Foi definida a banca organizadora do concurso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (concurso TCE SP) para a área de TI.
A Fundação Carlos Chagas (FGV) será responsável pela seleção que irá ofertar vagas para os cargos de Agente da Fiscalização-TI, com exigência de Nível Superior e Auxiliar de Fiscalização-TI, com exigência de Nível Médio.
O último concurso foi realizado em 2017 e teve como banca organizadora a Vunesp. Foram ofertadas 133 vagas aos cargos de Agente da Fiscalização e Agente de Fiscalização – Administração.
Tem interesse? Fique por aqui e confira o que já podemos adiantar sobre o concurso:
Principais informações sobre o concurso TCE SP
Quais as carreiras?
O próximo concurso TCE SP ofertará vagas para as carreiras de Agente da Fiscalização – TI e Auxiliar Técnico da Fiscalização – TI.
Quantas são as vagas?
Ainda não foi divulgado o quantitativo de vagas no próximo concurso TCE SP.
Contudo, conforme dados do Portal da Transparência, há 6 cargos vagos para Agente da Fiscalização – TI e 3 cargos vagos para Auxiliar Técnico da Fiscalização – TI.
Qual o nível de formação exigido?
A formação exigida dos candidatos no concurso TCE SP será a seguinte:
- Auxiliar Técnico da Fiscalização – TI: certificado de conclusão de curso de Nível Médio, com habilitação em Informática;
- Agente da Fiscalização – TI: diploma de Nível Superior na área de computação e informática (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação ou habilitação legal correspondente) e pelo menos 2 anos de experiência comprovada na área de atuação.
Quais as demais exigências?
Além da formação específica, serão exigidos do candidato no concursos TCE os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou português em condições de igualdade de direitos com os brasileiros; em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º, artigo 12, da Constituição da República;
- Ter idade mínima de 18 anos completos;
- Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) regularizado.
Qual o salário?
Os salários previstos para o concurso TCE SP são de R$ 7,2 mil para o cargo de Auxiliar de Fiscalização – TI e R$ 15,9 mil para o cargo de Agente de Fiscalização.
Qual a lotação?
Os aprovados no concurso TCE SP serão lotados nas unidades especificadas em edital, conforme demanda do órgão, classificação e escolha na hora da inscrição.
Qual a jornada de trabalho?
A jornada de trabalho dos aprovados no concurso TCE SP será de 40 horas semanais.
Quais as chances de crescimento na carreira?
Os aprovados no concurso TCE SP poderão se desenvolver na carreira em níveis (I, II e III) e graus (A até L).
Essa movimentação ocorre por meio de progressão ou promoção.
- Progressão é a passagem do servidor de um grau para outro imediatamente superior, dentro do mesmo nível, mediante avaliação de desempenho individual.
- Promoção é a passagem do servidor de um nível para outro imediatamente superior, de sua respectiva carreira, mantido o grau de enquadramento, devido à aquisição de competências adicionais e títulos, no decorrer do exercício do cargo de que é titular.
Quais as chances de crescimento na carreira?
Os aprovados no concurso TCE SP poderão se desenvolver na carreira em XXXX.
Essa movimentação ocorre por meio de
Como foi a concorrência do último concurso?
O último concurso TCE SP com vagas na área de TI foi realizado em 2015, organizado pela Vunesp.
Na ocasião, foram ofertadas 31 vagas:
- Auxiliar da Fiscalização Financeira II – Informática: 10 vagas e 5.142 inscritos;
- 07 – Agente da Fiscalização Financeira – Informática (Área de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação): 7 vagas e 2.485 inscritos;
- Agente da Fiscalização Financeira – Informática (Área de Sistemas, Gestão de Projetos e Governança de TI): 14 vagas e 4.013 inscritos.
No total, 38 candidatos foram convocados:
- 17 nomeações para Agente (Área de Sistemas, Gestão de Projetos e Governança de TI);
- 10 nomeações para Agente (Área de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação);
- 11 nomeações para Auxiliar.
