Você está buscando livros que ajudem a garantir a motivação para concurso público? Pois chegou ao lugar certo!

Afinal, a preparação para um concurso público é mesmo muito exaustiva. Claro, você sabe que mais à frente terá valido tudo a pena. Mas, nem todos os dias são de energia alta e vontade de encarar videoaulas, apostilas, exercícios, revisões e tudo que esse período exige.

Nesse sentido, livros podem ser excelentes ferramentas, não apenas como fontes de conteúdo de qualidade, mas como motivadores durante a caminhada.

Pode não ser fácil encaixar leituras extras no seu cronograma, mas acredite que seus resultados podem ser otimizados com elas.

Livros de autoajuda, ciência ou até mesmo literatura de ficção e biografias podem trazer reflexões importantes nesse processo. E tornar sua maratona de estudos mais leve e eficiente.

Por isso, tente incluir a leitura de livros motivacionais para concursos na sua rotina e avalie os impactos na sua produtividade e no seu ânimo. É muito provável que você vá se surpreender!

 

15 livros indispensáveis para concurseiros

Baseados na nossa experiência de mais de 15 anos na área de concursos, não temos dúvidas em indicar uma série de livros que todo concurseiro deve ter. Com eles, será mais simples e verdadeiramente prazeroso manter a motivação para concurso público.

Confira!

1 – A arte da guerra, de Sun Tzu

Obra que é um verdadeiro clássico sobre estratégia, disciplina e foco. Foi escrito pelo general e filósofo chinês Sun Tzu (544 a.C. – 496 a.C) e é muito indicado para motivação para concurso público. Isso porque é possível traçar um paralelo entre passar no concurso e vencer uma guerra. Trata, ainda, de equilíbrio emocional e superação, o que atrai pessoas de todas as áreas e com variados problemas pessoais e/ou profissionais.

 

2 – A mente organizada: como pensar com clareza, de Daniel Levitin

Tendo a organização como fio condutor, a obra apresenta estudos sobre o funcionamento do cérebro e indica métodos que podem ser aplicados no dia a dia para controlar e otimizar tarefas. Com isso, torna-se uma importante ferramenta de motivação para concurso público, uma vez que, por conta do volume de materiais para estudo, o concurseiro precisa organizar uma rotina.

O livro aborda como dar conta de tantas tarefas e tomar decisões acertadas em um mundo moderno, cheio de possibilidades e distrações. Serve não apenas para otimizar os estudos, mas em diversos contextos da vida.

 

3 – A maratona da vida: um manual de superação pessoal, de William Douglas

Praticamente todo concurseiro conhece o professor William Douglas, uma espécie de guru dos concursos no Brasil.  Neste livro ele conta sua trajetória de vida e profissional, de uma carreira de sucesso, mas com níveis de estresse altíssimo que o levaram a ter inúmeros problemas de saúde, até a decisão de uma mudança radical.

Douglas decidiu, à época, correr a maratona de Nova Iorque e, a partir disso, mudou hábitos e montou um planejamento específico para alcançar esse objetivo. No caminho, trata de temas como disciplina, foco, superação de medos e angústias. Excelente para aqueles que estão prontos para dar uma guinada na vida e precisam de um “empurrãozinho”.  

 

4 – Como se preparar para concursos públicos com alto rendimento, de Rogério Neiva

Um livro bastante estratégico, que traz um guia para quem quer manter a motivação para concurso público e ser aprovado mais rapidamente. Rogério Neiva é professor de cursos preparatórios e também pesquisador da mente humana. Com isso, consegue transformar temas difíceis, como o controle emocional e a racionalidade, em um texto de linguagem acessível.

 

5 – As 25 leis bíblicas do sucesso, de William Douglas e Rubens Teixeira

Aqui novamente uma obra de William Douglas, desta vez em parceria com Rubens Teixeira. Neste livro, os autores trazem ensinamentos da Bíblia cristã para os dias atuais, pelo viés da construção de carreira. Pode parecer improvável, mas eles traçam paralelos interessantes entre lições bíblicas e situações de agora. Sempre focados no esforço e na dedicação ao trabalho, além da evolução pessoal.

