A Técnica Pomodoro

 

Sabe aquela sensação de que não vai dar conta de todas as tarefas do dia-a-dia (estudo, trabalho, etc)?

Ou ainda, aquele sentimento de que por mais que você se organize, perde muito tempo e não consegue fazer tudo o que se programou?

Ou pior…

Você sabe tudo que tem que fazer, mas é tanta coisa que você simplesmente PROCRASTINA!

Acredito que assim como eu, todos os que encaram com comprometimento qualquer tarefa, seja ela um estudo ou trabalho já passaram por isso.

Foi para acabar com este tipo de problema que o italiano Francesco Cirillo criou a técnica Pomodoro.

Um método fácil, com resultados imediatos e, estranhamento divertido, de controle de produtividade e tempo. E o melhor: fazer acabar de vez com a procrastinação!

Caso você prefira, preparamos um vídeo resumindo a técnica:

 

Mas…

Vamos pelo começo:

 

O que é a Técnica Pomodoro?

 

A Técnica Pomodoro é um método para melhorar a administração do tempo. Ela utiliza um cronômetro para dividir o tempo dedicado à tarefa em 25 minutos, esses 25 minutos são chamados de pomodoro. Após a realização da tarefa em 25 minutos (1 pomodoro) é realizada um pequeno intervalo, que varia de 5 a 30 minutos dependendo da programação utilizada.

Ficou confuso?

Não se preocupe, explicaremos em detalhes a seguir:

 

A origem do nome Pomodoro

 

É engraçado, mas a maioria das pessoas que não conhece a técnica fica mais curiosa com o nome do que com a técnica em si.

Então, para os curiosos de plantão, já explicamos agora:

O criador da técnica utilizou um cronômetro de cozinha em formato de tomate (pomodoro em italiano) para marcar o tempo .

Tá aí a foto do famoso pomodoro para matar sua curiosidade.

crônometro técnica pomodoro

 

Como funciona a Técnica Pomodoro?

 

A técnica é absurdamente simples, mas mesmo assim consegue ser absurdamente efetiva.

 

1 – Escolha uma tarefa que você quer realizar

Qualquer tipo de tarefa, grande ou pequena, algo que você está empurrando há muito tempo, não importa. O único requisito é que seja algo que precise de sua total atenção (estudos, revisões, trabalho, etc).

 

 

 

2 – PROGRAME O POMODORO POR 25 MINUTOS

Faça um trato consigo mesmo: eu vou passar os próximos 25 minutos nessa tarefa e não vou parar por nada no mundo. Você verá que é mais fácil que imagina, afinal, são apenas 25 minutos!

 

 

3 – Faça a tarefa até o alarme do Pomodoro tocar

Mergulhe na sua tarefa pelos próximos 25 minutos.  Se no meio da tarefa você perceber que tem alguma coisa para fazer, escreva em um pedaço de papel e só apenas depois da tarefa finalizada faça. Nada de face, e-mail, insta, whatsapp ou qualquer outra distração.

 

4 – Quando o pomodoro tocar, anote em um papel (tique)

Parabéns, você conseguiu um pomodoro inteiro sem interrupção. Anote no papel. É importante você ter noção de quantos pomodoros utiliza em cada tarefa.

 

 

 

5 – Faça um intervalo curto

Depois de um pomodoro de 25 minutos, relaxe, tome café, caminhe, medite, faça qualquer coisa que não seja relacionada à tarefa.

 

 

 

6 – A cada 4 pomodoros, faça um intervalo longo

Após 4 pomodoros, você pode tirar uma folga mais longa. Pode ser  20 ou 30 minutos, você escolhe. Seu cérebro utilizará essa folga para assimilar nova informação e descansar até o próximo conjunto de 4 pomodoros.

 

 

Quais as vantagens da Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro não serve apenas para a tarefa que você está realizando, ela também ajuda você a ganhar tempo no futuro, aprendendo mais sobre o tempo que gasta em tarefas e ganhando mais tempo produtivo.

Vou explicar melhor:

 

1 – Você descobrirá quanto esforço e tempo gasta em cada atividade

Se você conseguir anotar todos os pomodoros, perceberá quanto tempo está gastando em cada atividade e conseguirá definir melhor suas prioridades.

 

 

2 – Você Diminuirá suas interrupções

Utilizando a Técnica Pomodoro você aprenderá a lidar melhor com as interrupções. Certamente você pode esperar 25 minutos para responder uma mensagem ou ligar para um amigo, coisas que você não faria se não utilizasse a técnica.

 

3 – Você estimará melhor seu esforço nas atividades

Assim que você começar a utilizar a técnica continuamente em todas suas tarefas, conseguirá prever quantos pomodoros precisará para as próximas tarefas semelhantes (ou iguais) e conseguirá uma organização melhor.

 

4 – Você conseguirá curtir melhor o seu tempo de descanso

Se você se programar com a Técnica Pomodoro, poderá fazer um cronograma para um período de tempo e planejar um tempo livre sem se sentir culpado.

 

 

 

5 – Você conseguirá definir os objetivos com mais clareza

Sabendo a quantidade de pomodoros gasta em suas atividades, ficará mais fácil definir os objetivos e quais tarefas priorizar.

 

E se alguém me interromper ou eu tiver uma emergência?

