dicas banca fccA banca Fundação Carlos Chagas (FCC) é conhecida pela literalidade nas perguntas – tanto que alguns se referem a ela como “FCC = Fundação Copia e Cola”.

No entanto, a banca cobra também jurisprudência e consegue, muitas vezes, desequilibrar candidatos bem preparados com suas provas. Mas não se preocupe, aqui colocamos as principais informações para você não perder tempo e descobrir tudo sobre como passar na FCC.

 

Como são as questões da FCC?

 

As questões da FCC são de múltipla escolha, com cinco alternativas. Esse modelo é muito similar à maioria das bancas (exceto o Cespe).

As provas costumam cobrar a maior parte do edital e a banca tem por hábito repetir o mesmo tipo de questão em várias provas. Isso faz com que a resolução de provas anteriores seja uma das melhores ferramentas de  preparação para o candidato.

 

Mudanças no Estilo da Banca FCC

 

A Banca FCC vem mudando gradativamente nos últimos anos. Não podemos mais afirmar que ela é a banca conhecida por cobrar apenas “decoreba”, literalidade e lei seca. As últimas provas da banca têm apresentado questões que exigem raciocínio, conhecimento aprofundado da matéria e interpretação.

Abaixo, resumimos as principais mudanças ocorridas nos últimos anos:

 

Principais mudanças na FCC:

 

  • Dificuldade: a FCC passou a cobrar as questões de uma forma “mais inteligente” exigindo raciocínio e interpretação para a resolução das questões. Antigamente, bastava decorar a lei e o candidato conseguiria uma excelente pontuação. Hoje, não basta decorar, é necessário entender a lei no contexto e saber aplica-la em casos práticos.

 

  • Casos práticos: várias questões da banca vêm exigindo a aplicação da lei em casos práticos, o que aumenta em muito o tempo de compreensão e resolução da questão.

 

  • Tempo de prova: a administração do tempo tornou-se um elemento de muita dificuldade na FCC, existem provas que candidatos bem preparados não vão conseguir fazer todas as questões.

 

  • Então, é importante saber escolher quais questões resolver primeiro. Os textos dos enunciados estão longos e muitas vezes é preciso ter uma compreensão aprofundada do enunciado para resolver a questão.

 

  • Nota de corte: uma consequência direta das mudanças ocorridas na banca foi a diminuição da nota de corte. Ou seja, se antes o candidato precisava acertar 95% da prova para ser aprovado, hoje existem provas que o candidato consegue ser aprovado com 60% ou 70%.

 

Uma prova mais difícil, com textos mais longos e exigência de interpretação e capacidade analítica, exige uma estratégia muito diferente da antiga FCC que costumava cobrar apenas decoreba da lei.

Vejamos agora algumas possíveis estratégias para resolução da prova da banca:

 

Dicas para resolver as provas da FCC

 

  • Escolher não estudar algum conteúdo ou tópico: como as notas de corte estão mais baixas e muitas vezes não é possível resolver todas as questões da prova pela falta de tempo, você poderá optar por não resolver ou estudar tópicos ou disciplinas complexas com menor peso. Nossa recomendação é que nessas disciplinas a melhor opção é escolher apenas os conteúdos que mais caem e estudar apenas esses.

 

  • Comece pelas questões mais fáceis: as provas da FCC estão preparadas para cansar o candidato, então, pule as questões mais difíceis e comece pelas mais fáceis. A banca costuma colocar as questões mais difíceis no início da prova e início de cada disciplina, alguns candidatos têm conseguido bons resultados resolvendo as questões de trás para frente.

 

  • Cuidado com o tempo: excelentes candidatos não têm conseguido a pontuação mínima em provas por não saberem administrar o tempo e pular questões mais complexas. Nem todas as provas da FCC possuem essa característica de falta de tempo, então, nossa sugestão é que você veja bem o edital para analisar se essa é uma característica de sua prova.

 

  • Faça exaustivamente as últimas provas: a FCC costumava manter um padrão de prova por cargo, hoje ela está exigindo provas parecidas para cargos diferentes. Então, a resolução exaustiva das últimas provas ajudará você a entender esse novo estilo FCC.

 

Quadro Resumo das mudanças da FCC

 

Antiga FCC Nova FCC
Nota de Corte Alta Nota de Corte mais Baixa
Provas Simples Provas Complexas e que exigem raciocínio e interpretação.
Cobrança de memorização Cobrança de memorização e compreensão
Necessário decorar a lei seca Além de memorizar os principais aspectos da lei seca é preciso saber aplicá-la na prática
Tempo suficiente para resolução das questões Pouco tempo para resolução em algumas provas

 

 

Qual a diferença da FCC para as outras bancas?

 

A FCC costuma, mais que outras bancas, fazer  questões nas quais solicita apontar a alternativa errada. Além disso, o conteúdo do edital é mais diluído. Em algumas provas da FCC, o candidato tem pouco tempo para resolver as todas as questões.

 

Quais os melhores cursos preparatórios para a FCC?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O  Estratégia Concursos, por exemplo, tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com videoaulas, e professores de primeira linha.

 

Cuidado com o tempo!

 

É importante descobrir o tempo disponível para a resolução de questões pelo edital. Em alguns concursos, principalmente para área Fiscal, a FCC costuma deixar menos tempo para realização da prova de Conhecimentos Gerais.

Em algumas provas foi exigido do candidato a resolução de 100 questões em 4 horas, o que é inviável. Nesse caso, a melhor estratégia é escolher algumas matérias para deixar em branco, principalmente as que exigem mais tempo.

