método de estudos para concursosVocê ainda tem dúvidas sobre qual o melhor método de estudos para concursos?

Este post é para você, caro(a) amigo(a) concurseiro(a)!

Será a videoaula? Ou quem sabe um curso presencial? Uma apostila em PDF ou um livro?

São várias as opções e é absolutamente normal ter dúvidas a respeito do material de apoio na sua preparação. Afinal, nem sempre o que funciona bem para uma pessoa vai ser o ideal para outra.

Por isso, é preciso conhecer cada um dos métodos de estudos para concursos a fundo e, claro, testá-los! Verificar na prática qual atende suas necessidades e de adapta melhor a sua rotina.

De qualquer maneira, vamos falar aqui um pouco sobre o assunto para tentar lhe ajudar nesse processo. Afinal, nosso objetivo aqui no Próximos Concursos é tornar mais simples sua caminhada até a tão sonhada vaga no serviço público.

Segue lendo!

 

Videoaula

A videoaula faz parte de cursos online e, quase sempre, vem acompanhada de um resumo em PDF.

Nela, um professor explica determinado assunto de alguma disciplina.

Ou seja, é uma aula em vídeo, às vezes mais elaborada, noutras mais genérica.

Bem simples, não é mesmo?

Vantagens

  • Melhores professores: se você buscar informações sobre aprovados em primeiro lugar em concursos, vai confirmar que todos eles estudaram por videoaulas. Isso acontece porque os melhores profissionais estão à frente desse tipo de método nos cursos preparatórios.
  • Escolha do professor: às vezes você sabe que um determinado professor ou professora do curso X é fera em uma disciplina, mas em outra matéria, o profissional do curso Y é que manda muito bem. Com videoaulas você pode comprar módulos de cursos diferentes e ter a garantia de estar com os professores que você considera ideais.
  • Flexibilidade de horário: com um curso presencial, você vai perder tempo em deslocamentos, por exemplo. Isso já não acontece nos cursos on-line, que você  pode acessar o conteúdo de onde quiser, a hora que quiser e por meio do dispositivo que achar melhor.
  • Materiais feitos por especialistas: os cursos hoje são muito profissionais. Eles mapeiam as bancas dos editais e os professores gastam muitas horas para ter um material bem direcionado.
  • Fórum de dúvidas: quase todos os cursos online têm também fóruns, nos quais os professores estão disponíveis para responder às dúvidas dos alunos.
  • Assinaturas mensais: quando você não tem muita certeza de qual concurso fazer, assinatura pode ser excelente. Isso porque esse modelo de acesso libera todos os cursos e disciplinas, sem custos adicionais.
  • Primeiro concurso: se você vai começar agora no mundo dos concurso, a videoaula é ideal. Porque é muito mais dinâmica e mais fácil do que apenas ver o conteúdo por escrito.
  • Exatas: videoaula também é a melhor opção quando se trata do estudo de matérias de Exatas. Muitas vezes, apenas com a explicação por escrito, em um PDF, é impossível entender o detalhamento de um cálculo complexo. Nesses casos, um professor explicando, com exemplos, é muito mais eficiente.

Desvantagens

  • Distração: com videoaulas é muito mais fácil acabar se distraindo, especialmente se você estiver em casa, relaxado. Então, cuidado para não perder o foco. Uma boa dica é, durante a videoaula, já escrever seu resumo, o que você entendeu do conteúdo. É uma forma de ficar mais ligado e não perder tempo.
  • Demora: assistir uma videoaula, via de regra, leva mais tempo do que ler um PDF porque requer mais atenção no que o professor está dizendo, no acompanhamento da informação falada.
  • Detalhamento frágil: nem sempre a videoaula consegue alcançar o nível de detalhamento de um PDF, que é, na verdade, uma apostila. Muitas vezes, o professor não consegue, no tempo de gravação do vídeo, reunir tantas informações. E isso pode acabar fazendo a diferença na hora da prova. Por isso, o ideal é aliar videoaulas e bons PDFs.
  • Não é indicada para redação: a videoaula não é a mais indicada como métodos de estudos para concursos na preparação para a redação. Nesse caso, a prática é muito importante, fundamental! Então um curso presencial, mais direcionado, é o ideal. Ou, ainda, qualquer outra matéria na qual você tenha muita dificuldade e precise de um feedback constante de um professor.

PDFs

O PDF é uma apostila que você pode imprimir, ler no computador ou em algum dispositivo móvel (notebook, tablet, smartphone). São bem similares aos livros.

Vantagens

  • Facilidade de encontrar informação: você pode fazer buscas pela localização de palavras ou frases no computador (ou outro dispositivo) de maneira simples e bem rápida. Na videoaula,. Por exemplo, é bem difícil lembrar exatamente em que minuto o professor falou sobre um assunto que você precisa tirar dúvidas.
  • Cursos focados na banca: as apostilas, quando feitas por bons cursos preparatórios,  são preparadas por especialistas, que focam profundamente no que é solicitado em cada banca, com muito detalhamento.
  • Qualidade: há apostilas excelentes, muitas vezes melhores até que livros em determinadas áreas. No entanto, claro, é preciso ficar de olho na reputação do curso que vai contratar.