 

Bem, o pomodoro é uma unidade indivisível de tarefa, isso significa que você tem que se concentrar por 25 minutos. Caso seja interrompido, você pode zerar o pomodoro, atender a emergência e em seguida iniciar um novo pomodoro, ou, simplesmente tentar evitar as distrações com a seguinte estratégia:

  1. Informe as pessoas próximas que você está trabalhando em algo importante;
  2. Se interrompido,  tente pedir para terminar sua tarefa e já atender ao pedido;
  3. Não tenha vergonha de pedir um tempo para finalizar sua tarefa, isso mostrará prioridades;

 

Por que a Técnica POMODORO funciona?

 

Sinceramente, você já sabe tudo que precisa para acabar com a procrastinação e utilizar a Técnica Pomodoro. Mas, se você for como eu sou, vai querer saber um pouco melhor como funciona essa técnica.

Bem, aí estão 3 motivos para utilizar a Técnica POMODORO.

 

  • É uma maneira fácil de criar disciplina. Como nossa força de vontade é limitada, às vezes precisamos de muito esforço interno para finalizar as tarefas, temos que nos organizar, priorizar, agendar, empurrar para próxima semana, etc. Todo esse esforço são energias consumidas que poderiam ser usadas para algo mais produtivo. Com o método pomodoro toda essa energia é liberada para tarefas mais importantes, pois, com um cronômetro e um planejamento básico, você consegue facilmente se organizar e finalizar as tarefas.
  • Seu cérebro é recondicionado da visão do final da tarefa para o meio da tarefa. Imagine que você tenha que resumir 50 páginas de um livro para o trabalho ou serviço, essa tarefa é ENORME e CANSATIVA. Quando você se vê diante de uma tarefa desse tamanho, obviamente, você empurra para o mais longe possível (procrastina). Agora, se ela está dividida em pequenos intervalos de 25 minutos, você pensa: posso começar a fazer agora, afinal, são só 25 minutinhos.
  • Você aumenta o foco. Anotar as distrações em um pedaço de papel e resolvê-las apenas no final do pomodoro faz seu cérebro focar no que é realmente importante e treina você na técnica.

 

3 maneiras de melhorar a Técnica Pomodoro

 

A Técnica Pomodoro já é incrivelmente boa e suficiente para diminuir sua procrastinação e aumentar a produtividade, mas, é possível que você queira otimizar sua produtividade mais ainda, então, considere isso como “passos avançados” para dar um “boom” na sua produtividade.

 

1)    Experimente pomodoros de outros intervalos

 

Acho que você percebeu que não existem regras rígidas quando estamos tratando de métodos e técnicas de produtividade e estudos. Ou seja, você precisa testar e avaliar se o método está funcionando para sua realidade.

Talvez 25 minutos não seja o tempo ideal para um pomodoro, então você deve pode experimentar intervalos diferentes e ver qual funciona melhor para você. Talvez você consiga mais foco com 30 ou 20 minutos ou até 15.

Experimente e veja qual o intervalo e pomodoros funcionam melhor para você.

2)    Combine o Pomodoro com outras ferramentas

 

 

Existem excelentes aplicativos e ferramentas de produtividade que diminuem a distração e literalmente bloqueiam tudo que possam tirá-lo do foco. Alguns deles já são famosos como o Cold Turkey WriterFocalFilter, Focus Booster e Anti-Social.

É claro que esses aplicativos só devem ser usados se você não consegue ficar longe de distrações. Se você consegue dar uma pausa de 25 minutos em tudo e só fazer uma tarefa, obviamente esses aplicativos são desnecessários.

3) Mise en place

 

Mise en place é um termo Francês que significa “pôr em ordem”.  Ele é amplamente utilizado para culinária, quando  simplesmente deixamos todos os ingredientes e elementos da receita prontinhos,  só pra executá-la depois.

Na técnica pomodoro o mise en place significa deixar tudo o que você precisa já arrumado: papel, caneta, livros, anotações, dicionário, aplicativos e tudo mais.

A ideia é deixar tudo pronto para que você não tenha nenhuma distração ao ter que procurar alguma ferramenta durante o trabalho ou estudo pelo método pomodoro.

 

Aplicativos recomendados para o POMODORO

 

Existem diversos aplicativos e programas que você pode utilizar para a Técnica Pomodoro. Veja alguns:

  • Pomodoro Tracker: ferramenta online simples e gratuita para controlar os pomodoros
  • Tomighty: software open source para Mac e Windows
  • Tide: aplicativo gratuito que combina o pomodoro e sons ambientais ou sua música favorita
  • Tomato Timer: aplicativo simples online e gratuito para controlar o pomodoro
  • Marinara Timer: outro aplicativo online para desktop que possui versão gratuita
  • Para Android e IOS existem diversos aplicativos para POMODORO, veja a lista: ANDROID e IOS

 

A Técnica Pomodoro para estudar

 

A Técnica Pomodoro é uma aliada incrível para aqueles que se preparam para provas e concursos. Combinado com métodos de planejamento de estudo, você vai alcançar resultados excelentes.

Um dos métodos que a técnica combina perfeitamente é o método de estudo por ciclos de estudos.

 

Vamos iniciar?

 

Bem, agora que você já conhece a Técnica Pomodoro, certamente você tem excelentes ferramentas para vencer a procrastinação.

Não esqueça de deixar seu comentário ao lado, para nos informar o que achou da técnica o trocarmos dicas e sugestões sobre ela.

Espero que você tenha gostado de nosso artigo, não esqueça de curtir nosso site no Face, Youtube e Twitter!

 

 

[Total: 1    Média: 5/5]