ESA 2018 – Previsão de novo edital para Maio.

 

O Concurso do ESA é o sonho de muitos concurseiros. Para se ter uma ideia, o concurso ESA realizado em 2017 contou com 111 mil inscritos.

 

Você é um desses concurseiros que sonham em ingressar na Escola de Sargentos das Armas? Então saiba que o próximo concurso está previsto para maio desse ano, com a oferta de vagas para as áreas de Combatente/Logística – Técnica/Aviação, Música e Saúde.

Veja abaixo todas as informações sobre o concurso ESA.

Vamos lá?

 

 

Informações sobre a carreira

 

Veja abaixo algumas informações sobre quem decide seguir carreira na Escola de Sargentos das Armas:

 

Qual o salário?

 

Durante o Curso de Formação o aluno receberá apenas ajuda de custo para moradia e alimentação, além de assistência médica, odontológica e psicológica.

Depois da formatura, no entanto, o sargento receberá o salário de R$ 3.584,00.

 

Como é o dia a dia dos alunos do ESA?

 

E se você quer saber como é o dia a dia dos aprovados neste concurso, não se preocupe, pois você poderá descobrir abaixo!

Ao longo do curso de formação, os alunos vivem em regime de internato sendo, portanto, alojados, alimentados e fardados por conta do estado.

O aluno também participa de diversas atividades, de cunho cultural, social, recreativa e esportiva.

A formação técnico-profissional se dá de forma prática, levando em consideração que o futuro sargento deve ser chefe e executante ao mesmo tempo.

As atividades relacionadas à instrução são bastante intensas, pois tem como objetivo imitar as condições de combate. E nessas atividades o aluno tem a oportunidade de aprender as ações que seriam exercidas nos corpos de tropa, mas nesse momento com a orientação de instrutores e monitores.

Ao final do período básico, que dura 34 semanas, os alunos fazem a opção pela Arma que queiram ingressar (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), passando a receber instruções específicas a partir daí.

 

Quais são os requisitos do concurso?

 

Está interessado em se tornar aluno da Escola de Sargento das Armas?

Descubra abaixo se você atende a todos os requisitos para participar deste concurso.

Para participar desse concurso, os candidatos, obrigatoriamente, ser brasileiro; ter concluído o Ensino Médio, ou estar no último ano do Ensino Médio; possuir entre 17 e 24 anos; estar em dia com suas obrigações perante o serviço militar e a justiça eleitoral, dentre outros.

 

Informações sobre o concurso Anterior 

 

Veja abaixo todas as informações sobre o concurso ESA 2017:

 

Seleção e ingresso dos candidatos

 

A seleção dos candidatos para o Concurso ESA 2017 foi bastante rigorosa, tendo várias etapas.

Confira abaixo cada uma delas.

 

Número de vagas

 

Foram ofertadas, no total 1.100 vagas, distribuídas em 3 editais.

O primeiro deles ofereceu vagas para a área Geral/Aviação, que conta com 900 vagas para candidatos do sexo masculino. Distribuídas entre os cursos de Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Material Bélico – Armamento, Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Comunicações e Aviação – Manutenção.

Já para candidatas do sexo masculino, neste edital foram oferecidas 100 vagas para os cursos de Intendência, Topografia, Material Bélico – Manutenção Armamento, Material Bélico – Manutenção Viatura Auto, Material Bélico – Mecânico Operador, Manutenção de Comunicações e Aviação – Manutenção.

Já o segundo edital contou com 40 vagas para a área de Música, tendo opções para os instrumentos: Clarineta, Flauta em dó/Flautim em dó, Saxhorne, Saxofone, Tuba, Trombone Tenor/Trombone Baixo e, por último Trompa e Trompete/Cornetim/Flueghorne.

O terceiro edital, por sua vez, contou com 60 vagas na área de Saúde, para Técnicos em Enfermagem.

Nesses últimos dois editais as vagas não estão separadas entre candidatos do sexo feminino ou masculino e, portanto, puderam ser prestadas por qualquer candidato.

 

Etapas do concurso

 

A primeira etapa deste concurso consistiu em Avaliação Intelectual e será composta de prova objetiva e dissertativa. Esta prova foi dividida em 4 partes para a área Geral/Aviação e 5 partes para as áreas de Música e Saúde.

A etapa seguinte foi a valoração de títulos. Nela, o candidato deve apresentar diversos títulos, como certificado de reservista 2ª categoria, registro de conclusão em Curso de Formação de Soldados, registro de conclusão de Curso de Formação de Sargentos Temporários etc.

