%

Probabilidade Concurso

Concurso do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle – MTFC (Concurso CGU)

 

 

Concurso CGUA antiga Controladoria Geral da República (CGU), atualmente conhecida como Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) tem a intenção de abrir novo processo seletivo público, mas para isso é preciso ter a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Em 30 de maio de 2018 o órgão fez a solicitação junto ao MPOG para o preenchimento de 650 vagas para Auditor Federal de Finanças e Controle, mas em razão da recessão econômica que o governo federal estava passando, o concurso do Ministério da Transparência foi mais um suspenso dentre tantos outros. 

Em março desse ano o órgão protocolou novo pedido para o concurso que deverá ofertar 650 vagas para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. 

A boa notícia é que o pedido de autorização passou por novas movimentações entre os dias 09 e 11 desse mês (abril/2019):

 

Concurso CGU

É grande a expectativa para um novo concurso, pois o órgão conta com um déficit de aproximadamente 1.300 servidores.

 

Quais os Requisitos e a Remuneração?

 

O cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle exige Nível Superior em qualquer área de formação e faz jus a uma remuneração inicial de R$ 18.057,95, já incluso o benefício de alimentação. 

Embora o pedido tenha sido destinado apenas ao cargo de nível superior, o interesse do órgão é contratar também servidores de nível técnico. A remuneração inicial seria de R$ 6.150,36, já incluso o benefício de alimentação.

 

Quais as atribuições do Auditor Federal de Finanças e Controle?

 

São Atribuições do AFFC:

 

  • Atividades de complexidade e responsabilidade elevadas, compreendendo supervisão, coordenação, direção e execução de trabalhos especializados sobre gestão orçamentária, financeira e patrimonial, análise contábil, auditoria contábil e de programas;
  • Assessoramento especializado em todos os níveis funcionais do Sistema de Controle Interno;
  • Orientação e supervisão de auxiliares;
  • Análise, pesquisa e perícia dos atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial;
  • Interpretação da legislação econômico-fiscal, financeira, de pessoal e trabalhista;
  • Supervisão, coordenação e execução dos trabalhos referentes à programação financeira anual e plurianual da União e de acompanhamento e avaliação dos recursos alcançados pelos gestores públicos;
  • Modernização e informatização da administração financeira do Governo Federal;
  • Atuar no aprimoramento e fortalecimento das ações correicionais no Poder Executivo Federal;
  • Acompanhar o andamento dos processos administrativos disciplinares em órgãos ou entidades da Administração Pública Federal;
  • Zelar pela integral fiscalização do patrimônio público;
  • Proceder ao andamento das representações e denúncias recebidas pela Controladoria-Geral da União, como objetivo de combater condutas e práticas referentes à lesão ou ameaça de lesão ao patrimônio público.

 

Quer saber mais sobre o Concurso CGU?

 

Preparamos um artigo com informações sobre vagas, salários, funções, lotação, últimas provas e editais, e muito mais! Acesse o artigo abaixo e turbine sua preparação para o próximo concurso:

 

Manual do Concurso do Ministério da Transparência

Preparamos uma análise com todas as dicas para você ser aprovado no concurso do Ministério da Transparência (CGU).

 

Quer dicas para passar em Concurso Público?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

Gostou do artigo?
[Total: 2 Average: 5]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!