Uma ferramenta de estudo amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos, a técnica de flash cards, infelizmente, é pouco difundida no Brasil. Flash cards são pequenos pedaços de papel com uma pergunta na frente e uma resposta no verso. É um método que foca na memorização (decoreba) e seu uso é simples: basta tentar acertar a resposta atrás do papel.
A técnica de flash cards é muito recorrente no estudo de idiomas ou fórmulas. Na área de concursos, é muito útil para nas disciplinas de Matemática, Estatística, Contabilidade e outros conceitos difíceis de memorizar que constantemente caem nas provas.
Mas como utilizar flash cards?
- Você deverá elaborar uma pergunta (não vaga ou complexa) que tenha apenas uma resposta e anotá-la no cartão.
- No verso do mesmo cartão, você anota a resposta.
- Quando fizer as revisões, recomendo colocar as perguntas em três pilhas:
- Pilha 1: as perguntas que acertou facilmente e já percebe que decorou (e precisam pouca revisão).
- Pilha 2: as perguntas que acertou com dificuldade e sente que precisam ser revisadas.
- Pilha 3: as perguntas que errou.
- As perguntas que acertou (pilha 1) deixe para revisar a cada quatro semanas. As com dificuldade (pilha 2) a cada duas semanas. E as que errou (pilha 3), semanalmente ou até diariamente. Isso é só uma sugestão e depende da quantidade de material que você tenha para revisar.
Devo fazer flash cards de todo o conteúdo?
Se você tiver tempo, nada impede que resuma todo o conteúdo em forma de flash cards. No entanto, eles são excelentes para fórmulas e questões que você tenha mais dificuldade de decorar. Você pode, ainda, combinar suas revisões com resumos, mapas mentais e questões de concursos anteriores.
Algumas dicas importantes na utilização dos flash cards
- Uma forma interessante de memorizar melhor a pergunta é utilizar desenhos e símbolos. Ficará mais fácil fazer a associação.
- Faça uma organização de seus cartões para a revisão não ficar confusa. Separe-os por disciplina e, se você tiver vários cartões da mesma matéria, utilize algum tipo de controle nas pilhas. Por exemplo: P1Port (pilha 1 português) e assim por diante.
- Embaralhe os cartões para você não cair no vício da memorização em sequência.
- Não anote informação sem importância e que você não precisa decorar. Anote apenas as informações indispensáveis.
- Você pode pedir para alguém fazer as perguntas para você. Esse também é um método com muito resultado.
- Se você for prestar o concurso do Cespe UNB, esse método é muito interessante, pois as perguntas já são realizadas como certo e errado. Você poderá fazer cartões com questões-chave para assimilar o assunto.
- Não se preocupe com o tempo de estudo, mas em assimilar e memorizar a informação contida no cartão.
Programas e app para fazer Flashcards
Há vários programas e aplicativos para fazer flash cards. Os principais são:
Goconqr: uma plataforma completa de estudos on-line, incluindo flash cards, mapas mentais e outras ferramentas. O acesso ao conteúdo é grátis, mas há também alguns planos pagos. Outra vantagem é que ele é totalmente em português.
Os tutoriais são fáceis, intuitivos e a organização excelente.
Veja abaixo exemplo de flash card feito no Goconqr.
ANKI: um software em inglês muito simples e eficiente para utilização em concursos. É possível dividir os “baralhos” por disciplinas e ele mesmo organiza as revisões. Há um site em português com dicas e tutorias: http://anki.com.br/
Veja abaixo um exemplo de flash card feito no Anki.
Quizlet: excelente ferramenta, que possui também aplicativo. Infelizmente, não existe versão em português.
Flash Card Machite: ferramenta excelente, somente em inglês.
Study blue: versão gratuita e paga, somente em inglês.
Memory Filter: software gratuito e em inglês.
Mnemosyne Project: software gratuito e em inglês.
Open Cards: software gratuito e em inglês.
Agora que você já conhece a técnica de flash cards, comece a aplicá-la em seus estudos e veja a diferença!
É possível baixar o arquivo depois que crio os flash cards para posteriormente imprimi-los?
Gostaria de saber como faço para conhecer o Aplicativo Goconqr (?), tem uma versão demo (?)
Sim, ele é gratuito.
Vou fazer o concurso para Técnico de Segurança no Trabalho na Prefeitura de Floresta-Paraná, prova dia 26/05 mas não sei baixar o App e nem elaborar as questões de NRs. preciso de uma dica por onde começar.
Obrigado pela dica! Vou fazer.
Vou fazer o concurso da policia civil do Espirito santo, e a prova será no mês de março , como faço os flasch cards
Edineia, eu recomendo somente sobre os assuntos mais importantes e que você tenha dificuldade de memorizar… pois o tempo é curto.
Gostei muito das dicas, não sei fazer ain da os flash cards no computador,pra mim no momento,só seria interessante a mão… Mesmo assim,mt obrigado pelas informações
Boa dica,vou tentar implementar em minha rotina de estudos.Obrigado!.
Obrigado pela dica e pela sugestão dos aplicativos!
Muito bom! Obrigada pelos links! Vou checar!
Boa dica para estudos de concursos públicos, obrigado!