Concurso TCE BA 2026: Comissão Formada!

iss horizonte

Novidade de “peso” no mundo do controle externo, concurseiro! O Tribunal de Contas do Estado da Bahia acaba de dar o primeiro passo oficial para o seu novo concurso (Concurso TCE BA) . O ato que institui a comissão organizadora foi publicado justamente hoje, 26 de março de 2026.

Se você estuda para a área de controle, este é um edital para ficar no radar, pois o TCE BA é conhecido por suas excelentes remunerações e estrutura de trabalho.

A comissão, composta por seis servidores, agora inicia os estudos para a definição de vagas, impacto orçamentário e escolha da banca examinadora.

O Cargo em Foco: Auditor (Conselheiro Substituto)

É fundamental não confundir as nomenclaturas. O cargo confirmado para esta comissão é o de Auditor, que em outros tribunais é chamado de Conselheiro Substituto.

  • Perfil do Cargo: Atua na substituição de Conselheiros e na presidência de processos, exigindo notório saber jurídico, contábil, econômico, financeiro ou de administração pública.

  • Requisito: Nível Superior.

  • Status: Comissão oficialmente formada em 26/03/2026.

 

Perspectivas para outros cargos (Controle Externo)

Embora a comissão atual foque no cargo de Auditor (Conselheiro Substituto), o cenário para Auditor Estadual de Controle Externo é muito favorável por dois motivos:

  1. Vacâncias: Existem hoje cerca de 110 cargos vagos entre Auditor de Controle Externo e Auditor de Contas Públicas.

  2. Orçamento 2026: O Orçamento Analítico deste ano já prevê recursos para a realização de novas seleções.

 

 

Situação das Vacâncias (Março/2026)

CargoVagas Abertas (Aprox.)
Auditor Estadual de Controle Externo110
Auditor (Conselheiro Substituto)A definir pela comissão

Análise Estratégica para o “Concurseiro”

  • Validade do Último Edital: O concurso de 2023 já teve sua validade encerrada. Isso aumenta a pressão administrativa para a reposição do quadro, especialmente diante do grande número de aposentadorias previstas.

  • Banca Examinadora: Historicamente, o TCE BA costuma trabalhar com bancas de grande porte, como FGV ou Cebraspe. Se você já estuda para tribunais de contas, mantenha o foco em auditoria governamental e controle externo.

  • Diferença de Nomenclatura: Fique atento! Se você busca a área técnica (fiscalização de obras, contas e contratos), o cargo é o de Auditor de Controle Externo. Se busca a carreira da magistratura de contas, o foco é este novo edital para Auditor.

Boa sorte e bons estudos!

 

Acompanhe o melhor canal com vídeos com dicas de estudos e notícias sobre concursos públicos.