Você já se perguntou se existe um limite de idade para concurso público? E sabe qual a idade mínima? Ou se um aposentado pode prestar concurso? Essas são dúvidas muito comuns. No entanto, nem sempre as informações sobre esses assuntos são claras e podem acabar causando confusão.

 

Muitas pessoas ficam receosas com o limite de idade para concurso público, pois se acham velhas para participar. Mas esse pensamento está equivocado. A idade não é um impedimento para quem sonha em ingressar no serviço público. Ao contrário, pode ser um facilitador, se levarmos em conta a experiência profissional e de vida da pessoa.

 

Para saber mais sobre o assunto, você chegou ao lugar certo. Leia nosso artigo sobre limite de idade para concurso público e não perca tempo!

 

De quais concursos posso participar?

 

Normalmente, a idade mínima para um concurso público é de 18 anos e a máxima gira entre 65 e 70 anos. No entanto, não há qualquer menção a limite de idade para concurso público na Constituição Federal.

 

As exceções são os concursos das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Bombeiros, para os quais é preciso ter, em geral, entre 18 e 30 anos. Isso porque as carreiras dessas corporações requerem atividades com esforço físico acentuado.

 

Claro que é preciso ficar atento a alguns detalhes.

 

Por exemplo: se você está com uma idade avançada, gostaria de ocupar um cargo que exige formação de Nível Superior, mas ainda não começou graduação. É importante, nesse caso, levar em conta o tempo de estudos, que para a maioria dos cursos é entre quatro e seis anos. Sem esquecer que, para alguns concursos é pré-requisito, ainda, ter alguns anos de atuação na área.  

 

Vale a pena investir em concurso se tenho mais de 40/50 anos?

 

Obviamente, essa decisão é muito pessoal. No entanto, acreditamos que sempre vale a pena buscar seus sonhos. Então, se você realmente quer ingressar no serviço público, a idade não será uma barreira.

 

Não deixe de arriscar por pensar que os mais jovens levarão vantagem. Mesmo que você tenha se graduado há muito tempo e esteja enferrujado na teoria, basta fazer um bom planejamento de estudos ou contratar um curso preparatório para concursos que terá as mesmas chances. A seu favor contam ainda a maturidade e tudo de bom que vem com ela, como a paciência e a experiência profissional.

 

Quem é aposentado pode fazer concurso público?

 

Para quem é aposentado da iniciativa privada, é legalmente possível prestar um concurso e ocupar uma vaga no serviço público. No entanto, para quem é funcionário público aposentado, a lei não permite o acúmulo de rendimentos (exceto para casos especificados no art 37, XVI, da Constituição Federal).

 

Uma possibilidade para servidores que querem seguir atuando após a aposentadoria é a chamada reversão (Lei 8.112, art. 25). Neste processo, a pessoa aposentada pode retomar as atividades, mas apenas no mesmo cargo no qual se aposentou.

 

Esperamos ter respondido suas dúvidas sobre o limite de idade para concurso público. Se ainda tem perguntas, deixe seu comentário que teremos o maior prazer em responder!

 

Aproveite para acessar também as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Conteúdo exclusivo com absolutamente tudo sobre o mundo dos concursos.

 

Conte com a gente na caminhada até a aprovação!

 

Bons estudos!

 

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!

GRAN CURSOS

BLACK FRIDAY DA APROVAÇÃO

50% DE DESCONTO NA ASSINATURA ILIMITADA

Com a Assinatura Ilimitada e o Gran Sistema de Ensino, você vai mudar a sua vida com apenas R$ 5 reais por dia!

Promoção válida até às 23h59 do dia 23/11

CADASTRO REALIZADO COM SUCESSO