fbpx

Banca AOCP concursos provasNeste artigo, damos seguimento à série de perfis das principais bancas examinadoras do país — que organizam os mais aguardados concursos públicos em todo o território nacional. E a bola da vez é a banca AOCP.

Conhecer a banca que ficará a cargo do processo seletivo do qual deseja participar é parte importante da preparação. Com informações sobre estilo de prova e conteúdos programáticos, você pode planejar de forma mais estratégica seus estudos e obter melhores resultados.

Acompanhe com a gente todos os detalhes da banca AOCP. E não deixe de ler também os perfis das bancas FGV, Cesgranrio, Vunesp, ESAF, FCC e Cespe/Cebraspe para nunca ser pego de surpresa em um concurso.

 

O que é uma banca examinadora?

 

Uma banca examinadora (ou organizadora) é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

 

Banca AOCP – Histórico

 

A AOCP (Assessoria em Organização de Concursos Públicos) está no mercado há mais de uma década. No entanto, não é muito conhecida, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Apesar de menor e menos experiente na comparação com as demais bancas, tem fama de ser muito confiável e ágil.

A banca AOCP é parceira do instituto de mesmo nome, uma associação civil sem fins lucrativos que promove projetos sociais voltados para as áreas da Educação e de formação profissional. Dessa forma, a organização de processos seletivos para empresas públicas e privadas é também uma maneira de captar recursos para as ações que o instituto encabeça.

 

Banca AOCP – Qual o perfil dessa banca?

 

Cada banca tem suas particularidades no que diz respeito ao estilo de prova e modelo de questões. Por isso, não basta ao candidato estudar os conteúdos previstos no edital. É vital que esteja também atento ao perfil da instituição que irá organizar o concurso. Isso porque uma pegadinha ou um enunciado mais elaborado podem acabar confundindo os desavisados.

As provas objetivas da banca AOCP são direcionadas para para a área de atuação do cargo em disputa e, em geral, são de múltipla escolha (com cinco alternativas por questão). Em alguns casos, há também elaboração de textos — razão pela qual a AOCP costuma ser muito comparada à Fundação Carlos Chagas (FCC).

 

Banca AOCP – Principais concursos

 

A banca AOCP é responsável por um número relevante de processos seletivos em todo o país, entre eles os da Polícia Militar, de prefeituras, câmaras, tribunais e universidades. A organizadora já esteve à frente também de concursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Banca AOCP – Qual o nível de dificuldade?

 

As provas da banca AOCP não são consideradas de grande complexidade. Ou seja, o grau de exigência não é alto, com enunciados e textos mais simples. As questões costumam cobrar a literalidade dos conteúdos, sendo, então, mais favoráveis àqueles candidatos com facilidade para memorização.

Aproveite para conferir nosso post especial sobre técnicas de memorização e dar aquele gás nos seus estudos.

 

Banca AOCP – Quais as exigências por matéria?

 

As provas da banca AOCP mantêm um padrão de exigência mediano para todas as disciplinas. Sendo assim, os exames são bastante lineares e é possível que o candidato não encontre nenhuma grande surpresa. Entretanto, isso só vale para quem estiver bem preparado, de acordo com o que é solicitado no edital.

Na disciplina de Língua Portuguesa são cobrados, de maneira geral, conhecimentos linguísticos e interpretação de texto. Gramática, tipologia, morfologia e sintaxe são tópicos bastante explorados em enunciados simples e objetivos.

Em Matemática, assim como em Raciocínio Lógico, são solicitados os temas mais recorrentes em processos seletivos. Com uma abordagem clara e acessível na resolução de problemas.

Nas provas da disciplina de Direito, especialmente Administrativo e Constitucional, é solicitada a letra da lei em 95% das questões. Ou seja, não há muito destaque para jurisprudência e doutrina.

Já as provas de Informática podem ser tidas como as mais descomplicadas da banca AOCP. Porque requerem apenas os conhecimentos mais básicos sobre sistemas operacionais e ferramentas do pacote Office utilizadas no dia a dia.

Para auxiliar nos estudos, você pode conferir as provas dos concursos realizados pela AOCP.

 

Banca AOCP – Quais os melhores cursos preparatórios?

 

A preparação para um concurso público é um período intenso, com muitas leituras, exercícios e simulados. Por isso, é também bastante exaustivo. Sendo assim, contar com uma ajuda especializada para nortear os estudos pode ser um excelente investimento.

Claro, estudar sozinho é perfeitamente viável, mas, se tiver a chance, avalie a contratação de um curso preparatório. Dessa forma, você estará sempre assistido por professores capacitados, com vasta experiência na área de concursos. E que conhecem a fundo todos os segredos das bancas, inclusive da banca AOCP.

O curso preparatório mais conhecido entre os concurseiros é, sem dúvida, o Estratégia Concursos. Ele tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país. Isso porque conta com um material de alta qualidade e uma equipe de profissionais renomados na área.

 

O Gran Cursos também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com vídeo-aulas, e professores de primeira linha.

E se ainda tem dúvidas sobre as opções disponíveis, leia também nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.


Seja qual for a banca responsável pelo seu concurso, é bem importante conhecer suas principais características. Estar por dentro do estilo da instituição pode ser aquele detalhe que faltava na sua preparação.

Aproveite para conferir nossa aba de dicas especiais sobre concursos e também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

E lembre-se: estamos aqui para ajudar a encurtar seu trajeto até a aprovação. Acreditamos no seu potencial!

Bons estudos!

Pontuação geral
[Total: 12 Average: 4.3]
Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!