fbpx

Provas de Concurso para ProfessorAs provas de concurso para professor são muito aguardadas pelos profissionais da área da Educação. Os interessados podem concorrer a vagas de professor substituto ou temporário, professor regular dos ensinos Fundamental e Médio em escolas municipais, estaduais e institutos federais.

Há também oportunidades para professores acadêmicos, em universidades públicas.  

 

Para ter acesso as principais vagas disponíveis na Área da Educação visite nossa Seção de Concursos Abertos, lá você irá encontrar oportunidades em todos os estados do país:

 

Concursos Abertos para diversos cargos em todos os estados do Brasil

 

Está interessado em concorrer a uma vaga de professor no serviço público? Aproveite para saber todos os detalhes das provas!

 

Saiba mais sobre provas de concurso para Professor

 

Como são as provas?

 

De maneira, geral, as provas de concurso para professor envolvem as mesmas disciplinas e o mesmos conteúdos, embora haja centenas de seleções para a profissão todo ano em todo o país. Afinal, é grande o número de editais lançados por secretarias municipais e estaduais, além de universidades e institutos federais.

A prova objetiva em concurso para professor pode ter entre 80 e 100 questões de múltipla escolha (cinco alternativas e apenas uma resposta correta), divididas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

 

Conhecimentos Gerais

 

Conhecimentos Específicos

 

  • Temas Educacionais e Pedagógicos.
  • Questões sobre a área de atuação da vaga pretendida.

É importante lembrar que, em concursos municipais e estaduais, são solicitados conhecimentos acerca da Lei Orgânica e outras legislações específicas da cidade/estado.

 

Podem, ainda, cair questões referentes à História e Geografia local.

 

No link abaixo você encontra provas para o cargo de professor de diversas instituições. Basta clicar e turbinar a preparação!

 

Provas anteriores

 

Qual o conteúdo programático?

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Domínio da ortografia oficial. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). Aspectos gerais da redação oficial. Finalidade dos expedientes oficiais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero.

Bases Legais e Temas da Educação Nacional e Distrital

Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino. Políticas Públicas para a Educação Básica. Gestão Democrática.

Informática Básica

Noções de sistema operacional (ambientes Windows). Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office). Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet, extranet. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome). Programas de correio eletrônico (Microsoft Office Outlook, Mozilla Thunderbird). Sítios de busca e pesquisa na Internet. Redes sociais. Computação na nuvem (cloud computing). Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação. Procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). Procedimentos de backup. Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).  

Temas Educacionais e Pedagógicos

Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula. Currículo: do proposto à prática. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Educação a Distância. Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos. Educação de Jovens e Adultos. Educação Integral. Educação do Campo. Educação Ambiental. Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva e o Papel do Professor. Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-cultural. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Coordenação Pedagógica.  Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada. Processo ensino-aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social e ético do professor. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. Função histórico-cultural da escola. Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores.

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos. Para ler as análises completas das principais bancas de todo o país, clique no nome da instituição e saiba mais:

Quais as melhores técnicas para estudar?

A preparação para um concurso costuma ser exaustiva. Mas, para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e podem agilizar a aprovação. Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos.

Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursinhos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais. No entanto, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor.

Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos. E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.  

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Ficou interessado nas provas de concurso para professor?

Essa pode ser a sua chance de entrar no serviço público, garantindo a tão sonhada estabilidade. Para mais conteúdo do universo concurseiro, dicas e análises completas, siga também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 2 Average: 5]


Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!