Quais foram as etapas do edital?
Nas duas últimas edições do concurso TCE SP, os candidatos foram avaliados apenas por meio de prova objetiva de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
Como foram as provas?
A prova do último concurso TCE SP com vagas para a área de TI foi composta por 80 questões de múltipla escolha, nas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 8 questões;
- Língua Inglesa: 4 questões;
- Raciocínio Lógico-Matemático: 8 questões;
- Conhecimentos Específicos: 60 questões.
Já a seleção mais recente do órgão, realizada em 2017, teve vagas para os cargos de Agente de Fiscalização e Agente de Fiscalização – Administração.
A prova foi compostas de 80 questões de múltipla escolha nas seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos para os dois cargos (40 questões)
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Informática – Windows 7
Conhecimentos Específicos para Agente de Fiscalização (40 questões):
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Civil
- Direito Penal
- Contabilidade Geral
- Contabilidade Pública
- Auditoria e Prestação de Contas
Conhecimentos Específicos para Agente de Fiscalização – Administração (40 questões):
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Gestão Pública
- Políticas Públicas
- Noções de Direito Financeiro e Orçamentário
- Noções de Execução Orçamentária e Financeira
- Administração Financeira e Orçamentária
Para auxiliar nos estudos, acesse as provas dos concursos anteriores:
Qual o conteúdo programático?
Confira a seguir o conteúdo programático do último concurso TCE SP com vagas para a área de TI, realizado em 2015.
Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
Matemática: Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1º e 2º graus. Sistema de equações do 1º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Raciocínio Lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
LÍNGUA INGLESA
Compreensão de textos técnicos da área de Computação e Informática. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos. Obs.: Os textos serão apresentados na língua inglesa e as perguntas formuladas na língua inglesa.
Conhecimentos Específicos
AUXILIAR DA FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA II – INFORMÁTICA
Conhecimento de plataformas de hardware de computadores. Manutenção e configuração de equipamentos de informática. Conhecimento sobre sistemas operacionais Windows 8, Windows Server 2012 e Linux: Instalação e configuração. Configuração de redes: DHCP e DNS; Compartilhamentos e permissões em pastas de rede. Conhecimento de softwares de automação de escritório (Microsoft Office 2010/2013): Instalação, configuração, criação e verificação de macros (vbscript) e automação de documentos (campos); Excel: Criação de fórmulas em planilhas; Word: Formatação, estilos, mala direta, etiquetas, tabelas; Outlook: Instalação, configuração, uso e definição de regras; Access: Criação de tabelas, formulários, relatórios e consultas. Conhecimentos básicos de redes de computadores e segurança da informação: Cabeamento estruturado, redes sem fio, protocolo TCP/IP e aplicações; Resolução de problemas comuns em redes: falta de conectividade, rompimento de cabo, configuração de Proxy, configuração de protocolo TCP/IP; Correio eletrônico, antivírus, Internet e Intranet. Conhecimentos sobre ferramentas para o gerenciamento remoto de estações de trabalho. Conhecimentos de ferramentas corporativas para backup e recuperação de informações.
AGENTE DA FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA – INFORMÁTICA (ÁREA DE INFRAESTRUTURA DE TI E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO)
Redes de computadores: Endereçamento e protocolos da família TCP/IP; Gerenciamento de redes TCP/IP: Arquitetura de gerenciamento, SMI, SNMP e MIB; Redes de longa distância: MPLS; Redes sem fio: padrões 802.11, protocolos 802.1x, EAP, WEP, WPA e WPA2.
