como organizar estudos para concursosEu sempre gosto de imaginar a preparação para um concurso público como uma grande aventura. Algo como a exploração de uma terra cheia de obstáculos e dificuldades.

 

Gosto de visualizar que durante esse caminho você poderá contar com amigos para ajudá-lo a lutar contra as dificuldades, e inimigos, que vão fazer de tudo para tirar você do “caminho certo”.

 

Já que temos uma grande aventura, você desde já precisa encarar um dos seus melhores amigos e um de seus piores inimigos.

 

Seu melhor amigo: uma boa organização.

Seu pior inimigo: não ter organização ou ter uma péssima organização.

 

Tenho certeza que o que faz com que grande parte dos concurseiros desistam de continuar estudando é não ter uma disciplina, rotina e organização para concursos.

 

Ao final de sua jornada há um grande tesouro: uma carreira muito legal, com um salário muito bom para o resto de sua vida.

 

Então, te convido a conhecer seu melhor amigo e juntos refletirmos sobre como organizar melhor seus estudos para concursos públicos.


Vamos lá?

 

Como se organizar para estudar para concurso

 

Existem basicamente 3 elementos que serão decisivos para sua organização: a disciplina, as técnicas e as ferramentas de estudos. Vamos ver cada uma delas com todos os detalhes.

 

#1 – Tenha Disciplina

 

Sim, eu sei, a palavra disciplina é chata!

Ela é feia, irritante e tudo que você tem vontade é pular essa parte. Também sei que você quer ser livre para usar seu tempo em coisas divertidas e mais legais do que estudar.

Mas vamos cair na real?

 

Desconheço qualquer um que foi aprovado em concurso público que não tenha o mínimo de disciplina.

 

Quer saber o motivo?

 

Não tem como ser aprovado e aprender uma grande quantidade de conteúdo sem abrir mão da “boa vida”.

 

Eu não estou falando aqui que você deve ser aqueles malucos que abrem mão da vida e passam anos estudando sem nenhum tipo de diversão… esse povo é maluco por natureza, e, estranhamente passam em concursos, pois apesar de doidos, têm muita disciplina.

 

Só para deixar claro: não é disso que estou falando.

 

Quero que você aprenda a ter disciplina com prazer, para que ela faça parte de sua rotina de uma maneira natural, e consequentemente, que você crie hábitos saudáveis de estudos.

 

Na verdade, você já conseguiu ter disciplina em diversas áreas de sua vida. Você provavelmente toma banho e escova os dentes diariamente, e será que durante essas atividades você se questiona sobre o motivo de ter que estar lá tomando banho e não assistindo NETFLIX ou fazendo qualquer outra divertida?

 

Acredito que não… pois elas já se tornaram um hábito… é um hábito automático em sua vida, você faz automaticamente e não questiona.

 

Mas porque você se irrita tanto com o tempo “perdido” estudando?

 

Porque ele não virou um hábito.

 

Mas…

 

Você pode fazer do estudo um hábito também!

 

Fazer do estudo um hábito é a parte mais difícil, uma vez que você consegue vencer esse obstáculo… tudo fica mais fácil.

 

Mas como fazer do estudo um hábito?

 

Todo hábito exige esforço inicial, que aos poucos é automatizado.

 

Segundo alguns estudos, hábitos simples como tomar água depois do café da manhã demoram 21 dias para serem automatizados, mas, hábitos mais complexos como criar uma rotina de estudo demora em torno de 66 dias.

 

Então, minha recomendação para você é que ache maneiras de se motivar em dobro durante os primeiros 2 a 3 meses de estudo.

 

Já que você sabe que existe uma grande chance de desistir nos 3 primeiros meses, vá para guerra com boas ferramentas. Pense numa estratégia para se motivar durante esses 3 meses.

 

Existem várias técnicas para isso… vou dar algumas que já fiz e que funcionaram:

 

Pegue o contra-cheque de alguém que já foi aprovado, ou, visualize o que você fará depois que conseguir passar,  como uma viagem, um casamento, um carro novo… durante esses meses use a “higiene mental” para manter a mente focada e a motivação dobrada.