De qualquer forma, analise com calma o edital para ver se existe um tempo viável e se a banca quer que você pule algumas questões.

 

Dicas de como passar na FCC

 

A principal dica para passar em qualquer banca é conhecê-la profundamente. Para isso, você deverá fazer exaustivamente as questões dos últimos concursos. Especialmente as de concursos semelhantes ao que você quer prestar, como mesmo nível de escolaridade ou área (Jurídica, Fiscal, Controle, etc).

O curso preparatório Estratégia fez um apanhado com milhares de questões da FCC e é possível filtrar por banca e até assunto. Clique aqui para conhecer essa excelente ferramenta totalmente gratuita para quem quer passar em concursos públicos.

 

Como estudar Raciocínio Lógico para a banca FCC?

 

A FCC mistura Lógica com Matemática, o que faz com que muitos candidatos não consigam entender nem resolver diversas questões, já que não tiveram uma boa base em Matemática durante o período escolar. Um bom curso preparatório pode ajudar a treinar a melhor resolução das questões.

A FCC costuma colocar questões que envolvem culpado e inocente, verdade e mentira e questões de sequência lógica com testes de hipóteses.

 

Como estudar Português para a FCC?

 

Na prova de Língua Portuguesa, a FCC traz textos grandes, cobrando muitas questões difíceis e algumas medianas. Geralmente, a banca elabora questões de interpretação, sintaxe e pontuação.

Outra característica marcante da FCC é a troca de palavras no textos, exigindo um grande conhecimento em vocabulário.

 

Como estudar para as provas de direito da FCC?

 

A FCC, apesar da tradição de cobrar apenas lei seca, vem nos últimos tempos cobrando também doutrina e jurisprudência, principalmente para os concursos da área Jurídica.

Em um levantamento realizado nas principais provas da área Jurídica, verificou-se que em Direito Constitucional a banca costuma cobrar 95% de questões literais, 2,5% de doutrina e 2,5% de jurisprudência.

Alguém pode se questionar o custo/benefício de estudar doutrina e jurisprudência para a FCC, e eu digo: é absurdamente alto. O principal motivo é que a maioria dos candidatos acerta as questões literais. Então, se você quer um diferencial, deve analisar o que a banca vem cobrando nos últimos concursos.

Para isso, precisa estudar as provas anteriores e estar amparado por um bom curso preparatório, que já fará a análise e mostrará o caminho.

 

Como estudar Direito Administrativo para a FCC?

 

As provas de Direito Administrativo possuem uma grande quantidade de questões baseados no texto legal e uma quantidade menor, porém importante, de questões baseadas na jurisprudência e doutrina. Os principais autores citados são Hely Lopes Meirelles e Maria Sylvia Zanella Di Pietro.

 

Como estudar Direito Constitucional para a FCC?

 

As provas de Direito Constitucional da FCC abordam muitas questões sobre a literalidade da Constituição Federal e poucas de doutrina e jurisprudência. Os autores mais citados são José Afonso da Silva e Alexandre de Moraes.

 

Como estudar Informática para a FCC?

 

A FCC costuma elaborar provas de Informática com textos longos e cansativos. Ela prefere abordar questões associadas à parte prática da Informática, principalmente sobre os procedimentos e funcionalidades das principais ferramentas.

Os conteúdos mais cobrados são Word, Excel e Power Point. Temas importantes: Segurança da Informação, Internet Explorer, Windows e conceitos gerais relacionados à Internet.

 

Como estudar Contabilidade para a FCC?

 

Os principais temas cobrados pela FCC nos últimos concursos foram: CPC 18 – Investimentos (principalmente MEP, lucros não realizados, consolidação de demonstrações contábeis), estoques (mensuração do custo de acordo com o CPC 16, passando pelos critérios de avaliação e operações de compra e venda envolvendo tributos) e demonstração dos fluxos de caixa (DFC).

 

E como chutar nas provas do FCC?

 

Antes, é importante reforçar: você deve estar preparado para a prova e o chute deve ser utilizando apenas quando não há outro meio de achar a resposta correta ou quando você está com uma dúvida muito forte entre duas opções.

As técnicas de chute não garantem a resposta certa, apenas aumentam a probabilidade de você conseguir a tão sonhada vaga.

 

Saiba como a técnica funciona

 

Vamos supôr que há uma prova da FCC com 100 questões. Em cada uma dessas questões há cinco alternativas possíveis de resposta, distribuídas em letras.

Nessas 100 questões, teremos 100 respostas corretas em alguma dessas letras.

A técnica de chute então seria tentar dividir as suas respostas em 20% para cada letra, mais ou menos.

A banca costuma, em algumas provas, dividir o número de respostas de maneira igual. Ou seja, em uma prova de 100 questões teríamos 20 respostas de gabarito A, 20 respostas de gabarito B e assim por diante.

Na hora de chutar, verifique o número de gabaritos que você marcou e chute na letra com o menor número de respostas.

Essa não é uma regra que funciona em 100% das vezes, mas que dá um bom resultado em muitas delas.

 

Caso prefira veja um vídeo que fizemos sobre o assunto:

 

Provas FCC

Para auxiliar nos estudos, acesse as provas dos concursos realizados pela FCC – Fundação Carlos Chagas.

 

Agora que você já conhece as melhores dicas de como passar na FCC, confira também nosso artigo sobre revisão para concursos.

Bons estudos!

[Total: 15    Média: 4.3/5]