fbpx

Uma dúvida bastante frequente que ocorre a quem foi aprovado no concurso público é sobre o que fazer até a hora de tomar posse no cargo.

Logo que se é aprovado, pode bater aquele sentimento de vazio. Isso porque após ficar muito tempo  estudando de maneira intensa e focada, seu objetivo foi alcançado. Porém, ainda não é hora de começar a trabalhar. Assim, cria-se uma espécie de “vácuo” na rotina.

Essa “entressafra” pode ser gatilho para muita ansiedade e até mesmo a tomada de decisões ruins, que prejudiquem a vida profissional e financeira do futuro servidor.

Muitos concurseiros já têm um emprego e pode ser muito importante mantê-lo até que chegue a hora de estar atuando efetivamente no tão desejado órgão, na tão sonhada carreira do serviço público.

Enfim, há algumas possibilidades para esse período entre a aprovação e a posse. Mas, antes,  é preciso avaliar muito bem qual delas se encaixa melhor no seu contexto.

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então acompanhe com a gente as informações deste post e decida com mais tranquilidade o que fazer após ser finalmente aprovado no concurso público.


Fui aprovado no concurso público, e agora?

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o período entre a aprovação no concurso público e a efetiva convocação para a posse não tem um padrão definido: pode ser curto, breve, ou pode ser bem longo, levando vários meses.

E é preciso estar preparado para encarar qualquer uma dessas hipóteses.

É bem comum ficar nervoso quanto a isso, afinal, se trata do seu futuro e de um objetivo muito almejado. Porém, é hora de colocar a mente nos eixos e considerar prós e contras de cada passo a ser dado.

Siga com a gente para saber quais as etapas até a efetiva posse e como manter a tranquilidade, fazendo escolhas acertadas depois de aprovado no concurso público.

Da aprovação até a homologação

Em média, a documentação dos aprovados deve ser entregue em, no máximo, 60 dias a contar da divulgação dos resultados. Essa é a hora da convocação para a homologação. Portanto, é importante ficar de olho do Diário Oficial da União e no site da banca organizadora para não perder os prazos.

Aproveite esse tempo para organizar a papelada e correr atrás de algo que esteja pendente. É fundamental estar com tudo em dia para não correr o risco de perder a vaga por um descuido qualquer. Você já foi muito longe para marcar bobeira nesse ponto, não é mesmo?

Contudo, a convocação para a entrega de documentos e exames finais ainda não garante a nomeação e a posse, e nem define uma data para que isso ocorra.

Da homologação até a nomeação

De fato, o período entre a entrega dos documentos e a nomeação é o momento que gera mais inquietação. Em alguns casos é bastante rápido, noutros pode demorar. E é aqui que o aprovado e futuro servidor precisa ter muita paciência para não dar um passo em falso.

Muita gente se empolga e acaba fazendo escolhas ruins, como abandonar o emprego, por exemplo. Porém, caso a posse ainda demore muito, a pessoa pode acabar passando por dificuldades financeiras.

Há quem pense nessa questão com antecedência e tenha guardado uma quantia para poder ficar alguns meses na espera. Também há quem conte com  ajuda da família nessa hora. Mas, nem sempre isso é possível.

Então, se você tem um emprego e foi aprovado, avalie com muita cautela se é o caso de pedir demissão. Ou, ainda, anunciar que passou em um concurso público e vai deixar a empresa.

É sempre bom avisar com alguma antecedência e dar tempo para seu empregador substituí-lo, não deixando ninguém na mão. Contudo, fazer isso muito antes pode gerar desconforto no período em que você ainda precisa estar diariamente naquele ambiente.

Ou seja, aqui vai depender do tipo de trabalho que você exerce da relação que mantém com os gestores.

Da nomeação até a posse

Após a nomeação, ainda há um caminho a ser percorrido pelo aprovado no concurso público. Leva-se cerca de 30 dias para a tomada de posse efetiva do cargo. Ou seja, ainda aqui, embora muito mais perto da vaga, é preciso ter paciência.

De maneira geral, após a nomeação é possível respirar aliviado, pois trata-se de uma confirmação de que você será mesmo chamado para o serviço público.

Aproveite esse período para fazer ajustes na rotina, resolver pendências e se preparar mentalmente para a nova etapa da sua vida como servidor público. Você pode, ainda, fazer algum curso ou ler materiais sobre a sua nova área/órgão de atuação. Usar o tempo livre para se aprimorar é sempre uma boa ideia.

Depois da posse

Já empossado, tudo começa a se encaixar. Mas, ainda assim, pode persistir uma certa ansiedade. Afinal, dar início a uma nova carreira ou chegar em um ambiente completamente novo nunca é tão simples.

Há muitos processos e rotinas dos quais você precisa se inteirar e, claro, pessoas que precisa conhecer e interagir.

Dessa forma, busque primeiramente entender como as relações funcionam, qual o clima do lugar, como cada pessoa trabalha e convive. Ouça mais sobre os outros e fale menos de você.

Porém, faça perguntas sobre o serviço sempre que precisar. Não fique com dúvidas, pois não é vergonha não saber. Tome a iniciativa de aprender, afinal, quanto antes você pegar o jeito, mais fluido será o seu desempenho e o seu encaixe na equipe.

Com esses pequenos cuidados você vai se adaptando ao ambiente e ele a você sem grandes percalços.

Se você foi aprovado no concurso público, parabéns! Porém, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o que fazer até a chegada do dia da posse, deixe seu comentário neste post. Será um prazer responder e ajudá-lo a encarar mais essa fase tão importante para o seu futuro.

E aproveite para curtir e acompanhar as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Por lá você vai encontrar muitas dicas, ferramentas e todas as novidades do universo concurseiro.

Conte com a gente!

Bons estudos!

ASSINATURA ILIMITADA DO GRANCOM MAIS DE 80% DE DESCONTO
(pouco tempo!)

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

Prontinho, agora você tem acesso a todo material grátis.