%

Probabilidade Concurso

Concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo 2018

 

O último concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo foi em 2013. Foram ofertadas 16 vagas para Auditor Fiscal da Receita Estadual, com previsão para formação de cadastro reserva. Para esse cargo, foi exigido nível superior em qualquer área de formação. O concurso teve validade por 4 anos.

 

O concurso anterior foi organizado pela banca Cespe/UnB. A prova foi composta por questões objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, mais Análise de Títulos, de caráter somente classificatório. Havia 100 questões objetivas, das quais 70 correspondiam a conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos.

 

O cargo de auditor possui as seguintes atribuições: dar início à  auditorias relativas a fatos geradores de competência estadual, praticar atos relativos à análise de registros fiscais e contábeis dos contribuintes, vistoria e apreensão de mercadorias, bens, equipamentos, livros e documentos, entre outras incumbências.

 

Em 2016 houve abertura de um Processo Seletivo para preenchimento de Cargos Comissionados para a SEFAZ/ES para os ofícios de Chefe da Agência da Receita Estadual I (4), Chefe da Agência da Receita Estadual II (1), Subgerente Fiscal – Região Metropolitana (1), Subgerente Fiscal Região Nordeste (1), Subgerente Fiscal Região Sul (1), Gerente Tributário (1) e Gerente Fiscal (1). Esse concurso foi composto de análise curricular e entrevista. Para os avaliadores, algumas características eram bastante importantes para a contratação, entre elas: Capacidade de Articulação e Pactuação, Excelência na Gestão, Proatividade, Inovação e Conhecimento como Fonte de Ação, Estratégia, Processo Decisório, Solução de Conflitos e Dinamismo.

 

Dessa forma, é evidente que não há interesse da parte da administração pública, SEFAZ/ES em questão, em fazer algum concurso para área fiscal, visto que foi preferível fazer uma seleção para cargos comissionados, ao invés de servidores estatutários. Contudo, é sempre imprescindível uma boa preparação antes da publicação do edital.

 

Infelizmente não há nenhum comunicado oficial referente à realização de um novo concurso, mas há a expectativa que seja lançado em breve, já que o último teve sua validade expirada neste ano de 2017.

[Total: 0    Média: 0/5]