fbpx

Para os concurseiros que têm acompanhado nossa série de perfis das principais bancas examinadoras de todo o país, agora trazemos um artigo completo sobre a banca Quadrix. Com mais de 20 anos de atuação, a instituição tem bastante experiência na realização de seleções estaduais e federais.

 

Não deixe de conferir nosso apanhado de informações! Afinal, como sempre gostamos de ressaltar, conhecer o estilo da banca é parte fundamental na preparação para o concurso público. Isso porque, às vezes, a aprovação mora no detalhe e esse pode ser o seu diferencial na hora da aprovação.

Pronto para arrasar nas provas da banca Quadrix? Vamos lá!

O que é uma banca examinadora?

 

Uma banca examinadora, ou organizadora, é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. A equipe da instituição fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Banca Quadrix  – Qual o histórico da instituição?

 

O Instituto Quadrix atua na área de concursos públicos, avaliações funcionais, Educação e tecnologia desde 1997, tendo se tornado uma empresa privada sem fins lucrativos em 2005. A instituição tem sedes em Brasília e São Paulo. Segundo sua página oficial, já organizou mais de 400 concursos públicos em todo o Brasil.

 

Banca Quadrix  – Quais os principais concursos?

 

O Instituto Quadrix é conhecido por organizar concursos de diversos conselhos profissionais estaduais em todo o país, como os de Medicina, Biologia, Odontologia, Química, Farmácia e Psicologia. Além desses, já realizou concursos para SESI, SENAC e DATAPREV.

 

Banca Quadrix – Como é o perfil?

 

A banca do Instituto Quadrix se assemelha muito com a Cesgranrio no estilo, porém com um grau de exigência muito menor. As provas são de múltipla escolha, com quatro alternativas possíveis e apenas uma correta. Costumam ser longas, exigindo bastante organização e concentração do candidato, além de pausas programadas para descansar. A banca cobra muita literalidade nas respostas, o que é ótimo para quem tem facilidade de memorização.

 

Banca Quadrix – Quais as exigências por matéria?

 

Saiba como é o estilo de prova da banca Quadrix em cada uma das principais matérias e os tópicos que constam do conteúdo programático padrão da instituição.

 

Língua Portuguesa:

a banca tem por hábito trazer artigos atuais, retirados de jornais e revistas de circulação nacional, e solicitar a resposta com base no material. Ou seja, a interpretação de texto é o tópico mais importante da prova desta disciplina na Quadrix. Outros pontos cobrados na prova de Português são: tipologia textual, ortografia oficial, acentuação, classe de palavras, crase, sintaxe, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

 

Matemática e Raciocínio Lógico:

em Matemática, a banca solicita conhecimentos na resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens e sequências (de número, figuras e palavras). Já em Raciocínio Lógico, traz gráficos e imagens, solicitando cálculos de proporções e ângulos. Pede também: Tabela Verdade, equivalências, negações e argumentos.

 

Informática:

assim como em Raciocínio Lógico, a prova de Informática da banca Quadrix apresenta um bom número de imagens e telas para nortear o candidato. Os tópicos para estudo são: sistemas operacionais, navegadores, ferramentas Office, noções básicas de Internet e correio eletrônico, noções de segurança da informação.

 

Redação:

a prova dissertativa da banca Quadrix costuma ser bastante tradicional, solicitando ao aluno um texto expositivo em uma estrutura básica de texto argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O tema é sempre um conhecimento específico que conste do edital.

 

Banca Quadrix – Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há técnicas famosas para potencializar o aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor. E para aqueles dias em que a energia está baixa, há também diversas técnicas de motivação. Todas são muito simples e fáceis de fazer. Confira no nosso post completo sobre o assunto.

 

No Próximos Concursos há uma aba com tudo que você precisa saber sobre sobre dicas, técnicas e cronogramas.

 

Banca Quadrix – Como estudar por questões?

 

De todas a técnicas de aprendizado acelerado, a mais utilizada pelos concurseiros é, sem dúvida, a de estudo por questões. O método ajuda a reter a informações e revisar a matéria, turbinando o aprendizado e agilizando a aprovação. Dessa forma, é importante buscar provas anteriores da banca Quadrix para compreender o estilo de questão a que será submetido.

 

Para saber tudo sobre o estudo por questões e começar a aplicar a técnica, acesse o post especial que fizemos sobre o assunto aqui no Próximos Concursos.

 

Banca Quadrix – Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você optou por contratar um curso preparatório para concursos, é importante conhecer os melhores cursos preparatórios disponíveis. Procure informações sobre a equipe de professores e o material disponibilizado. É fundamental que o cursinho atenda às suas necessidades e lhe ajude a desvendar os segredos das bancas organizadoras, inclusive da Quadrix.

 

A partir da nossa experiência de mais de 15 anos na área de concursos, temos total confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. Da mesma forma, o Gran Cursos Online é uma excelente alternativa e está muito bem avaliado.  

 

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções disponíveis, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Melhores cursos preparatórios para concursos

Confira o perfil de outras importantes bancas examinadoras:

 

 

Para não perder de vista os editais da banca Quadrix, acompanhe nossa seção de concursos previstos. E se ainda não curtiu nossas redes sociais, agora é a hora! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, com o melhor conteúdo sobre o mundo dos concursos, notícias, manuais, dicas e muito mais.

 

Conte com a gente na caminhada até a aprovação!

 

Bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 7 Average: 4]


Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).