fbpx

Concentração nos Estudos: 7 Dicas para Melhorar a Concentração e Mandar Bem no ConcursoPor mais engajado que o concurseiro esteja, volta e meia aquele fantasma aparece: a falta de concentração nos estudos.

 

Esses períodos de bloqueio são muito comuns, especialmente em preparações longas como a de um concurso público.

 

Contudo, sabemos que sem concentração, nada feito! Você não consegue reter a informação, avançar nas leituras ou nos exercícios. Ou seja, seu aprendizado fica bastante prejudicado.

 

Mas, a boa notícia é que há muitas maneiras de driblar esse problema e seguir firme rumo à aprovação.

 

Neste artigo selecionamos algumas orientações que vão lhe ajudar a ter melhor concentração nos estudos para o concurso. São pequenas dicas e ajustes na rotina que podem ser feitos rapidamente e terão resultados bastante positivos.

 

Ficou curioso para saber como pode aumentar seu rendimento de forma simples e rápida?

 

Acompanhe o post e reveja seus hábitos agora mesmo!

7 maneiras de melhorar a concentração nos estudos. Confira!

 

1 – Afaste-se das redes sociais

 

cel redes sociais apps aplicativos

A internet pode ser uma maravilhosa fonte de pesquisa de conteúdo, mas também um entrave quando você não consegue se impor limites.

 

Porém, se você não resiste à tentação de dar “só uma espiadinha” em blogs, aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais, o jeito é manter-se afastado do computador e do celular durante os estudos. Portanto, coloque-os fora do alcance da visão e das mãos.

 

Outra opção, um pouco mais radical, é bloquear todas as notificações no celular. Não falamos apenas em silenciar o aparelho, mas desativar os avisos de chamada, compartilhamentos e curtidas. Isso porque só o barulhinho de aviso ou a mensagem na tela já funcionam como distrações, tornando a concentração mais difícil.

 

2 – Tenha uma boa noite de sono

 

Uma noite mal dormida pode derrubar qualquer pessoa. Isso porque é durante o sono que recuperamos nossas energias e damos aquele descanso merecido ao nosso cérebro. Sem esse combustível, nosso corpo começa a falhar e a falta de concentração nos estudos é o primeiro indício de que algo vai mal.

 

Por isso, o ideal é dormir entre seis e oito horas por noite — esse período varia de organismo para organismo, claro. E o mais importante é que seja um sono de qualidade.

 

Se o seu travesseiro incomoda, troque por outro, mais ergonômico e próprio para suas necessidade Se você tem acordado várias vezes durante a noite, tente alguma técnica de relaxamento antes de deitar, como meditação guiada ou técnicas de respiração. Há quem se beneficie também da aromaterapia, uma vez que algumas fragrâncias, como lavanda, por exemplo, são calmantes.

 

Agora, se você tem enfrentado insônia constante, daquela que lhe deixa totalmente prostrado durante o dia, não perca tempo e procure a ajuda de um profissional da área da Saúde para iniciar um tratamento específico.

 

3 – Programe pausas no cronograma

 

jornada de trabalho concurso publico

Um bom planejamento é fundamental para ter sucesso na preparação para o concurso público. Sendo assim, você terá que prever também em seu cronograma as horas de descanso. Sem pausas programadas, vai ser difícil manter a concentração nos estudos.

 

Render muito é ótimo.

 

Chegar ao fim do dia sentindo-se altamente produtivo, cumprindo todo a lista do planejamento, é excelente. No entanto, cuidado com os excessos.

 

Bater metas a qualquer preço não é bem o que podemos chamar de sucesso. Especialmente se isso envolve o comprometimento da sua saúde física e mental.

 

Quando sentir que não está rendendo, que o cansaço bateu forte ou que está muito distraído, pare tudo e se permita relaxar um pouco. Na maioria das vezes, depois de um tempinho fazendo outras coisas (tome um café, veja um filme, etc) ou fazendo absolutamente nada, tudo volta ao normal. E você fica até ainda mais focado!

 

4 – Varie o material de estudo

 

Aqui está algo que muitas pessoas ignoram, mas que faz bastante diferença.

 

A repetição é importante para fixarmos o conteúdo, sabemos disso.

 

No entanto, sempre o mesmo material pode ter efeito contrário e ser tremendamente tedioso, afetando muito a concentração nos estudos.

