fbpx

 

Atenção concurseiros…

 

 

Foi publicado o edital de mais um Processo Seletivo do Ministério da Economia. 

Estão sendo ofertadas 39 vagas para as áreas de Arquivologia e Direito, com remuneração inicial de R$ 6.130,00.

 

Tem interesse?

 

Fique por aqui e confira as principais informações:

 

Estão sendo ofertadas 39 vagas distribuídas entre os seguintes cargos:

 

 

Quais os requisitos exigidos?

 

Dentre outros requisitos especificados em edital, para candidatar-se é necessário ter:

 

Arquivologia

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Arquivologia, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acrescido de experiência profissional superior a três anos em organizações públicas ou privadas na área de atuação; ou de título de pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado na área.

 

Direito

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC, acrescido de experiência profissional superior a três anos em organizações públicas ou privadas na área de atuação; ou de título de pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado na área.

 

Quais as atribuições dos cargos?

 

De acordo com o edital, as atribuições para os cargos ofertados são:

 

Arquivologia

  • Planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais;
  • Revisar o processo documental e informativo; planejar e acompanhar o tratamento técnico aplicável ao acervo documental;
  • Participar do planejamento da automação aplicada aos arquivos;
  • Orientar quanto à classificação, ao arranjo e à descrição dos documentos;
  • Orientar a avaliação e a seleção de documentos para fins de preservação e promover medidas necessárias à conservação de documentos;
  • Utilizar instrumentos de informática;
  • Elaborar relatórios técnicos e outras atribuições que forem necessárias ao funcionamento da comissão relacionadas ao suporte técnico e administrativo da Comissão Especial dos ex-Territórios Federais de Rondônia, Amapá e de Roraima – CEEXT.

 

Direito

  • Analisar tecnicamente os requerimentos de opção e a documentação apresentada para fins do disposto nas Emendas Constitucionais nº 60, de 11 de novembro de 2009, nº 79, de 27 de maio de 2014, e nº 98, de 6 de dezembro de 2017, e na Lei nº 13.681, de 18 de junho de 2018;
  • Manifestar-se, conclusivamente, sobre o reconhecimento do vínculo do optante para inclusão no quadro em extinção da União e o enquadramento para fins de posicionamento na correspondente carreira, além de
    enquadrar os servidores públicos federais de que tratam o art. 6º da Emenda Constitucional nº 79/2014 e o art. 6º da Emenda Constitucional nº 98/2017;
  • Analisar e julgar os requerimentos com fundamento no art. 29 da Lei nº 13.681/2018. Possuir habilidades e conhecimentos para analisar criticamente os fundamentos do regime próprio da União, Constituição Federal e legislação ordinária correlata, nos aspectos do Direito Administrativo e os Princípios Constitucionais, devendo ter conhecimento e aptidão para analisar e propor soluções técnicas aos processos administrativos e em demandas relacionadas à área de Recursos Humanos;
  • Analisar tecnicamente documentos oficiais, consultar sistemas corporativos, elaborar notas técnicas para consultas jurídicas, preparar atas, notificações oficiais, efetuar o enquadramento no quadro em extinção da Administração Pública Federal, elaborar portarias e reanalisar processos;
  • Utilizar instrumentos de informática;
  • Elaborar relatórios técnicos;
  • Executar outras atribuições que forem necessárias ao funcionamento da comissão relacionadas ao suporte técnico e administrativo da Comissão Especial dos exTerritórios Federais de Rondônia, Amapá e de Roraima – CEEXT.

 

 

Quais as etapas?

 

Os candidatos serão avaliados através de:

 

 

As provas serão compostas pelas seguintes matérias / disciplinas:

 

Conhecimentos Gerais

 

Conhecimentos Específicos Arquivologia

  • Arquivologia
  • Legislação Específica da Transposição dos ex-territórios Federais

 

Conhecimentos Específicos Direito

 

A prova objetiva está prevista para o dia 08 de novembro de 2020.

 

Prova de Títulos

 

 

 

Qual a banca?

 

O Cebraspe é o responsável pela organização desse Processo Seletivo.

Antes de mais nada, conhecer o perfil da banca é essencial para que você consiga sair na frente dos concorrentes. Como fazer isso?

Preparamos um artigo com todas as características dessa banca:

 

Como estudar para as provas do Cebraspe

 

 

Para auxiliar nos estudos, acesse as provas dos concursos anteriores:

 

Provas anteriores Concurso MPOG – Atual Ministério da Economia

 

E também o edital do concurso:

 

Processo Seletivo Ministério da Economia Arquivologia e Direito

 

 

Qual o período de inscrições?

 

As inscrições deverão ser realizadas do dia 14 ao dia 19 de outubro de 2020 no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/novos. 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00.

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

Curso para Concurso do Ministério da Economia 

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

Acompanhe nossas redes sociais para saber as novidades, ler análises completas, e ter acesso a dicas de estudo para arrasar nas provas.

Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

 

ASSINATURA ILIMITADA DO GRANCOM MAIS DE 80% DE DESCONTO
(pouco tempo!)

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

Prontinho, agora você tem acesso a todo material grátis.