fbpx

Terceiro idioma mais falado no mundo — atrás apenas do mandarim e do espanhol — o inglês pode ser uma pedra no sapato de muitos candidatos em processos seletivos. Isso porque muita gente subestima o inglês para concurso e, na hora da prova, acaba metendo os pés pelas mãos.

Como muitos concursos públicos exigem nota mínima em todas as matérias, estudar com afinco a língua inglesa é fundamental!

Mas fique tranquilo, porque o idioma é bastante simples. Seguindo algumas dicas certeiras que separamos, temos certeza de que a aprovação vai chegar muito mais rápido.

 

Confira 5 dicas de como estudar inglês para concurso

 

1 – Tenha um material de qualidade

 

Antes de iniciar seus estudos é muito importante certificar-se da qualidade do material que utilizará como base, especialmente os gratuitos. Há muita coisa disponível na internet, mas nem tudo vai realmente beneficiar seu aprendizado.

Por isso, faça download apenas de sites conhecidos, indicados por outros concurseiros. Também avalie a compra de livros específicos da área. Uma boa opção é a obra Inglês para concurso – Uma abordagem prática, de Roberto Witte, que traz um conteúdo prático e objetivo, já tendo se tornado uma referência na área.

Avalie também o investimento em um curso preparatório. Muitos deles têm módulos específicos por disciplina, inclusive de inglês para concurso. Duas ótimas opções são o Estratégia e o Gran Cursos Online. Confira também nosso ranking de melhores cursos preparatórios para concursos.

2 – Faça as provas anteriores

 

Essa dica é sempre valiosa. Em qualquer disciplina, é fundamental estudar a partir das provas de concursos anteriores. Dessa forma, você poderá montar uma estratégia de estudos mais eficaz, já que conhecerá a fundo o estilo da banca examinadora do processo seletivo, os conteúdos mais solicitados e os tipos de questões.

Além disso, o método de estudo por questões é, reconhecidamente, o que apresenta os melhores resultados de forma mais rápida, porque ajuda a fixar e a revisar a matéria. Saiba mais sobre a técnica e como aplicá-la de forma correta no post Como acelerar sua aprovação estudando por questões

 

3 – Estude a gramática

 

Assim como nas provas de língua portuguesa, as provas de inglês para concurso pedem conhecimentos de gramática. Muitos candidatos acreditam que não é preciso dar atenção a essa parte do conteúdo, focando apenas em interpretação de textos. No entanto, como as provas exigem pontuação mínima, é importante não deixar questões em branco.

Por isso, inclua no seu cronograma de estudos um tempo para estudar gramática, que constitui, em geral, cerca de 40% da prova. Os principais tópicos são: phrasal verbs, conectivos, modais e sinônimos.

 

4 – Fique atento às pegadinhas

 

Há alguns pontos na disciplina para os quais você deve dispensar uma atenção redobrada. São as famosas pegadinhas. No caso da língua inglesa, os chamados falsos cognatos são os campeões da confusão. Isso porque falsos cognatos são palavras com grafia idêntica ou muito semelhante as que temos na língua portuguesa, mas com significados totalmente diferentes.

Por exemplo: a palavra “actually” é muito parecida com o nosso “atualmente”. Mas, em inglês, significa “na verdade”.  “Push” significa “empurrar”, mas é constantemente relacionada com o verbo “puxar”.

Outro ponto para atentar: termos técnicos. Algumas provas solicitam uma terminologia específica referente ao cargo em disputa. Ou seja, você precisa estar por dentro do conteúdo programático e dos termos utilizados na área em que pretende atuar.

 

5 – Pratique o que aprendeu

 

Por último, mas igualmente importante, você precisa praticar o que aprendeu. Qualquer idioma precisa ser constantemente treinado e o inglês não fica de fora. Embora seja uma língua de estrutura simples, somente a prática lhe dará fluência e segurança.

Sendo assim, procure conversar com colegas e amigos em inglês, assista filmes sem legenda (ou com legenda em inglês), leia livros e ouça músicas no idioma. Assim você irá educar o ouvido, identificar palavras e termos, além de aumentar o seu vocabulário.

 

5 dicas de como estudar Inglês para concurso público

 

  1. Tenha uma material de qualidade
  2. Faça as provas anteriores
  3. Estude a gramática
  4. Fique atento às pegadinhas
  5. Pratique o que aprendeu

 

Gostou do post? Para saber ainda mais sobre o universo dos concursos e ficar por dentro de todos os macetes para se sair bem nas provas, acesse nossa aba especial de dicas. E para não perder nenhum conteúdo, nos acompanhe pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Estamos aqui para lhe ajudar na caminhada até a aprovação. Conte com a gente e bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 1 Average: 5]


Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!