Para solidificar a teoria, trazem também exemplos de profissionais bem-sucedidos que utilizaram essas lições, sem viés religioso.

Segundo o resumo da obra, “não importa sua orientação espiritual… você aprenderá os antídotos contra os sete pecados capitais na busca do sucesso. O que Salomão ensina no livro de Provérbios sobre êxito profissional. Os erros da teologia da prosperidade e da teologia da miséria. A importância de uma mentalidade que favoreça o desenvolvimento pessoal e profissional. As dez virtudes recomendadas pela Bíblia e cobiçadas pelo mercado de trabalho. Como ter uma relação harmoniosa com o dinheiro e 150 citações bíblicas para alcançar a excelência, a credibilidade e o sucesso”.

 

6 – De faxineiro a procurador da República, de Manoel Pastana

A obra traz uma história verídica de um homem de família pobre, que trabalhou como faxineiro e, após elaborar um método de estudo baseado em inteligência emocional, acabou sendo aprovado em 1º lugar em um concurso para Procurador Federal do INSS. Na publicação, são compartilhadas estratégias mentais e técnicas de estudo, sem deixar de lado os medos, decepções e angústias até alcançar o objetivo. Trata de maneira estimulante a questão do mérito e da superação.

 

7 – Autobiografia de um iogue, de Paramahansa Yogananda

Escrito pelo iogue indiano Paramahansa Yogananda em 1946, a obra aborda seus poderes, que são descritos de maneira grandiosa. Segundo a história, ele poderia ressuscitar mortos, ver através de paredes, curar doenças terminais e materializar objetos. Além disso, descreve sua trajetória de estudos e meditação por meio da técnica de Kriya Yoga e sua missão de difundi-la no Ocidente.

O autor relata, ainda, a busca por um mestre espiritual e fala de seus encontros com Mahatma Gandhi – a quem iniciou na prática de Kriya Yoga. Segundo consta, este seria um dos livros de cabeceira de Steve Jobs, criador da Apple, que a achava tremendamente inspiradora.

 

8 – Foco Triplo, de Daniel Goleman e Peter Senge

Neste livro, os autores abordam temas que nunca saem de moda, como autoconsciência, a empatia e o entendimento da nossa relação com o mundo. Conforme eles, desenvolvendo essas três habilidades, é possível melhorar o desempenho acadêmico, profissional e a vida pessoal como um todo.

Abordando problemas de aprendizagem, trazem a inteligência emocional para o centro da discussão. E propõem que acompanhemos as mudanças do mundo para dar conta das demandas do mundo contemporâneo e as novas gerações.

 

9 – O livro do concurso público, de Fabrício Bittencourt da Cruz

O autor, Fabrício Bittencourt da Cruz, é magistrado federal e já ocupou diversos cargos públicos, como promotor de Justiça, técnico da Justiça Federal e delegado de polícia. Neste livro, ele compartilha sua trajetória e até a aprovação em um concurso público, abordando seus métodos de estudo e motivação para concurso público, sempre focado no resultado.

 

10 – Como passar em provas e concursos, de William Douglas

Com quase 30 edições, este livro é considerado o mais completo estudo sobre preparação para provas e concursos, com técnicas, esquemas e ferramentas simples e eficientes. Para quem busca uma mudança na rotina e mais motivação para concurso público, é uma obra indispensável.

São mais de 500 páginas repletas de dicas de fácil aplicação. Nelas, Douglas aponta solução para diversos problemas recorrentes no dia a dia do concurseiro, ensinando os macetes da organização e produtividade. E oferecendo um verdadeiro manual rumo à aprovação e a entrada na carreira pública.

 

11 – Como vencer a maratona dos concursos públicos, de Lia Salgado

Um livro que traz uma visão feminina sobre o universo dos concursos. Lia Salgado relata a sua maratona, com percalços e sucessos, equilibrando a vida pessoal, a família e os estudos. Conta, ainda, com orientações sobre as principais dúvidas na preparação para um concurso de maneira clara e objetiva. É um verdadeiro alento para quem está enfrentando dificuldades e precisa reencontrar a motivação para concurso público.