Segurança em redes de computadores: Prevenção e tratamento de incidentes; Dispositivos de segurança: Firewalls, IDS, IPS, proxies, NAT e VPN; Tipos de ataques: spoofing, flood, DoS, DDoS e phishing; Malwares: vírus de computador, cavalo de troia, adware, spyware, backdoors, keylogger e worms; Criptografia: Conceitos básicos e aplicações, protocolos criptográficos; Criptografia simétrica e assimétrica; Principais algoritmos criptográficos; Assinatura e Certificação Digital. Sistemas operacionais Windows e Linux: Conceitos básicos e noções de administração; Serviços de diretório: Active Directory e LDAP; Interoperabilidade;Cloud Computing; Virtualização.
Servidores de aplicação JEE: Conceitos básicos e noções de administração, topologia típica de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade; Balanceamento de carga, fail-over e replicação de estado; Técnicas para detecção de problemas e otimização de desempenho.
Sistemas gerenciadores de bancos de dados: Conceitos básicos, noções de administração, topologia típica de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade; Balanceamento de carga, fail-over e replicação de estado; Técnicas para detecção de problemas e otimização de desempenho.
Tecnologias e arquitetura de Datacenter: Conceitos básicos, serviços de armazenamento, padrões de disco e de interfaces; Tecnologia RAID; Tecnologias de armazenamento DAS, NAS e SAN; Tecnologias de backup; Deduplicação; ILM – Information Lifecycle Management.
Gestão de segurança da informação: Normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002.
Gestão de riscos e continuidade de negócio: Normas NBR ISO/IEC 15999 e 27005.
Gerenciamento de projetos – PMBOK 5ª edição: Projetos e organização; Escritórios de projetos: modelos e características; Processos, grupos de processos e áreas de conhecimento.
Gerenciamento de serviços – ITIL v3: Conceitos básicos e objetivos; Processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços.
Governança de TI – COBIT 5: Conceitos básicos e objetivos; Requisitos da informação; Recursos de tecnologia da informação; Domínios, processos e objetivos de controle.
AGENTE DA FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA – INFORMÁTICA (ÁREA DE SISTEMAS, GESTÃO DE PROJETOS E GOVERNANÇA DE TI)
Noções de Arquitetura Computacional: Plataformas de hardware (alta, média e baixa); Organização e arquitetura de computadores: componentes básicos de hardware e software, sistemas de entrada e saída, sistemas de numeração e codificação, aritmética computacional, arquitetura de computadores RISC e CISC e características dos principais processadores do mercado. Sistemas Operacionais: Gerência de processos, memória, dispositivos de I/O; Conceitos de concorrência, paralelismo, Cluster e computação em grade (grid); “cloudcomputing”; Sistemas de arquivos; Características dos sistemas operacionais corporativos da família Windows e Linux: Fundamentos, administração e comandos básicos. Linguagens de programação, compiladores e interpretadores: Software proprietário x livre: conceito, tipos de licença.Servidores: Arquiteturas de Storage SAN, NAS e DAS. Serviços DHCP e WINS. Alta Disponibilidade: Soluções de Armazenamento RAID, SAN, NAS e DAS. ILM – Information Lifecycle Management. Virtualização e Clusterização de servidores. Balanceamento de carga. Contingência e continuidade de operação.
Noções de Redes de Computadores: Comunicação de dados: tipos e meios de transmissão, cabeamento estruturado, padrões Ethernet, topologias de redes de computadores, Internet, Intranet, modelo de referência OSI e arquitetura TCP/IP: endereçamento IP, máscara de rede, protocolos (IP, UDP, TCP, FTP, SMTP); Elementos de interconexão de redes de computadores (hubs, bridges, switches, roteadores, gateways); Configuração e gerenciamento de serviços de rede Windows e Linux: DNS, DHCP, FTP, Active Directory, Terminal Service, servidores WEB, servidores de arquivos, serviço de diretório LDAP e serviço de impressão em rede; Gerenciamento de redes de computadores: conceitos, protocolo SNMP, agentes e gerentes, gerenciamento de dispositivos de rede, servidores e aplicações e qualidade de serviço (QoS); Tecnologias de redes de longa distância; Voz sobre IP: conceitos, arquiteturas, protocolos; Redes sem fio (wireless): conceitos e protocolos (802.1x, EAP, WEP, WPA, WPA2).