Desvantagens

  • Preguiça: infelizmente, a maioria dos brasileiros têm preguiça de ler. Esse é um mau hábito, mas é a realidade, que vem, possivelmente, da nossa cultura de estudos desde o Ensino Fundamental — só com um professor explicando, sem muita dedicação, apenas uma passada nos livros antes da prova. Muitos concurseiros não gostam de ler, não têm paciência para assimilar conteúdo a partir de um volume muito grande de leituras e nem conseguem se concentrar para aprender de fato. Só que, para passar em concurso, é preciso muito mais. Então, se você quer ser aprovado, vai ter que mudar o mindset e apostar com mais força em outros métodos de estudos para concursos.
  • Decoreba: outro resquício da nossa cultura de estudos desde a mais tenra idade é o fato de acharmos que é preciso decorar tudo. Agora, imagine decorar uma apostila completa! Se você não é superdotado, vai ficar complicado será uma perda de tempo absurda. O aprendizado acontece em camadas, com leitura, videoaula, revisão, exercícios. Esperar um milagre dos PDFs não vai lhe ajudar.
  • Volume grande para impressão: há pessoas que têm dificuldade para ler no computador (ou outro dispositivo). E como a opção de imprimir acaba saindo cara e pouco sustentável, será preciso fazer um esforço extra para se adaptar. De qualquer maneira, se optar pela impressão, ela pode funcionar a seu favor, fazendo o cérebro ler aquele “objeto” como algo mais real (e com conteúdo mais sólido, no qual você pode fazer apontamentos, por exemplo). Além disso, você sempre ter uma ideia mais clara do quanto falta para terminar.

Livros

Ler livros é um ótimo método de estudos para concursos de algumas áreas específicas. O ideal é que você não comece a preparação com eles, mas use-os de apoio quando já estiver com o conteúdo mais fortalecido.

Vantagens

  • Muito conteúdo específico: na área Jurídica, os livros são fundamentais. Isso porque os concursos de Direito (advogado, juiz, procurador, etc)  pedem muito conteúdo de doutrina, com autores famosos e específicos.
  • Detalhamento: na área Fiscal, é interessante contar com livros não de todas as matérias, mas das principais. Isso poderá, sim, fazer diferença. Por exemplo, se for fazer o concurso da Receita Federal, um bom livro de Direito Tributário vai ajudar muito.

Desvantagens

  • Desatualização rápida: é muito difícil atualizar livros, ou seja, você nunca vai saber se tem uma informação nova de determinado assunto na edição que adquiriu no último ano. Em PDFs isso não acontece, uma vez que podem ser editados com muita facilidade.
  • Não são voltados para concursos: boa parte dos livros trazem assuntos relevantes, mas não são voltados especificamente para concursos públicos. A linguagem às vezes é mais complexa, dificultando o entendimento no dia a dia da preparação.  

Curso presencial

Esse é um método de estudo para concursos que, pode-se dizer, está entrando em extinção. Hoje em dia, são poucos os cursos que oferecem a opção presencial. A maioria é teletransmitida — o que não faz muito sentido, visto que é preferível, então, um curso online, no qual você se livra do deslocamento.

Vantagens

  • Disciplina e concentração: para aqueles que têm muita dificuldade de concentração ou de entendimento, um curso presencial pode fazer a diferença. Principalmente para quem senta bem na frente, bem próximo do professor.
  • Palestras: às vezes, os cursos presenciais apostam em grandes nomes, estrelas da área de concursos, para aulões e palestras. Isso pode ser um fator motivador bacana.
  • Simulados: alguns cursos presenciais vendem pacotes de simulados, nos quais os alunos têm a experiência muito próxima do dia da prova.

Desvantagens

  • Poucos professores: hoje em dia, a maioria dos professores já migrou para cursos online, especialmente os melhores profissionais. Então, as chances de não ter uma equipe de especialistas nesse método de estudos para concursos é maior.
  • Requer mais tempo disponível: um curso presencial pede mais disponibilidade do aluno, uma vez que é preciso se deslocar até um local para a aula. Com a rotina corrida, muitas vezes fica complicado encaixar mais esse “tempo perdido” em trânsito.

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

 

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Agora que você tem todas essas informações, é hora de decidir qual o melhor método de estudos para concursos para a sua preparação.

A sugestão mais acertada é: teste e veja o que funciona melhor!

Concilie mais de um método e, se estiver obtendo bons resultados, é porque encontrou seu caminho.

Aproveite também para conferir novidades e muita informações nas nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.