúdos exigidos.

 

Banca examinadora Vunesp – Melhores cursos preparatórios

 

Estudar sozinho, por apostilas, é uma possibilidade, com certeza. Há muitos casos de pessoas que optaram por esse tipo de preparação e se deram muito bem! No entanto, sempre reforçamos que, se você tem tempo e dinheiro disponíveis, um curso preparatório pode turbinar seu aprendizado e agilizar a aprovação.

E se essa foi sua escolha, é muito importante conhecer os melhores cursos preparatórios disponíveis no mercado. Fique de olho no material, para saber se atende as suas necessidades, e também na equipe de professores, para saber se os profissionais têm experiência em concursos e se conhecem os detalhes das bancas examinadoras, inclusive da Vunesp.

A partir da nossa própria experiência de mais de 15 anos na área, temos confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. Outra excelente opção é o Gran Concursos, igualmente bem avaliado e com ótimo material de estudo.

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

Banca examinadora Vunesp – Dicas importantes

 

Até aqui você leu um apanhado de informações que vão lhe ajudar a entender como funciona a banca examinadora Vunesp, suas características e peculiaridades. Com isso, certamente estará mais preparado na hora de fazer uma prova organizada pela entidade.

Confira abaixo um resumo de dicas importantes para se sair bem nas provas da Vunesp.

 

Veja as dicas:

 

  • Refaça as provas anteriores da Vunesp para o concurso que deseja participar.
  • Estude a partir das questões de editais anteriores da banca.
  • Mantenha-se atualizado com jornais e revistas nacionais e internacionais.
  • Em Língua Portuguesa, o foco é a interpretação de textos.
  • Em Direito, é cobrada a literalidade da legislação.
  • Em Matemática, as questões são bastante complexas.
  • Em Informática e Raciocínio Lógico as perguntas são consideradas fáceis.
  • A banca pode incluir nas provas questões de História, Geografia e Atualidades.
  • Preste muita atenção nos enunciados e alternativas que podem trazer pegadinhas.
  • As provas da Vunesp, muitas vezes, solicitam a indicação da resposta errada.

 

Neste artigo você conheceu as principais características da banca examinadora Vunesp. Afinal, pode ser esse o detalhe que faltava para a tão aguardada aprovação, não é mesmo? Pensando nisso, que tal conferir também nossos posts com uma avaliação completa das bancas FGV e Cesgranrio?

Aqui no Próximos Concursos temos notícias, dicas e muito conteúdo relevante sobre o universo concurseiro. Isso porque queremos lhe ajudar na caminhada até seu objetivo.

Acreditamos no seu potencial!

Aproveite para conhecer nossas redes sociais e compartilhar informações de qualidade com seus contatos e amigos. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Bons estudos!

 

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!

GRAN CURSOS

BLACK FRIDAY DA APROVAÇÃO

50% DE DESCONTO NA ASSINATURA ILIMITADA

Com a Assinatura Ilimitada e o Gran Sistema de Ensino, você vai mudar a sua vida com apenas R$ 5 reais por dia!

Promoção válida até às 23h59 do dia 23/11

CADASTRO REALIZADO COM SUCESSO