Segurança da Informação: Conceitos básicos: confidencialidade, disponibilidade, integridade, segregação de funções, vulnerabilidade, risco e ameaça; Classificação da informação; Single sign-on; Prevenção e tratamento de incidentes; Projeto e arquitetura de segurança: Modelos de segurança, princípios de contramedida; Operação de Segurança: proteção de recursos, resposta a incidentes, CSIRT, resposta e prevenção de ataques, gerenciamento de vulnerabilidades e patches; Segurança física: considerações sobre segurança em projetos de infraestrutura física, perímetro de segurança e segurança interna.
Microinformática para Desenvolvedores / Recursos de automação: utilização de formulários, macros, programação e conectividade (VBA, VSTO, Linha de Comando, Scripts) envolvendo: Ambiente operacional de estações-cliente (Windows e Linux); Automação de Escritório (MS-Office e LibreOffice); Acesso a Redes de Computadores (mecanismos de autenticação); Protocolos e Serviços de Internet: Correio Eletrônico: endereços, utilização de recursos típicos; World Wide Web (IE, Firefox e Chrome): browsers e serviços típicos, mecanismos de busca.
Engenharia de Software: Fundamentos – Conceitos gerais e disciplinas da engenharia de software; Ciclo de vida de software; Processos de desenvolvimento de software; UML: visão geral, modelos e diagramas; Processo Unificado (conceitos gerais do UP, disciplinas, fases, papéis, atividades, artefatos); Processos e práticas ágeis de desenvolvimento de software, com ênfase no SCRUM. Engenharia de Requisitos – Conceitos básicos; Técnicas de elicitação de requisitos; Gerenciamento de requisitos; Especificação de requisitos; Técnicas de validação de requisitos; Prototipação; Usabilidade. Análise de Requisitos e Projeto de Software – Análise e projeto orientado a objetos com notação UML; Projeto de aplicações corporativas para ambiente Web, cliente/servidor em camadas, desktop e mobile; Interconectividade e interoperabilidade com ênfase em orientação a serviços; Ferramentas CASE. Desenvolvimento de Software – Implementação: Arquitetura e Construção de Software; Manutenção de Software e Gerência de Configuração: Técnicas de manutenção, Versionamento de artefatos e rastreabilidade. Qualidade de Software: Métricas de Software, Gerência da Qualidade do Processo e do Produto, Melhoria dos processos de software com ênfase em CMMI e MPS.BR; Testes de Software: Tipos de testes (Unidade, Integração, Funcional, Aceitação, Carga, Desempenho, Vulnerabilidade, Usabilidade), Técnicas de testes, Verificação e Validação. Conceitos de Desenvolvimento de Software Seguro: Ciclo de vida e desenvolvimento de sistemas. Estimativa de Esforço – Análise por pontos de função: Conceitos básicos e aplicações; Contagem em projetos de desenvolvimento: IFPUG e Nesma; Contagem em projetos de manutenção: IFPUG, Nesma e uso de deflatores.
