fbpx

resiliência nos estudosMuito se tem falado em resiliência nos estudos, especialmente quando se trata de concurso públicos.

Isso porque a preparação dos concurseiros não é mesmo moleza, e é preciso mais que tempo livre e o sonho de ser aprovado.

Mas pouca gente sabe, de fato, o que é resiliência e como ela se aplica não só na trajetória até a aprovação no serviço público, mas no dia a dia, em todos os âmbitos da vida.

 

Ficou interessado no assunto? Quer saber como a resiliência pode te fazer chegar lá mais rápido e mudar completamente seu mindset?

Acompanhe neste artigo tudo que você precisa saber sobre resiliência nos estudos.

 

 

O que é resiliência?

 

Segundo nos diz o dicionário Michaelis, resiliência é a “elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original. Capacidade de rápida adaptação ou recuperação”.

 

A Psicologia, por sua vez, se apropriou do termo da Física e quando fala de resiliência em seres humanos, trata da capacidade que as pessoas têm de enfrentar obstáculos, superar dificuldades (sejam quais forem) e lidar com a pressão. Isso tendo o discernimento de que nem tudo se pode mudar, mas é preciso se adaptar.

 

Ou, no bom popular, é fazer uma limonada do saco de limões.

 

No mundo do trabalho, por exemplo, uma pessoa considerada resiliente é aquela que vê no problema um trampolim, não um alçapão. É quem transforma um erro, um conflito, um contratempo em energia para solucionar a questão.

 

Nos relacionamentos, a resiliência torna a convivência com quem é diferente possível, traz serenidade para responder os questionamentos e aceitar o que você não tem ingerência. Com isso, pode se livrar de pessoas tóxicas e até mesmo evitar ser uma.  

 

A resiliência, em resumo, nos ajuda a sair da zona de conforto, a não desistir dos verdadeiros objetivos e aprender com nossos erros.  

 

Por que aplicar a resiliência nos estudos?

 

Como bem sabemos, a vida de um concurseiro não é nada mole. E enfrentar problemas e grandes desafios é quase uma regra. Sendo assim, a resiliência é mais que bem-vinda, ela se torna fundamental para o atingimento dos objetivos de forma mais rápida e menos pesada.

 

Ela se mostra necessária quando um candidato é reprovado. Afinal, somos humanos e uma reprovação ou um resultado muito aquém do esperado é algo que abala as estruturas, começa a minar a autoestima. Muitos abandonam os estudos, desistem do sonho, se frustram com a caminhada.

 

É nessa hora que a resiliência trabalha, fazendo com que a pessoa transforme esse tropeço em algo positivo, em mais determinação, aceitando que realmente não estava preparado e, assim, sabendo que há como melhorar e a batalha não está perdida.

 

A resiliência nos estudos também é vital. Praticamente todo concurseiro já passou por situações nas quais quase entregou os pontos. É o cansaço, a cobrança, a falta do tempo livre com amigos e família, o lazer… tudo isso vai somando e há horas em que o peso parece insuportável.

 

Noutros momentos parece que a matéria é impossível de ser compreendida, ou que você não vai dar conta do volume de material. Falta tempo e dinheiro para investir mais e melhor na preparação.

 

Aí também entra a resiliência.

 

Vamos ser sinceros, não há parte fácil em estudar para concursos!

 

E essa é a primeira coisa que você tem que ter em mente: não é só com você, não é impossível, você consegue, como muitos outros já conseguiram.

 

Como aumentar a resiliência no dia a dia?

 

Durante nossa vida, muitos serão os momentos em que vamos ficar frustrado, com aquele sentimento de derrota. É natural. Ninguém passa batido, por melhores que sejam suas condições emocionais ou financeiras.

No entanto, não há uma chave que “liga” a resiliência em você. Não é do dia para a noite que as coisas acontecem. Mas há uma série de passos e hábitos que podem ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais resiliente.

Aqui é importante não confundir resiliência com acomodação. Ao contrário, o resiliente usa o problema para sair mais forte, para fazer algo novo. O resiliente não desiste, ele apenas muda seus planos, se adapta, faz diferente.  

 

 

Confira 10 dicas para ter mais resiliência nos estudos e na vida

 

 

1 – Tenha um propósito

 

Tenha um propósito, mas mantenha seu olhar no que é possível realizar.

Não crie metas impossíveis para si mesmo.

Esse é a caminho mais rápido para a frustração.

Ao contrário, definindo uma estratégia mais comedida, com um passo de cada vez, você vai caminhar mais longe.

 

2 – Aprenda a ser uma pessoa mais otimista

 

Ver a vida com olhos positivos é fundamental para superar qualquer obstáculo.

 

3 – Seja grato

 

 

 

 

 

Foque mais no que está dando certo e menos no que deu errado ou ainda não está ideal.

 

4 – Veja erros como oportunidades de melhoria

 

Encare os erros como chances de recomeçar com mais experiência, de se reinventar com mais fôlego.

Nem sempre é fácil, mas é um exercicio necessário.

 

 

 

 

5 – Abrace as mudanças

 

Se mudar é inevitável, aceite e dê tudo de si para tornar essa virada de direção algo bom.

Com o tempo, verá que isso foi importante para lhe tirara da zona de conforto — que é confortável, mas nem sempre nos faz pessoas e profissionais melhores.

 

 

 

6 – Aposte em autoconhecimento

 

Saber mais sobre você mesmo é uma regra que vale para tudo na vida. Quanto mais nos conhecemos e nos respeitamos, mais entendemos como utilizar os momentos ruins para nos fortalecer. E também aprendemos a usar nossos pontos fracos a nosso favor.

 

 

 

7 – Peça ajuda

 

Uma boa rede de apoio é a base para fortalecer o indivíduo nos momentos não tão bons.

Falamos aqui de família e amigos, mas também de ajuda profissional, se for o caso.

Não há nada de errado em participar de grupos de troca de experiências ou terapia.

 

 

8 – Respire

 

Isso mesmo, ao sentir-se fraco, ao perder uma batalha, dê-se um tempo, se afaste temporariamente.

Isso não significa fraqueza ou desistência, mas saber ser gentil consigo mesmo.

 

 

 

9 – Não tema o futuro

 

Faça de tudo para evitar o medo do desconhecido, do que não tem ingerência.

Arrisque-se e se fortaleça para encarar os resultados.

Eles podem ser surpreendentemente bons para você.

 

 

 

10 – Tenha disciplina

 

Novamente, essa é uma regra que deve ser considerada para todos os aspectos da vida.

Se ela, por mais difícil que possa parecer às vezes, a estrada é mais tortuosa e as chances de ficar pelo caminho são maiores.

 

 

 

Confira 10 dicas para ter mais resiliência nos estudos e na vida

 

  1. Tenha um propósito.
  2. Aprenda a ser uma pessoa mais otimista. 
  3. Seja grato.
  4. Veja erros como oportunidades de melhoria.
  5. Abrace as mudanças. 
  6. Aposte em autoconhecimento. 
  7. Peça ajuda. 
  8. Respire. 
  9. Não tema o futuro. 
  10. Tenha disciplina. 

 

De fato, o resiliente é um ser humano resistente e, mais, que aprende com as adversidades. Parece difícil, mas apenas requer prática e boa vontade. Pode apostar, concurseiro!

 

Aposte na resiliência nos estudos para ir ainda mais longe.

 

Quer dicas de estudos para Concursos Públicos?

 

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!
 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

 

Conte com a gente e bons estudos!!!

 

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]


Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

You have Successfully Subscribed!