 

Anote, faça quadro dos sonhos, qualquer uma dessas técnicas que para muitos podem parecer bobagens, mas que acabam sendo responsáveis pela aprovação de vários. Ache maneiras para trazer à memória aquilo que te dá esperança.

 

Você verá que com a criação do novo hábito, em poucos meses seu estudo estará automatizado e ele será tão natural quanto tomar banho ou escovar os dentes.

 

Mas, para criar o novo hábito automatizado por meio da disciplina, você precisará de boas técnicas de organização.

 

#2 –  Utilize boas técnicas de organização

 

De nada adianta você ter uma boa disciplina se não tiver uma boa técnica de organização.

Você até pode criar um hábito de estudo de forma desorganizada, mas, perderá muito tempo e sua aprovação demorará muito mais.

 

Tudo que você será é um disciplinado ineficiente e lento, e não é isso que queremos, não é?

 

Vamos falar das duas principais técnicas de organização do tempo:

 

Cronogramas

 

O cronograma de estudo é uma versão atualizada da boa e velha “agenda”. O método é muito simples e consiste em você dividir o que vai estudar e revisar durante a semana durante os dias da semana.

 

É importante que você saiba o tempo que deverá gastar em cada disciplina, por isso recomendo tanto para os cronogramas quanto para os ciclos de estudo a utilização do método PQF, pois ele equilibra o peso da disciplina, a quantidade de conteúdo a estudar e sua facilidade com a disciplina.

Recomendo que você veja nosso artigo sobre Cronograma de Estudos para Concursos para conseguir montar um plano de estudo perfeito para sua rotina e entender melhor sobre o método PQF.

 

Ciclo de Estudos

 

Um dos métodos preferidos dos concurseiros pela flexibilidade e adaptabilidade é o Ciclo de Estudos.  

Mas afinal, o que é o “Ciclo de Estudos”?

 

O ciclo de estudos é um método flexível de estudo que consiste na elaboração de um tempo  agrupado de estudo para uma quantidade de disciplinas, esse agrupamento de tempo é chamado de ciclo.  O aluno deve estudar o agrupamento todo e ao final de cada ciclo, iniciar o estudo novamente. O ideal é que você escolha o período do tempo de cada agrupamento em horas e direcione uma quantidade de tempo para cada disciplina dentro do ciclo.

 

Para você entender melhor, vamos elaborar um pequeno ciclo de estudo. Imagine que você precise estudar Direito Administrativo, Direito Constitucional, Língua Portuguesa e Matemática. 

 

Vamos supor que você decidiu que precisa estudar durante 2 horas direito administrativo e Constitucional e 1 hora Língua Portuguesa e Matemática. Seu ciclo Ficaria com 6 horas:

 

  • Direito Administrativo – 2 horas
  • Direito Constitucional – 2 horas
  • Língua Portuguesa – 1 hora
  • Matemática – 1 hora

 

Você deverá estudar o ciclo completo na ordem que preferir e no tempo que estiver disponível para estudo e, após o final do ciclo, iniciará o próximo.

 

É um método muito simples, mas, exige um estudo do tempo necessário para cada matéria e uma boa disciplina para estudar o máximo necessário.

 

Para você entender um pouco melhor o Ciclo de Estudos preparamos um artigo específico sobre Ciclo de Estudos para Concursos.

 

#3 – Utilize uma boa Planilha de Estudos para Concursos

 

Uma maneira muito boa de manter a organização é tendo uma planilha de estudos para concursos.

Essa planilha pode ser em papel, excel ou word. O método tanto faz, o importante é que você consiga ter um elemento visual de organização e acompanhamento.

 

Para ajudá-los criamos uma planilha flexível que calcula automaticamente o tempo de estudo ideal para cada disciplina.

