Você já se perguntou se existe um limite de idade para concurso público? E sabe qual a idade mínima? Ou se um aposentado pode prestar concurso? Essas são dúvidas muito comuns. No entanto, nem sempre as informações sobre esses assuntos são claras e podem acabar causando confusão.

 

Muitas pessoas ficam receosas com o limite de idade para concurso público, pois se acham velhas para participar. Mas esse pensamento está equivocado. A idade não é um impedimento para quem sonha em ingressar no serviço público. Ao contrário, pode ser um facilitador, se levarmos em conta a experiência profissional e de vida da pessoa.

 

Para saber mais sobre o assunto, você chegou ao lugar certo. Leia nosso artigo sobre limite de idade para concurso público e não perca tempo!

 

De quais concursos posso participar?

 

Normalmente, a idade mínima para um concurso público é de 18 anos e a máxima gira entre 65 e 70 anos. No entanto, não há qualquer menção a limite de idade para concurso público na Constituição Federal.

 

As exceções são os concursos das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Bombeiros, para os quais é preciso ter, em geral, entre 18 e 30 anos. Isso porque as carreiras dessas corporações requerem atividades com esforço físico acentuado.

 

Claro que é preciso ficar atento a alguns detalhes.

 

Por exemplo: se você está com uma idade avançada, gostaria de ocupar um cargo que exige formação de Nível Superior, mas ainda não começou graduação. É importante, nesse caso, levar em conta o tempo de estudos, que para a maioria dos cursos é entre quatro e seis anos. Sem esquecer que, para alguns concursos é pré-requisito, ainda, ter alguns anos de atuação na área.  

 

Vale a pena investir em concurso se tenho mais de 40/50 anos?

 

Obviamente, essa decisão é muito pessoal. No entanto, acreditamos que sempre vale a pena buscar seus sonhos. Então, se você realmente quer ingressar no serviço público, a idade não será uma barreira.

 

Não deixe de arriscar por pensar que os mais jovens levarão vantagem. Mesmo que você tenha se graduado há muito tempo e esteja enferrujado na teoria, basta fazer um bom planejamento de estudos ou contratar um curso preparatório para concursos que terá as mesmas chances. A seu favor contam ainda a maturidade e tudo de bom que vem com ela, como a paciência e a experiência profissional.

 

Quem é aposentado pode fazer concurso público?

 

Para quem é aposentado da iniciativa privada, é legalmente possível prestar um concurso e ocupar uma vaga no serviço público. No entanto, para quem é funcionário público aposentado, a lei não permite o acúmulo de rendimentos (exceto para casos especificados no art 37, XVI, da Constituição Federal).

 

Uma possibilidade para servidores que querem seguir atuando após a aposentadoria é a chamada reversão (Lei 8.112, art. 25). Neste processo, a pessoa aposentada pode retomar as atividades, mas apenas no mesmo cargo no qual se aposentou.

 

Esperamos ter respondido suas dúvidas sobre o limite de idade para concurso público. Se ainda tem perguntas, deixe seu comentário que teremos o maior prazer em responder!

 

Aproveite para acessar também as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Conteúdo exclusivo com absolutamente tudo sobre o mundo dos concursos.

 

Conte com a gente na caminhada até a aprovação!

 

Bons estudos!

 

[Total: 1    Média: 4/5]
Quer receber as melhores dicas de estudos no seu Whatsapp? Clique aqui!
Holler Box