 

Qualquer tarefa repetida muitas vezes pode ser entediante. Então, se você ficar oito ou 12 horas por dia em cima de uma apostila, lendo e relendo o conteúdo, pode apostar que o aproveitamento vai ser mínimo.

 

Já que os temas se mantêm os mesmos, tente variar o material de estudo. Comece com apostilas, depois assista uma videoaula, faça exercícios, teste técnicas de concentração e memorização diferentes.

 

Não estude apenas uma disciplina por dia, revise duas ou três. Quando estiver muito cansado de Matemática, por exemplo, passe para uma bem diferente, como Língua Inglesa. Com certeza você vai se sentir menos inclinado a abandonar o estudo dessa forma.  

 

5 – Busque energia de forma saudável

 

Infelizmente, muitos concurseiros buscam ajuda para manter a concentração nos estudos em energéticos e remédios.

 

Entretanto, essas substâncias podem ser muito prejudiciais à saúde, especialmente quando há exagero nas doses ou nenhuma orientação médica.

 

Para fugir dessas armadilhas, há muitas outras opções mais saudáveis. O café costuma ser um grande aliado — sem excessos, uma ou duas xícaras por dia. Um bom chá de canela, um pote de açaí, um suco de guaraná. Essas são substâncias com efeito energético, mas totalmente naturais. Busque esses produtos in natura, em lojas especializadas.  

 

Outra maneira muito simples de se energizar é praticando exercícios com regularidade.

 

Pode parecer contraditório, uma vez que irá, provavelmente, se cansar fisicamente.

 

Entretanto, atividades físicas ajudam a melhorar a cognição, aumentando a neurogênese na região do hipocampo do cérebro. Ou seja, ajuda a produzir novos neurônios e aumenta a atividade cerebral o que é vital para o aprendizado.

 

Além disso, quando nos exercitamos, o cérebro libera um importante neuro-hormônio: a endorfina. Ela tem uma ação analgésica que dá a sensação de bem-estar e alegria. 

 

6 – Atente ao seu local de estudos

 

As distrações podem ser muitas, não é mesmo? É preciso travar uma verdadeira batalha contra elas!

 

E é por essa razão que o seu local de estudos precisa ser o mais neutro possível.

 

É bastante difícil manter a concentração em um espaço por onde circulam outras pessoas, por exemplo. Sendo assim, procure um local tranquilo, bem iluminado e arejado. Sente-se confortavelmente, em uma mesa e cadeira pensadas ergonomicamente. 

 

Ambientes bagunçados, por vezes, também atrapalham a concentração nos estudos. Mantenha seu espaço organizado e limpo, com tudo que precisa sempre à mão para evitar perder o foco ao procurar algo.

 

Outra recomendação é dar a sua “cara” para o local de estudo.

 

Se for no seu quarto, disponha objetos que lhe ajudem a focar no atingimento do seu objetivo, como um quadro dos sonhos ou uma decoração com frases de sucesso. Para manter esse estímulo em locais públicos, você pode colocar uma proteção de tela no notebook com uma mensagem positiva, por exemplo.

 

7 – Fique de olho nas suas emoções

 

meditar yoga

A falta de concentração nos estudos, muitas vezes, está associada a problemas emocionais.

 

Preocupações com dinheiro, brigas em família, excesso de trabalho, etc. É natural que esse tipo de situação acabe comprometendo seu foco e afetando seu desempenho na preparação para o concurso público.

 

Fique atento a sua saúde mental. Se for preciso, busque ajuda especializada para lidar com suas emoções. Uma boa alternativa é meditar antes de estudar.

 

Esse processo ajuda a desligar a mente dos problemas.

 

Diga para si mesmo que não pode resolvê-las naquele momento e volte-se para o que vai, muito em breve, lhe trazer satisfação: ver seu nome na lista de aprovados.   

 

 

7 maneiras de melhorar a concentração nos estudos para concurso público

 

  1. Afaste-se das redes sociais
  2. Tenha uma boa noite de sono
  3. Programe pausas no cronograma
  4. Varie o material de estudo
  5. Busque energia de forma saudável
  6. Atente ao seu local de estudo
  7. Fique de olho nas suas emoções

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

 

E já que estamos falando em falta de concentração nos estudos, que tal aproveitar para conferir nosso post sobre motivação? Acesse também nossa aba especial com dicas para turbinar seus estudos.

 

E para não perder nenhum conteúdo relevante, acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Nós do Próximos Concursos estamos aqui para lhe ajudar na caminhada até a aprovação.

 

Conte com a gente e bons estudos!

 

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).