Dando continuidade à série de perfis das principais bancas organizadoras do país, chegou a vez de tratarmos da Cesgranrio Concursos.

Como ressaltamos anteriormente, é muito importante conhecer os detalhes da banca à frente do processo seletivo do qual você pretende participar. Isso porque cada instituição tem seu estilo, seus macetes e até suas pegadinhas recorrentes.

Ou seja,

não basta ter o conteúdo fresquinho na cabeça, é preciso levar em conta ainda que a Cesgranrio Concursos, como as demais bancas, apresenta peculiaridades. E que elas podem, sim,  fazer muita diferença na hora da prova, até para os candidatos mais preparados. Sendo assim, conhecê-las é decisivo para a sua aprovação!

 

Neste artigo você vai encontrar sobre a banca Cesgranrio Concursos:

 

  • Histórico
  • Perfil
  • Principais concursos
  • Nível de dificuldade
  • Exigências por matéria
  • Autores utilizados
  • Melhores cursos preparatórios

 

Entenda o que é uma banca organizadora

 

Em linhas gerais, uma banca organizadora é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Cesgranrio Concursos – Histórico

 

A Fundação Cesgranrio atua há 40 anos na área da Educação, oferecendo mestrados, capacitações, certificações e cursos. Além disso, mantém uma série de projetos sociais e culturais. É também uma referência quando se fala em avaliações da qualidade do sistema de ensino. Segundo a própria fundação, cerca de 60 milhões de pessoas já passaram por suas provas de avaliação, seja em concursos públicos ou demais processos seletivos.

 

Cesgranrio Concursos – Perfil

 

A Cesgranrio tem a fama de ser uma banca metódica, muito objetiva nos enunciados das questões, que têm, em média, de duas a três linhas. De maneira geral, a prova traz perguntas de múltipla escolha com cinco alternativas cada e apenas uma correta. Em alguns exames, as questões têm pontuações diferentes. Fique atento!

A Cesgranrio costuma abordar temas atuais e ainda utilizar ainda muitas imagens, charges e gráficos em praticamente todas as disciplinas, sejam de interpretação ou de raciocínio lógico. A banca também é conhecida por repetir perguntas. Ou seja, é bem importante estudar as provas recentes de outros concursos organizados por ela.

Cesgranrio Concursos – Principais concursos

 

Podemos dizer que o principal concurso organizado pela Fundação Cesgranrio é o da Petrobras, um dos mais disputados do país. Há mais de uma década a instituição é responsável pelos editais da estatal e a previsão é de que esse cenário se mantenha para os próximos.

A Cesgranrio Concursos também costuma realizar os concursos de bancos públicos (Banco do Brasil, Banco Central, etc) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, faz parte do consórcio que organiza o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) junto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

Aproveite para conferir nosso post sobre como passar no Concurso da Petrobras.

Cesgranrio Concursos – Nível de dificuldade

 

A banca Cesgranrio tem um nível de dificuldade considerado mediano. Especialmente na comparação com outras que têm fama de difíceis, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou a Cebraspe (antiga Cespe/UNB). No entanto, é preciso cuidado com suas pegadinhas.

Além disso, a Cesgranrio distribui de maneira bem homogênea entre as questões as matérias solicitadas no edital. Nada fica de fora e isso exige do candidato uma preparação bastante ampla.

 

Cesgranrio Concursos – Exigências por matéria

 

As provas de Língua Portuguesa da banca Cesgranrio exigem que o candidato esteja familiarizado com temas atuais, principalmente dos cenários político e econômico do Brasil e do mundo. Uma das mais marcantes características da instituição é a utilização de muitas charges de jornais nos enunciados.

As questões de português têm uma forte abordagem de linguística textual e gramática normativa, além de tópicos básicos, como acentuação, regência e pontuação.

As provas de Matemática e Raciocínio Lógico também trazem muitos elementos visuais, como gráficos e tabelas. No entanto, embora as perguntas exijam um bom grau de capacidade analítica, o conteúdo exigido não é habitualmente muito complexo.

Já nas provas de Direito o foco é o texto de lei. Doutrina também é cobrada, por isso atente ao que é solicitado no edital do seu concurso. Jurisprudência tem pouca relevância nesta banca.

A prova de inglês costuma ter um nível mais difícil, complicando a vida dos candidatos mais desatentos às questões de interpretação do idioma. E os exames de Informática, considerados muito simples, normalmente direcionam as questões para a área de Segurança da Informação, o pacote Office e conceitos gerais relacionados à Internet.

 

Cesgranrio Concursos – Autores utilizados

 

Um nome muito citado nas provas de Direito da banca Cesgranrio é o da professora doutora Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Ela é Procuradora aposentada do estado de São Paulo e atualmente leciona Direito Administrativo na USP, sendo uma referência na área, com mais de dez livros publicados.

Entre eles:

  • Direito administrativo. São Paulo: Atlas, 28 ed, 2014.
  • Parcerias na administração pública: concessão, permissão, franquia, terceirização, parceria público-privada e outras formas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
  • Direito Administrativo: Pareceres. 28. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
  • Supremacia do interesse público e outros temas relevantes do direito administrativo. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

Cesgranrio Concursos – Melhores cursos preparatórios

 

Estudar sozinho, por apostilas, é uma possibilidade, com certeza. Há muitos casos de pessoas que optaram por esse modelo de preparação e se deram bem. No entanto, sempre reforçamos que, se você tem tempo e dinheiro disponíveis, um curso preparatório pode turbinar seu aprendizado e agilizar a aprovação.

E se essa foi sua escolha, é muito importante conhecer os melhores cursos preparatórios do mercado. Fique de olho na equipe de professores, se tem profissionais com experiência em concursos e que conheçam os segredos das bancas organizadoras, inclusive da Cesgranrio Concursos. Atente também ao material disponibilizado, se é bem elaborado e se atende suas necessidades.

A partir da nossa própria experiência de mais de 15 anos na área, temos total confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. Da mesma forma, o Gran Cursos é uma excelente alternativa e está muito bem avaliado.

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções disponíveis, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

Agora você já conhece o perfil de mais uma importante banca organizadora: a Cesgranrio Concursos. E não esqueça de ler também nosso post completo sobre o estilo da banca FGV.

Afinal, conhecendo todos os detalhes da banca responsável pelo concurso que vai participar, você tem mais suporte para sua preparação. E, assim, poderá acelerar sua aprovação!

Nós do Próximos Concursos queremos lhe ajudar nessa caminhada! Por isso, não deixe de conferir as dicas, resenhas e informações quentes sobre o universo concurseiro nas nossas redes sociais.

Acessa lá: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, com conteúdo atualizado diariamente.  

Bons estudos!

[Total: 0    Média: 0/5]