Dicas de estudosPraticamente todo concurseiro está sempre atrás de dicas de estudo que ajudem a agilizar a aprovação, não é mesmo? Algumas são muito boas e ajudam, de fato, a ter resultados mais expressivos. Outras, nem tanto.

O importante é saber que nem tudo funciona para todo mundo. Por isso, é preciso testar, adaptar, mudar hábitos e rotinas.

Neste post você vai conhecer algumas ferramentas e macetes para passar mais rápido em concursos públicos. 

Está pronto?

Vamos nessa!

Dicas de estudos para passar mais rápido

 Antes de qualquer coisa, é preciso entender que o estudo se faz em três fases:

Fase 1: na etapa inicial é importante você ter um bom curso preparatório ou um bom material de estudo, além, claro, de uma organização eficiente.

Fase 2: na fase intermediária você foca mais em questões de concursos e livros mais aprofundados da área.

Fase 3: na fase avançada de estudos você foca mais eu questões de concursos e novidades da área para a qual você está´estudando.

Vamos ver como se desenvolve cada uma das fases?

Fase 1

Curso preparatório

Na primeira fase de estudos é bem importante avaliar a contratação de um bom curso preparatório. Isso porque um estudo orientado, com material de qualidade e professores específicos, pode ser a diferença entre ser aprovado e ser reprovado.

Portanto, conheça as opções disponíveis, verifique a reputação da empresa, converse com outros concurseiros, até encontrar o que melhor se encaixa no seu bolso e na sua rotina.

Aqui no Próximos concursos temos um post completo com o ranking de cursos preparatórios, acesse clicando aqui.

Organização

Quanto à organização, você pode montar um plano de estudos no qual todos os seus horários estejam devidamente alinhados.  Você pode usar uma agenda comum, de papel, ou ainda um aplicativo, um programinha no computador.

Obviamente ela não será fica, e pode se adaptar a imprevistos. Mas é importante que você a respeite o máximo que puder.

Saiba como montar o cronograma ideal para a sua rotina clicando aqui.

Outro método de organização é o ciclo de estudo, que define o tempo dedicado a cada matéria por semanas e o divide por etapas. Conforme o peso da disciplina, a dificuldade e sua evolução no aprendizado, você vai alternando as horas de dedicação, às vezes  mais, às vezes menos. O foco é alternar o conteúdo para que o aprendizado seja mais dinâmico.

Precisa de ajuda para montar seu ciclo de estudos? Acesso o post completo que fizemos sobre o assunto clicando aqui.

Revisões

Esse é o verdadeiro diferencial no aprendizado! As revisões trabalham o que chamamos de curva do esquecimento — aquilo que você estudou, em 24 horas você esquece 70%, e em uma semana essa perda é de até 90%.

Ou seja, se você nunca revisar o que aprendeu, vai esquecer totalmente a informação,

Por isso, é preciso fazer ciclos de revisão periódicos.

De maneira geral, esses ciclos devem ser formados por: uma revisão apenas uma hora depois de depois do aprendizado, a segunda no máximo 24 horas depois e a terceira em até uma semana, e assim por diante, aumentando um pouco os prazos.

O ideal é que cada conteúdo tenha, no mínimo, sete revisões para que você realmente assimile.

Saiba como fazer revisões infalíveis clicando aqui e também aqui.

Fase 2

Nesta etapa, você segue com as revisões, mas vai se aprofundar nas questões de concurso. Se você não contratou um curso preparatório, que disponibiliza esse tipo de material para o aluno, terá que buscar na internet. Seja cuidadoso na escolha.

Alguns sites trazem as questões, mas não as respostas. Outros têm a resposta, mas não comentários de professores e explicações. Enfim, é preciso fazer um garimpo.

Nesse momento você também relê PDFs ou livros específicos da área do cargo pretendido, revê as videoaulas. Há também cursos específicos de resolução de questões que são vendidos em módulos, de maneira que são bem mais baratos e podem ser muito úteis.

Fase 3

 

Na terceira fase você também faz revisões — elas vão lhe acompanhar até o fim! — e vai dar ainda mais ênfase à resolução de questões. Contudo, aqui serão focadas em novidades da área do cargo pretendido e aqueles conteúdos que ainda não estão completamente internalizados, aqueles temas mais complexos.

É possível que aqui de 70% a 80% do seu tempo de estudos seja voltado para revisões e questões de concursos.

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Se você quer saber mais sobre dicas de estudo, acesse o vídeo completo no nosso canal do Youtube clicando aqui. E acesse também as demais redes sociais: estamos no Facebook, Twitter e Instagram.

Conte com a gente e bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.