Além destes, também podem ser apresentados títulos civis, como por exemplo, certificado de conclusão de curso superior, ou de curso técnico.

Cada um desses títulos oferece uma pontuação extra aos candidatos e influencia na classificação final dos mesmos. No entanto, a apresentação de títulos não é obrigatória.

 

Posteriormente, os candidatos classificados são convocados para inspeção de saúde e exame de aptidão física.

Para a Área de Música há também Exame de Habilitação Musical, que será constituída de uma prova prática, que deverá ser realizada com instrumento próprio do candidato.

Por último, os candidatos aprovados nas etapas anteriores, passam por comprovação dos requisitos biográficos e da revisão médica e estarão aptos a realizar sua matrícula.

 

Curso de Formação

 

Após a aprovação em todas as etapas anteriores, o candidato passará a ser aluno do curso de formação, dividido em:

  • Período básico, que tem duração de 34 semanas.
  • Período de qualificação, com duração de 43 semanas.

A escolha dos cursos dentro das vagas específicas para a área de Geral/Aviação será feita após o período básico.

 

Como é a prova ESA?

 

Veja abaixo mais detalhes sobre como será divida a primeira etapa deste concurso, constituída de prova objetiva e dissertativa.

1ª parte – Matemática: 12 questões objetivas para Geral/Aviação e 8 questões para as outras áreas.

2ª parte – Português: 12 questões objetivas para Geral/Aviação e 8 questões para as outras áreas.

3ª parte – História e Geografia do Brasil: 12 questões objetivas para Geral/Aviação e 8 questões para as outras áreas.

4ª parte – Português: 1 questão discursiva (redação).

5ª parte – Teoria Musical: 12 questões, apenas para os candidatos da área de Música; ou Conhecimentos Específicos de Enfermagem: 12 questões apenas para os candidatos da área de Saúde.

 

Em relação à parte discursiva da prova, o candidato deverá escrever uma redação, de 20 a 30 linhas e será avaliado quanto à capacidade de expressão escrita e usos da norma do registro formal da Língua Portuguesa.

Esta primeira etapa está marcada para ocorrer no dia 24 de setembro de 2017.

Lembramos que é sempre muito importante consultar as provas anteriores para estar realmente preparado.

Você pode consultar as provas anteriores do ESA aqui:

Como me preparar para esse concurso?

 

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

 

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

 

Estudar sozinho, por apostilas, é uma possibilidade, com certeza. Há muitos casos de pessoas que optaram por esse tipo de preparação e se deram muito bem! No entanto, sempre reforçamos que, se você tem tempo e dinheiro disponíveis, um curso preparatório pode turbinar seu aprendizado e agilizar a aprovação.

E se essa foi sua escolha, é muito importante conhecer os melhores cursos preparatórios disponíveis no mercado. Fique de olho no material, para saber se atende as suas necessidades, e também na equipe de professores, para saber se os profissionais têm experiência em concursos. A partir da nossa própria experiência de mais de 15 anos na área, temos confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. Outra excelente opção é o Gran Cursos, igualmente bem avaliado e com ótimo material de estudo.

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

 

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões?

 

De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber mais, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

 

 

 

O concurso da Escola de Sargentos das Armas é para mim?

 

Se você ainda não tem certeza se este é, de fato, o concurso certo para você, confira nosso checklist abaixo:

  • Você tem entre 17 e 24 anos?
  • Tem interesse em seguir carreira no exército brasileiro?
  • Tem perfil para seguir carreira no exército brasileiro?
  • Você compartilha dos valores exigidos aos Sargentos: ética, moral, lealdade, camaradagem e profissionalismo?
  • Você está disposto a enfrentar a rotina do período dos cursos de formação?
  • Você está disposto a se dedicar para alcançar seu crescimento profissional e pessoal?

 

Agora, sem dúvidas, você já sabe se este concurso é ou não para você!

E não se esqueça que a prova está marcada para setembro e, portanto, é preciso começar a se preparar desde já!

Você pode consultar o manual do candidato completo aqui:

 

Aproveite também para seguir o Próximos Concursos nas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.  Por lá você vai encontrar tudo sobre o universo concurseiro, discussões de qualidade, troca de experiências e dicas imbatíveis.

 

E lembre-se: conte com a gente na caminhada até a aprovação!

 

Bons estudos!