Implementação de Software: Arquitetura de Software Padrões ou Estilos de Arquitetura: baseada em Camadas, Componentes, Dutos e Filtros, Eventos, Repositório; orientada a Serviços, a Modelos, a Objetos; do tipo Distribuída (Broker), Cliente-Servidor, Peer-to-peer (P2P), MVC, Microkernel, Clusterizada e Blackboard. Padrões de Projeto: Padrões de criação – Abstract factory, Builder, Factory method, Prototype, Singleton; Padrões estruturais – Adapter, Bridge, Composite, Decorator, Facade, Flyweight, Proxy; Padrões comportamentais – Chain of responsibility, Command, Interpreter, Iterator, Mediator, Memento, Observer, State, Strategy, Template method, Visitor. Ambientes Corporativos de Desenvolvimento: Plataforma Java / JEE: Máquina Virtual Java (JVM); Ambientes integrados Tomcat/Jboss; Conceito de servidor de aplicação; Containers web e EJB; Java Server Pages (JSP); Java Server Faces (JSF), Facelets, Filtros e Servlet; Enterprise JavaBeans 3 (EJB); Java Persistent Architecture (JPA); Java Database Conectivity (JDBC); Java Messaging System (JMS); Frameworks (Spring, Struts, Hibernate, Jasper Reports/iReports); Web Services SOAP e REST; Portlets (JSR 168 e JSR 286); Segurança e Desempenho em Aplicações JEE. Plataforma dotNET: Características e Estrutura – Ambiente Comum de Execução – CLR, Sistema Comum de Tipos – CTS, Especificação Comum de Linguagem – CLS, ActiveX Data Objects – ADO.NET / Dados e XML, Biblioteca de Classes Base – BCL, Linguagem Intermediária Microsoft – MSIL, Compilador Just-In-Time – JIT; Tipos de Aplicação – Browser, Windows Form, Console, Component Libraries, Windows Custom Controls, Web Custom Controls, Web services, Windows Services. Segurança e Desempenho em Aplicações dotNET. Plataforma WEB: Servidores WEB (IIS/Apache); Desenvolvimento de Sistemas WEB – HTML, CSS, JQuery/Javascript, JSON, XML, XHTML, DHTML, AJAX. Ferramentas de Desenvolvimento de Web Pages; Interfaces gráficas; Comunicação visual; Engenharia de websites; Ferramentas gráficas; Fatiamento de layout; Flash; Elaboração de tabelas; Folha de estilo; Scaneamento de imagens; Photoshop; Fireworks; Diagramação; Dreamweaver; Elaboração de layouts; Estudos das cores; Editoração fotográfica; Ferramentas multimídia; Interação com usuário: usabilidade e acessibilidade, padrões W3C e e-Mag. Segurança e Desempenho em Aplicações WEB. Plataformas Especializadas de Desenvolvimento Portais Corporativos: Conceitos básicos: colaboração, personalização, gestão do conhecimento, gestão de conteúdo, taxonomia, single sign-on, integração de sistemas, funcionalidades de web 2.0; Noções de sistemas de busca e indexação de conteúdo, noções de análise das estatísticas de site. Sistemas de Suporte à Decisão: Inteligência de negócios. Processo de Data Warehousing – Data Warehouses e Data Marts, Modelagem multidimensional. Recuperação e visualização de dados – OLAP, Painéis e dashboards, Data Mining. Integração de dados – Extração, transformação e carga (ETL). Qualidade de dados. Gestão Eletrônica de Documentos – GED: Criação, Aprovação e Publicação de Documentos. Auditoria e Colaboração. Segurança e Controle de Acesso. Autenticação e Certificação. Indexação e Recuperação. Plano de Retenção, Conservação e Descarte. Automação documental. Business Process Management – BPM: Automação de processo de trabalho (workflow). Gerenciamento de processos de negócio (BPM). Enterprise Resource Planning – ERP: Módulos, Recursos de Integração, Recursos de Customização, Ciclo de Vida de Implementação. Justificativas de Utilização. Bancos de Dados Relacionais Conceitos básicos: esquema, campos, registros, índices, relacionamentos, transação, tipos de bancos de dados, modelo