fbpx

Você é daqueles que têm medo da concorrência em concursos públicos?

Tem muitas dúvidas e até receio de participar das provas por causa disso? Você precisa, então, ler este artigo que desvenda mitos e traz verdades sobre o assunto!

 

Quando um concurso tem milhares de inscritos — como é o caso do INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, TCU, etc — costuma-se dizer que ele é “muito concorrido”. De fato, se levarmos em conta apenas a relação candidato X vaga, parece uma tarefa impossível ser aprovado com tanta gente participando.

 

No entanto, é preciso ter em mente que o volume de inscritos não é fator decisivo e está longe de representar a verdadeira concorrência. Afinal, do momento da inscrição até o fim da prova há um caminho no qual muitos podem ficar para trás. E é nesse processo que você pode se destacar para atingir o seu objetivo.

 

Então, mantenha a calma e o foco. E leia nosso artigo para saber muito mais!

 

Concorrência em Concursos – O que é abstenção?

 

A abstenção é a ausência do candidato na hora da prova. E o índice de pessoas que por algum motivo desistem ou ficam incapacitadas de comparecer ao local da prova do concurso é bastante significativo, ficando, em geral, perto de 30% do total de inscritos.

 

Ou seja: a média de abstenção em concursos é bastante alta. E isso representa muitos candidatos a menos na concorrência.

 

A maioria das bancas examinadoras costuma divulgar o número de abstenções após as provas. Portanto, busque essa informação de editais anteriores quando for se inscrever para um concurso. Isso lhe dará uma ideia geral do número real de participantes que costumam estar presentes em uma seleção para determinado órgão ou entidade. E pode lhe ajudar a se manter confiante.

 

Concorrência em Concursos – Todos os candidatos estão preparados?

 

Mito absoluto! Na verdade, em média apenas 50% dos candidatos estão realmente seguros na hora da prova. A outra metade não se preparou adequadamente, com tempo suficiente, está apenas se testando ou, ainda, nem tem a menor ideia do por quê está participando de um concurso.

 

Há também aqueles candidatos que estão preparados quanto ao conteúdo, mas não estão emocionalmente aptos para lidar com a pressão e a ansiedade na hora da prova. Estes vão acabar obtendo um resultado insatisfatório.

 

De maneira geral, apenas entre 8% e 10% dos candidatos estão realmente em condições de disputar uma vaga e representam concorrência.

 

Então, se você se preparar bem e se manter tranquilo, já estará em vantagem. Não há mágicas ou milagres nessa caminhada. A sorte, nesses casos, é você mesmo quem faz!

 

Na escalada até a aprovação, é preciso ter persistência. Ninguém fica pronto do dia para a noite. Mas quem se dedica com vontade e mantém o foco, é sempre recompensado.

 

Por isso, se você leva a sério a sua preparação, não precisa ficar com medo da concorrência em concursos. Sua hora vai chegar!

 

E saiba que pode contar com a gente nesse caminho!

 

Para acessar conteúdo de qualidade, acompanhar a evolução dos editais de Norte a Sul do país e conhecer as melhores dicas para arrasar nas provas, acesse e curta também nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 4 Average: 4.8]


Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

You have Successfully Subscribed!