 

12 – Tudo que passei para passar, de Thales Vinícius Santiago Bezerra

A obra conta a trajetória do autor, Thales Vinícius Santiago Bezerra, que lutou contra um câncer e, depois, enfrentou  o mesmo diagnóstico na esposa. Ele relata de maneira emocionante sua caminhada, cheia de altos e baixos e de muita firmeza emocional, rumo à sonhada aprovação em um concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

 

13 – Minha Breve História, de Stephen Hawking

O livro do famoso físico Stephen Hawking, contando sua trajetória, da infância na Inglaterra pós-guerra até o reconhecimento científico em todo mundo. A obra traz um relato bastante pessoal, com fotos raras. No texto é possível descobrir um homem bem humorado, apesar da luta contra a esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos, doença que acabou por deixar-lhe paralisado em uma cadeira de rodas.

Na obra, Hawking fala dos desafios pessoais e profissionais de maneira  envolvente, sem autopiedade, mostrando que é possível transformar uma tragédia em algo positivamente transformador.

 

14 – Motivação 3.0, de Daniel Pink

No livro Motivação 3.0 – Os novos fatores motivacionais que buscam tanto a realização pessoal quanto profissional, Daniel Pink defende que a motivação à base de recompensas e punições não é mais um modelo eficiente. Ao contrário, é preciso encontrar a vontade de seguir adiante dentro de nós mesmos.

Segundo ele, é o nível de satisfação pessoal e profissional que nos faz buscar melhor desempenho. A partir desse princípio, o autor elenca como principais fatores motivacionais a autonomia, a maestria e o propósito. Sem fórmulas milagrosas ou inatingíveis.

 

15 – A arte de fazer acontecer, de David Allen

Nesta obra, David Allen, que é consultor de gestão, compartilha os métodos que o ajudaram a obter melhor desempenho na carreira. Com muito menos estresse, seguindo a máxima de “fazer, delegar, adiar, abandonar”. Para o autor a produtividade está ligada à capacidade de descontrair, de limpa a mente para organizar pensamentos, direcionando esforços de maneira mais eficiente.

Allen acredita que motivação por si só não é interessante, mas que é preciso saber trazer os sonhos à realidade. Por isso, o foco de seu texto está na mudança, no planejamento e na superação dos sentimentos de confusão e ansiedade. Só assim, ele crê, é possível transformar a forma de trabalhar e obter resultados melhores e mais criativos.

 

15 livros indispensáveis para concurseiros

  1. A arte da guerra, de Sun Tzu
  2. A mente organizada: Como Pensar com Clareza, de Daniel Levitin
  3. A maratona da vida: Um manual de superação pessoal, de William Douglas
  4. Como se preparar para concursos públicos com alto rendimento, de Rogério Neiva
  5. As 25 leis bíblicas do sucesso, de William Douglas e Rubens Teixeira
  6. De faxineiro a procurador da República, de Manoel Pastana
  7. Autobiografia de um iogue, de Paramahansa Yogananda
  8. Foco Triplo, de Daniel Goleman e Peter Senge
  9. O livro do concurso público, de Fabrício Bittencourt da Cruz
  10. Como Passar em Provas e Concursos, de William Douglas
  11. Como vencer a maratona dos concursos públicos, de Lia Salgado
  12. Tudo que passei para passar, de Thales Vinícius Santiago Bezerra
  13. Minha Breve História, de Stephen Hawking
  14. Motivação 3.0, de Daniel Pink
  15. A arte de fazer acontecer, de David Allen

 

Se falta de motivação para concurso público é o seu problema, com certeza há nesta lista um livro para você. Afinal, a leitura pode levar a novas possibilidades e insights diante de tantos desafios na rotina do concurseiro.

E se busca dicas e conteúdos de qualidade sobre seleções, editais, manuais e muito mais, acesse nossas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Não desanime! Acreditamos no seu potencial!

Bons estudos!

[Total: 1    Média: 5/5]