 

Ela é uma planilha simples e editável, que você poderá alterar e adaptar à sua necessidade, ela ajudará você a organizar seus estudos com nos seguintes pontos:

 

  • Cálculo automático da quantidade ideal de horas a serem estudadas
  • Análise das atividades diárias e as horas disponíveis para estudo
  • Auxílio do Cálculo do Peso de cada matéria no concurso
  • Auxílio do Cálculo da quantidade de matéria a estudar
  • Auxílio no Cálculo da facilidade que você possui com a disciplina
  • Cálculo de ciclos de estudo em Pomodoros ou Horas

Para você fazer o download totalmente gratuito veja o artigo que preparamos: Planilha de Estudos para Concursos.

 

#4 – Utilize a Técnica Pomodoro

 

O método pomodoro é a “última modinha” não somente entre os concurseiros, mas principalmente nas empresas e profissionais liberais que precisam de maior produtividade.

O que é o método pomodoro?

 

O método pomodoro é um método ou técnica para melhorar a administração do tempo e produtividade. O método consiste em dividir o tempo dedicado à tarefa em 25 minutos, esses 25 minutos são chamados de pomodoro. Após a realização da tarefa em 25 minutos (1 pomodoro) é realizado um pequeno intervalo, que varia de 5 a 30 minutos dependendo da programação utilizada.

 

O principal objetivo é que você mantenha o foco em apenas uma tarefa e descanse nos pequenos intervalos para aumentar sua produtividade.

 

É um método simples que vale a pena a tentativa, obviamente, alguns amam e outros odeiam, mas, não custa tentar.

 

Para você entender melhor o método fizemos um artigo especial sobre o método pomodoro para concursos públicos.

 

#5 Anote tudo

 

O estudo para concursos exige um bom método de controle, pois a quantidade de informação que você lida é imensa.  Você precisará anotar a última aula que parou, páginas de livros e apostilas, resumos, flash cards, a próxima revisão, etc etc.

 

São muitas coisas que facilmente você esquecerá se não tiver o mínimo de organização. Algumas pessoas preferem cadernos e agendas físicas para o acompanhamento, outras, como eu, preferem o virtual.

 

Uma boa planilha simples de excel que mostre onde está o conteúdo e onde você parou pode ser o suficiente.

 

#6 como organizar material de estudo para concurso

 

Além de anotar onde parou no estudo, você precisará ter um bom controle do material em si.

Você poderá organizar seu material da forma mais simples e fácil de achar em fichários, organizadores, pastas, cadernos, gavetas, armários, etc.

 

O lugar tanto faz, o importante é que esteja organizado (e anotado) .

 

É muito importante que quando você comece a estudar esteja livre de distrações, do tipo, ter que se levantar para buscar um material ou um marcador de texto. Por isso, mantenha seu local de estudo limpo e sem distrações, mantendo tudo que você precisa ao seu alcance (livros, dicionários, calculadora, réguas, canetas, etc).

 

Para não perder muito do seu precioso tempo, não esqueça de anotar e organizar também todo seu “conteúdo virtual”, seja ele na nuvem, computador ou smartphone.

 

#7 – Tenha boas ferramentas

 

Existem excelentes ferramentas de controle de produtividade. Aplicativos, planilhas, softwares e até mesmo a boa e velha agenda, use e abuse dessas ferramentas.

Assim como os métodos de estudo, a sua química com a ferramenta depende muito de cada um, uma mesma ferramenta é amada e odiada.

 

Sugerimos que você as teste e veja quais vão melhorar sua produtividade e disciplina. Você terá que ver o bom e velho “custo-benefício”.

 

Se um aplicativo toma mais tempo para utilizar que o resultado desejado, não vale a pena utilizá-lo.

 

Minha sugestão é que você procure aqueles que sejam rápidos, limpos e sem bugs.

 

Para ajudá-lo nessa tarefa  preparei o artigo: aplicativos para estudar para concursos.

 

E agora?

 

Conhecimento sem prática não faz sentido nenhum, é pura perda de tempo.

Então, meu amigo, o que você precisa agora é colocar seu conhecimento em prática, organizando seus estudos da melhor maneira possível.

 

Se você tiver alguma sugestão de organização, não deixe de falar conosco.

 

Bons estudos!!!

 

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!