plano de estudoVocê tem dúvidas sobre como montar um plano de estudos para
concursos públicos?

 

Neste post você vai aprender como organizar a sua preparação, analisando o edital, desenvolvendo metas, cronograma e uma programação em ciclo de estudos. Você também vai descobrir qual o tempo ideal de estudo para cada matéria. Além dos melhores horários, analisando o peso da disciplina, a complexidade, dificuldade de aprendizagem e o desempenho individual nos simulados.

 

Verá dicas sobre como programar o tempo livre para estudos e como equilibrar lazer e vida pessoal com a maratona de leituras, vídeos e exercícios.

 

Assim, você estará plenamente apto a montar o seu cronograma, super individualizado, prevendo cada uma das suas necessidades e perfeitamente adaptado a sua rotina.

 

 

Pronto para saber mais e turbinar seu plano de estudo para concursos?

 

Leia agora!

 

 

Por que preciso de um plano de estudos?

 

A sua mente pode lhe enganar se não houver muito foco.

 

Ou se você não se sabe muito bem aonde quer chegar. Isto é, se não houver metas bem claras, é muito provável que durante os estudos você se perca, deixando outras prioridades tomarem a frente.

 

Isso sem falar nas distrações que fazem perder muito tempo: o Facebook, o Whatsapp, a Netflix…

 

Dessa forma, o plano de estudo vai lhe ajudar a ter disciplina e  mais organização.

 

O plano de estudo é especialmente importante para aqueles que têm falta de tempo, que conciliam a preparação para o concurso com o horário de trabalho, que têm filhos, etc. Ou seja, o caso da maioria.

 

Como montar um plano de estudos perfeito?

 

Agora você vai ver o passo a passo da construção de um plano de estudos “perfeito”, ou seja, aquele que seria ideal. É um processo bem simples, dividido em quatro etapas:

 

  • 1ª etapa: consiste em criar um gráfico com o tempo gasto em cada atividade;
  • 2ª etapa: consiste em desenvolver um cronograma de fato, com horários e datas;
  • 3ª etapa: consiste em determinadas metas de estudo; e
  • 4ª etapa: consiste em fazer uma programação, ou em ciclos de estudos ou em cronograma tradicional

1ª etapa

 

De saída, é preciso mapear todas as atividades da semana e o tempo gasto em cada uma delas. Claro, não é preciso cronometrar o tempo que você leva escovando os dentes de manhã. Mas, tenha em mente que cada minutinho é muito precioso.

 

Para exemplificar: imagine que você dorme em média oito horas por noite. Desse modo, teria, então, outras 16 horas para as demais atividades dentro das 24 horas do dia.  

 

Coloque em uma tabela, tudo que tem horário já definido (trabalho, academia, refeições, etc) e veja quanto sobra. É esse tempo que você vai gerenciar, esse é o seu tempo livre. E, dentro dessas janelas de tempo, você tem que estudar o máximo possível.

 

Aqui é importante salientar uma questão: o tempo de estudo ideal varia de pessoa para pessoa. Há quem passe em concurso mais difíceis, como da magistratura, com duas ou três horas diárias de preparação. Outras precisam investir um período maior para conseguir melhores resultados. Descubra qual seu perfil e saiba que vai ter que sacrificar algumas horas de lazer e descanso para conseguir a sonhada vaga;

 

2ª etapa

 

Concurso ALAPA segunda etapa é a montagem do cronograma propriamente dita, no papel ou em um aplicativo. Você deve estruturar os horários corretamente, e inserir as horas de estudo de maneira rígida.

 

Como assim? Não há desculpas, naquele período você precisa se dedicar à preparação. É um compromisso que você assume. E deve avisar as pessoas que moram com você (se for o caso) de que esse tempo é sagrado, você não pode ser perturbado.

 

E mais que isso: você precisa ter uma meta definida para esse espaço de tempo. Você tem que, ao acordar de manhã, já saber que o dia será voltado, por exemplo, para Língua Portuguesa, especificamente sobre crase. Sem isso, é muito fácil perder as rédeas.

 

Aqui vale lembrar que é muito importante incluir nesse cronograma, um tempo para lazer (família e amigos), exercícios físicos e de descanso. É uma questão de saúde física e mental. É fundamental encontrar esse equilíbrio na sua rotina.

 

3ª etapa

 

Uma dúvida que sempre surge quando se fala em metas de estudo é sobre como calcular o tempo necessário de dedicação para cada disciplina. Ou sobre qual delas priorizar. E para essa questão, será preciso fazer uma equação básica.

 

Você deve considerar:

 

  • O peso da matéria;
  • A complexidade da matéria (às vezes o peso é menor, mas a nota mínima obriga a se dedicar com mais afinco);
  • A dificuldade pessoal de aprendizagem (se você já estudou aquela matéria antes ou nunca viu o conteúdo); 
  • O desempenho individual em exercícios e simulados.

Isso faz com que o cronograma tenha que ser revisto a cada curto período, para ajustar o tempo dedicado a cada disciplina. Pois, em algumas você vai avançar mais que em outras. E é normal.

 

4ª etapa

 

Depois que você sabe a quantidade mais ou menos ideal de horas, há duas opções: o cronograma tradicional e o método de ciclos.

 

 

Cronograma tradicional

 

Esse é o modelo ideal para pessoas muito disciplinadas e metódicas, que gostam de saber exatamente o que irão fazer de segunda a segunda. Esse modelo não difere muito do que foi feito na etapa 2. Apenas reforçando os períodos de estudo e incluindo as metas para casa um deles.

 

Você pode, ainda, incluir a meta geral do processo, que é “passar no concurso X”. Isso funciona bastante como uma programação mental para o “modo estudos”, como um motivador.

 

O problema desse modelo, além de exigir muita disciplina (e a maioria das pessoas não é!), é difícil lidar com imprevistos. Nesse caso, é bom deixar “espaços em branco” no cronograma, ou seja, períodos que podem ser realocados na necessidade de ajuste.

 

Precisa de ajuda para montar o cronograma perfeito para a sua rotina? Então acesse o post que vai resolver todas as suas dúvidas clicando aqui.

 

Método de ciclos

 

No método de ciclo, você precisa dividir as matérias e conteúdos por ciclos, levando em conta as horas que deve se dedicar a cada uma e as horas que você tem disponíveis.

 

O ciclo funciona da seguinte forma:

 

  • Você verifica a quantidade de horas semanais que tem livre para estudar;
  • Você identifica a quantidade ideal de horas para cada disciplina do edital;
  • Você faz um elemento gráfico (quadro, planilha do Excel, Word ou até mesmo folha de papel) para controlar a quantidade de horas destinadas para cada matéria;
  • Você somente começa um novo ciclo quando terminar o anterior;
  • Você avalia a efetividade do ciclo e refaz quando necessário.

Para entender melhor como esse método funciona, você pode acessar o post completo que fizemos sobre o assunto, clicando aqui.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

 

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.