conceitual, modelo Entidade x Relacionamento, normalização de dados: conceitos, primeira, segunda e terceira formas normais. Restrições: de domínio, chave candidata, chave estrangeira, definidas para tabela, assertivas; Ações na restrição de chave estrangeira. Fundamentos de programação SQL: Procedures, Packages, Functions, Triggers, Views, Queries. Linguagem SQL. DML: Linguagem de manipulação de Dados; DDL: Linguagem de Definição de Dados. Sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais (RDBMS): arquitetura, segurança, integridade, concorrência, recuperação após falha, gerenciamento de transações; Administração: de usuários e perfis de acesso. Controle de proteção, integridade, concorrência e bloqueio de transações. Backup e restauração de dados. Tolerância a falhas e continuidade de operação. Monitoração e otimização de desempenho. Bancos de dados distribuídos. Algoritmos, Estruturas de Dados e Lógica de Programação Fundamentos de programação: Operadores e expressões, Estruturas de controle, seleção, repetição e desvio. Algoritmos e estrutura de dados: Complexidade de algoritmo; Listas e Pilhas; Vetores e matrizes; Estruturas em árvores; Árvores balanceadas; Métodos de ordenação; Pesquisa e hashing. Estruturas de arquivo. Programação estruturada: Tipos de dados (vinculação; verificação de tipos; tipificação forte); Estruturas de controle (comandos de decisão e repetição); Modularização; Sub-rotinas e funções; Passagem de parâmetros por referência e valor; Escopo de Variáveis. Programação orientada a objetos: principais conceitos – objetos, abstração, classes, subclasses, herança e composição, polimorfismo; encapsulamento; identificação de classes primárias; classes derivadas; mensagens e seus tratadores. Programação. Linguagem Java: Tipos e estrutura de dados; Variáveis; Enumerações; Operações e expressões; Instruções de controle; Interfaces e classes abstratas; Acesso a banco de dados; Pacotes; Exceções; Coleções; Tipos genéricos; Anotações; Sincronismo e multi-threading. Linguagens C#, ASP.NET e VB.NET: Formulários, Caixas de diálogo, Variáveis, Vetores e Matrizes, Tipos de Dados, Funções; Estruturas básicas de programação – sequência, repetição e seleção; Controles, Objetos Gerenciados; Programação Assíncrona; Recursos de acessibilidade; Construção e uso de Componentes e Bibliotecas; Acesso a banco de dados; Tratamento de erros; Integração de C# com ASP.NET e VB.NET; Event Procedures; Stored Procedures; Tracing, Debug; DataSet, DataAdapter, DataGrid; DataReader. Linguagem PHP: Variáveis, declarações, matrizes, operadores, instruções condicionais, formulários, modelos de objetos, classes, acesso a banco de dados, tratamento de erros, análise de desempenho, paginação de informações, relatórios, autenticação de usuários. Ambientes Integrados de Desenvolvimento e ferramentas de ALM (Application Lifecycle Management) usuais ao JAVA: IDE’s: Eclipse e Visual Studio; Testes unitários com JUnit e mocking de classes. Automatização de testes funcionais com estática de código e métricas: PMD, Findbugs e Checkstyle, Cobertura, Complexidade ciclomática; Ferramentas de build: Ant, Maven; Ferramentas de versionamento, de entrega contínua e de gerência de configuração: Subversion (SVN), Jenkins. Práticas de Programação: programação segura e revisão de código. Controles e testes desegurança para aplicações web. Controles e testes de segurança para Web Services. Técnicas de análise de desempenho e otimização de consultas SQL. Técnicas de gerenciamento de memória. Práticas ágeis de implementação: Integração Contínua, Test-driven Development (TDD), Acceptance Test-driven Development (ATDD) e Especificação por Exemplo, Refactoring.
