Quer informações sobre as principais bancas examinadoras do país? Está no lugar certo! Trazemos neste artigo o perfil completo da banca Consulplan.

Como gostamos de reforçar, é muito importante para o candidato conhecer o estilo e os detalhes da banca responsável pelo concurso do qual pretende participar. Afinal, cada uma delas tem peculiaridades que podem fazer a diferença na hora de responder às questões da prova.

Se você sabe que determinada banca é conhecida pelas pegadinhas, vai ficar mais atento. Uma pode ser famosa pela complexidade das Exatas, outra precisa de mais foco nas Humanas ou Jurídicas. E assim por diante.

Ao compreender o estilo da banca examinadora do concurso, seus estudos poderão ser melhor direcionados e, com isso, serão também mais efetivos.

Confira agora como é o estilo da banca Consulplan!

 

Entenda o que é uma banca examinadora

 

Em linhas gerais, uma banca examinadora (ou banca organizadora) é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Banca Consulplan – Histórico

 

A Consulplan é uma das maiores bancas examinadoras privadas de concursos públicos e demais processos seletivos do Brasil. Fundada em Muriaé (MG) há quase 20 anos, a empresa atende editais em todo o país, para todos os tipos de órgãos e entidades. Segundo informações do site da Consulplan, mais de 15 milhões de pessoas já foram testadas pelas provas da banca.

Seu principal diferencial é ter uma estrutura robusta, que inclui parque gráfico e até aeronave própria. Esse aparato permite à banca Consulplan ficar a cargo de todas as etapas de um concurso, sem a necessidade de terceirizar serviços.

 

Banca Consulplan – Perfil

 

A banca Consulplan é tida como uma banca relativamente fácil. Dizemos “relativamente”. A razão é porque embora as questões não tenham um nível muito alto de complexidade, o conteúdo é extenso e solicitado na íntegra em todas as disciplinas. Além disso, tem por hábito aplicar algumas pegadinhas.

A banca costuma trazer enunciados simples, com perguntas objetivas, em questões de múltipla escolha (com cinco alternativas cada). As provas da banca são perfeitas para quem tem facilidade de memorização, pois pedem respostas muito literais e conceitos.

Ou seja,

quem tem aptidão para o famoso “decoreba” vai se dar bem.

 

Banca Consulplan – Principais concursos

 

A banca Consulplan é conhecida por atender um grande número de concursos de prefeituras em todo o país, além de vestibulares. Também é, normalmente, quem fica a cargo das provas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), TRF (Tribunal Regional Federal) e TJ (Tribunal de Justiça) do Rio de Janeiro e Minas Gerais (onde está localizada sua sede).

No entanto, também já foi responsável por editais de órgãos e entidades federais, como Correios, IBGE, Embrapa e Aeronáutica.

 

Banca Consulplan – Nível de dificuldade

 

Diferente de bancas como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Cespe/Cebraspe, a banca Consulplan é considerada mais fácil. Com um grau de dificuldade baixo ou moderado. Mesmo nas provas de Exatas ou Jurídicas, não há nenhuma grande dificuldade ou complexidade. Nas Humanas, basta atentar aos enunciados, que costumam ser bem claros e objetivos.

 

Banca Consulplan – Provas

Língua Portuguesa

 

A prova de Língua Portuguesa da banca Consulplan tem uma abordagem bastante didática, focada na gramática normativa. Tem por costume trazer textos diretos e curtos, normalmente referentes a temas sociais, retirados de jornais, revistas ou poemas.

A banca Consulplan cobra para a disciplina de Português: colocação pronominal, pontuação, concordância verbal, período simples e composto, acentuação, crase, vocábulos e ortografia.

 

Informática

 

A prova de Informática da banca Consulplan é bem elaborada, mas de simples resolução, focando em questões que abordem temas do dia a dia do usuário, como hardware básico, e-mail e ferramentas Office.

 

Direito

 

As provas de Direito da banca Consulplan são consideradas muito acessíveis. Isso porque não exigem jurisprudência e doutrina, mas somente a literalidade da lei, ou “lei seca”, da Constituição Federal, do Código de Processo Civil e demais legislações.

 

Para auxiliar nos estudos, você pode conferir as provas dos concursos realizados pela Consulplan.

 

Banca Consulplan – Autores utilizados

 

Três autores são recorrentes nas provas de Direito da banca Consulpan: Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo) e Alexandre de Moraes (Direito Constitucional).

 

Banca Consulplan – Dicas

 

Veja algumas dicas importantes para você se sair muito bem nas provas da banca Consulplan:

 

  • Memorize conceitos e fórmulas, as provas costumam exigir bastante “decoreba”.
  • Fique atento às pegadinhas.
  • Em Língua Portuguesa, foque em interpretação de texto.
  • Em Direito, atenha-se à “lei seca” da Constituição Federal e demais legislações.
  • Resolva questões de provas anteriores da banca.
  • Não deixe para estudar apenas quando o edital estiver disponível.

 

Banca Consulplan – Melhores cursos preparatórios

 

Estudar sozinho, por apostilas, é uma possibilidade, com certeza. Há muitos casos de pessoas que optaram por esse tipo de preparação e se deram muito bem! No entanto, se você tem tempo e dinheiro para investir, um curso preparatório pode ser uma excelente alternativa para potencializar seu aprendizado e agilizar a aprovação.

Mas, para fazer a escolha mais adequada as suas necessidades e ao seu bolso, é importante conhecer os melhores cursos preparatórios disponíveis no mercado. Verifique se o material é de qualidade e se a equipe de professores conta com profissionais experientes na área de concursos. E que conheçam os segredos das bancas examinadoras, inclusive da banca Consulplan.

Nós do Próximos Concursos temos confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. Outra excelente opção é o Gran Cursos, igualmente bem avaliado e com ótimo material de estudo.

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 


Conhecer a fundo o estilo da banca examinadora é essencial para quem quer passar mais rápido em um concurso público. Pensando nisso, nós criamos uma série de perfis, com avaliações completas das principais bancas do país. Confira nosso material sobre a
FGV, Vunesp e Cesgranrio.

Aproveite para acessar também nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que é importante no universo concurseiro: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

E lembre-se: estamos aqui para lhe ajudar na caminhada até a aprovação!  

Bons estudos!

[Total: 2    Média: 4.5/5]