Embora usados muitas vezes como sinônimos, concurso público e processo seletivo são coisas bastante diversas no universo concurseiro.
E a principal diferença está, justamente, em algo que a maioria dos profissionais busca ao decidir entrar no serviço público: a estabilidade no emprego.
Porém, há ainda outros pontos distintos que podem impactar a carreira e o futuro do candidato.
Sendo assim, para não acabar se decepcionando mais tarde, é melhor saber todos os detalhes da modalidade de edital que está participando.
Por isso, neste artigo vamos esclarecer o que são concurso público e processo seletivo, seus principais requisitos e regras.
Acompanhe!
O que é um concurso público?
Um concurso público tem como objetivo preencher cargos públicos de maneira efetiva (cargos que ficaram vagos por conta de aposentadorias, falecimentos e afastamentos definitivos de servidores).
Ou seja, os aprovados têm a estabilidade empregatícia após o cumprimento de estágio probatório — normalmente um período de experiência de até 36 meses.
Após esse tempo, o candidato será definitivamente avaliado (por meio de teste ou recomendação dos superiores) e, só então, efetivado.
Os concursados só podem ser desligados do órgão ou instituição a que estão ligados em casos de desvios graves, que ocasionam demissão por justa causa.
Em um concurso público, o candidato poderá ocupar um cargo apenas após passar em uma prova escrita eliminatória.
Na maioria dos concursos há também provas oral, prática, de títulos e até mesmo Teste de Aptidão Física (TAF).
Todas as particularidades de um concurso público constam do artigo 37, inciso II, da Constituição Federal Brasileira.
O que é um processo seletivo?
Um processo seletivo (ou seleção simplificada pública) busca preencher vagas temporárias ou de urgência.
Essas vagas surgem de acordo com demandas internas do órgão ou instituição por conta de licenças, férias, novas atividades desempenhadas, etc.
O funcionário não tem estabilidade no emprego, sendo contratado por um período determinado de tempo (não mais que dois anos), que deve constar de forma bastante clara do edital.
O servidor temporário pode, ainda, ser desligado do cargo a qualquer momento, conforme desejar ou necessitar o órgão empregador.
Em um processo seletivo, o candidato não precisa, necessariamente, passar por prova escrita ou qualquer outro tipo de teste.
A contratação pode ser de maneira simplificada, por meio apenas de análise de currículo ou entrevista, por exemplo.
Por isso mesmo, o processo seletivo também é muito mais rápido que um concurso público, que conta com diversas etapas até a homologação, levando meses até que se conheça seu resultado final.
Todos os detalhes de um processo seletivo público estão presentes no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal Brasileira.
Como funciona na prática?
Embora sejam meios bem diferentes de selecionar servidores, na prática, um órgão publico pode preencher vagas tanto por concurso público quanto por processo seletivo.
Desde que respeite as regras de cada modelo.
E é bastante simples entender quando se pode aplicar um ou outro.
Por exemplo, em casos de afastamentos de servidores ou surgimento de demandas extras ou urgentes, é permitido recorrer à contratação temporária por processo seletivo.
Já em casos de abertura de vagas permanentes é obrigatória a realização de concurso público para o provimento.
Concurso público e processo seletivo: qual o melhor?
Como se pode ver, as diferenças entre concurso público e processo seletivo são várias.
Entretanto, a principal delas segue sendo a questão da estabilidade.
Dessa forma, é possível dizer que para quem busca se firmar no serviço público, com certeza um concurso é a melhor escolha.
Afinal, mesmo que não seja aprovado tão rapidamente, estará se preparando melhor a cada investida.
Concursos públicos são mais concorridos, mas também pagam melhores salários e contam com diversos benefícios. A efetividade em um concurso público é plena, ou seja, o servidor só pode ser exonerado em casos muito graves.
Já para quem não tem bem certeza da decisão, mas gostaria de ver de perto como as coisas funcionam, talvez um processo seletivo seja uma boa opção.
Até mesmo por ser realizado de maneira mais simples e rápida, sem que precise ser investido muito tempo ou dinheiro em uma preparação direcionada e efetiva.
Além disso, em processos seletivos, por conta do caráter temporário e dos salários geralmente menos, costuma haver menos concorrência, o que é um ponto positivo.
Quais os melhores cursos preparatórios?
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
O Gran Cursos Online está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.
O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.
Está se preparando para encarar um concurso público? Para ficar por dentro dos lançamentos e previsões de editais em todo o país, visite nossas seções especiais de concursos abertos e concursos previstos.
Aproveite também para acessar nossas redes sociais e acompanhar conteúdos exclusivos, notícias e as melhores dicas de estudos.
Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Conte sempre com a gente e bons estudos!
Um processo seletivo pode virar um concurso
Olá eu sou contratada em um pss, porém abriu vaga para um outro pss ,pra outra área que me enquadro posso participar?
Uma pessoa sem experiência, recém formada tem chances de passar em um processo seletivo simplificado?
Quem já foi contratado por teste seletivo e foi demitido sem justa causa pode ser contratado novamente ?
Se um processo seletivo simplificado é feito e existe um número X de vagas, por exemplo, 3 vagas para determinada função temporária, é certo que o órgão vai chamar os 3 primeiros candidatos classificados, para o integral preenchimento das 3 vagas? é um PSS de prefeitura. Desde já obrigada
Os processos seletivos para cargos públicos, são regidos pelas mesmas regras legais que o concurso público?
Os processos seletivos são mais simplificados. Algumas regras se aplicam, outras não…
Um concurso público pode ser usado como processo seletivo? Convocar os candidatos mediante a contrato de um ano?
Dependendo do órgão isso acontece… se é legal ou constitucional… isso é polêmico.
Prefeitura Penha SC
”
No edital 01/2019 Concurso Público há vagas para enfermeiro e no edital 05/2019 Processo Seletivo há somente Cadastro Reserva.
Por que, então, já convocaram os 4 primeiros colocados no processo seletivo ( CR) e não convocaram os 4 primeiros do Concurso Público edital 01/2019 que HÁ Vargas?”
Uma instituição que abriu concurso público para cujo resultado final saiu, faltando apenas as fases de homologação e nomeação, pode abrir processo seletivo para os mesmos cargos do concurso?
Se havia limitação de vagas e não há previsão de chamar excedentes, entendo que sim… mas é polêmico…
Isso aconteceu aqui em Penha SC.
Edital Concurso público há vagas. Faltante a homologação, lançaram edital processo seletivo simplificado com Cadastro Reserva. No dia 9/12/2019 fizeram a homologação do Concurso e convocaram os candidatos do processo seletivo Cadastro Reserva. Como entender algo estranho assim? Aff
E se quem passou em processo seletivo permanecer como empregado por 10 anos? Pode ser demitido?
Sim, poderia…