Gestão de Tecnologia da Informação
Governança de TI. Planejamento de TI: Balanced Scorecard do negócio e de TI, Planejamento estratégico e o alinhamento entre o negócio e o uso da TI, Planejamento estratégico de sistemas
e da infraestrutura de TI, Plano Diretor de Informática. Governança corporativa e governança de TI: Conceitos de governança, governança funcional, governança de TI; Conceitos de processos organizacionais; Alinhamento e coerência entre governança, arquitetura, infraestrutura, planos e processos de TI; Governança no setor público; Frameworks de melhores práticas em TI (COBIT 5, ITIL v3). Governança e COBIT 5 (Control Objectives for Information and related Technology) – Conceito, importância e responsabilidades sobre a governança de TI; COBIT como framework de governança de TI: Principais características (foco em negócio, orientação a processos, controle através de objetivos e direcionamento para medições), Áreas de Foco da Governança de TI, Domínios de processos do COBIT, Modelo de maturidade para o COBIT, Objetivos de controle, de negócio e de TI. Governança e ITIL v3 (Information Technology Infrastructure Library) – ITIL como framework de gerenciamento de serviços de TI: Conceitos, papéis genéricos, ciclo de vida dos serviços; Estratégia do Serviço: Gerenciamento de Demanda, e do Portfólio de Serviços; Desenho do Serviço: Gerenciamento do Catálogo de Serviços, do Nível de Serviço, de Disponibilidade, de Capacidade, de Continuidade de Serviços de TI, e de Segurança da Informação; Transição do Serviço: Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviço, de Mudanças, e Avaliação de Mudanças; Operação do Serviço: Gerenciamento de Eventos, de Incidentes, de Problemas, e de Acesso. Auditoria de Sistemas: Controle Interno, Análise de riscos, Revisão e avaliação de sistemas e de recursos de tecnologia de informação. Contratação de Soluções de TI Preparação de contratos de TI – Avaliação de sistemas, de produtos e de serviços disponíveis no mercado; Adoção de Software Livre, de Código Aberto ou Solução Proprietária: conceitos, prós e contras; Critérios de remuneração por esforço versus produto; Cláusulas e indicadores de nível de serviço; Elaboração de termos de referências e/ou projetos básicos para contratação de bens e serviços de TI. Acompanhamento de contratos de TI – O papel do fiscalizador do contrato; O papel do preposto da contratada; Acompanhamento da execução contratual; Registro e notificação de irregularidades; Definição e aplicação de penalidades e sanções administrativas; Gerenciamento de licenças de software, de aquisição de bens de informática e de prestação de serviços de TI. Gerenciamento de Projetos – PMBOK 5ª edição Conceitos básicos, estrutura e objetivos; Projetos e a organização; Ciclo de vida de projeto e ciclo de vida do produto; Processos e Grupos de Processos. As nove áreas de conhecimento para a gestão de projetos e seus processos: Gerência de Escopo (Estrutura de decomposição de trabalho – WBS), Prazo, Gerência de Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Risco, Aquisições, Integração. Análise de Negócio – BABOK v.2 Conceitos básicos, estrutura e objetivos. As sete áreas de conhecimento da Análise de Negócios e seu relacionamento: Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios, Elicitação, Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos, Análise Corporativa, Análise de Requisitos, Avaliação e Validação da Solução, Competências Fundamentais. Técnicas de Análise de Negócios. Processos de Negócio. Gerenciamento de processos de negócio (BPM): Conceitos básicos, Desenho de processos de negócio, Desempenho de processos de negócio, Transformação de processos de negócio, Gerenciamento corporativo de processos, Tecnologias de BPM. Modelagem de processos de negócio: Conceitos básicos; Identificação e delimitação de processos de negócio; Técnicas de mapeamento de processos (modelos AS-IS); Técnicas de análise e simulação de processos; Construção e mensuração de indicadores de processos; Técnicas de modelagem de processos (modelos TO-BE); Modelagem de processos em UML e BPMN: notação, artefatos e atividades
Conhece o perfil da FGV?
Conhecer o perfil da banca é essencial para que você consiga sair na frente dos concorrentes. Como fazer isso?
Confira um artigo com todas as características dessa banca:
Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.
Quer dicas para passar em Concurso Público?
Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:
- 5 Técnicas Comprovadas de Motivação nos Estudos
- Questões de Múltipla Escolha – 10 truques para mandar bem nas provas
- Melhores cursos online para agilizar sua aprovação!
Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!
Quais os melhores cursos preparatórios?
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
O Gran Cursos Online está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.
O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.
Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:
Siga também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Bons estudos e boa sorte!