Atualidades para ConcursosMuita gente tem dúvidas sobre a prova de Atualidades para concursos.

O que é? Quais os tópicos? Que tipo de questão aparece? De fato, essa é uma disciplina bastante ampla e cada banca examinadora tem seu estilo de cobrança.

No entanto, o candidato bem preparado não enfrentará dificuldades.

É importante reforçar que Atualidades está presente em praticamente todos os editais, de todas as áreas (Jurídica, Policial, Bancária, etc). Quando não há prova específica da matéria, questões de temas atuais são cobradas nas provas de Língua Portuguesa, por exemplo.

Ou seja, é imprescindível estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo para não fazer feio e perder pontos importantes.

Para lhe ajudar, fizemos uma lista dos assuntos mais solicitados na disciplina de Atualidades para concursos públicos. Confira!

Os 13 assuntos mais pedidos em Atualidades para concursos

1 – Reforma da Previdência

Um dos assuntos mais comentados em todas as mídias no último ano e que ainda deve gerar diversas discussões é a Reforma da Previdência. Para os candidatos em concursos públicos, é importante ficar de olho nas reviravoltas políticas, as relações entre os Poderes e, especialmente, as pressões econômicas envolvendo o tema.

 

 

2 – Brumadinho e Mariana

Infelizmente, um tema que pode ser bastante solicitado. Uma vez que a tragédia de Mariana, há três ainda, ainda reverbera e Brumadinho chocou o mundo ao repeti-la quase que de maneira idêntica. Aos concurseiros, é interessante que estejam atentos a questões como as regras para a construção de barragens, problemas com a fiscalização, detalhes da legislação para punir culpados e indenizar famílias, além, claro, dos impactos ambientais.

3 – Onda conservadora e extrema direita

Em todo o mundo, inclusive no Brasil, observa-se uma crescente onda conservadora, ligada ao fortalecimento de uma direita extremista. Esse tema pode ser solicitado de alguma maneira na prova de Atualidades para concursos públicos.

É importante saber:

motivos da retomada conservadora, principais nomes desse movimento e seus impactos sociais.

4 – Brexit

Brexit é a abreviação para o termo british exit (ou, na tradução livre para o português, “saída britânica”). O assunto, que vem dominando os noticiários em todo o mundo desde 2017, trata da saída do Reino Unido da União Europeia por meio de um plebiscito.

Para o concurseiro, o ideal é estar por dentro dos detalhes mais importantes do caso: o que muda no bloco econômico, vantagens e desvantagens, a questão dos imigrantes.

5 – Fake news

A questão das fake news (notícias falsas, em português) também merece destaque. Isso porque o disparo de notícias falsas impactou diretamente nas últimas eleições, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

O concurseiro deve entender quais as motivações e as estratégias dessa onda de fake news, além dos impactos negativos desse processo em diversas áreas e, consequentemente, para a população.

 

 

6 – Feminismo e feminicídio

Uma nova onda do feminismo em todo o mundo bateu também à porta do Brasil. É importante que o concurseiro saiba quais as demandas do movimento e entenda suas raízes e princípios. A descriminalização do aborto, a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio são importantes tópicos dentro desse tema.

7 – Direitos das minorias

Mas não apenas o feminismo aparece como destaque na lista de assuntos de Atualidades para concursos públicos. Diversas outras demandas das minorias estão, mais que nunca, no topo das discussões.

Entre eles: direito de negros e indígenas (racismo e questão da terra), direitos LGBT (avanços e retrocessos em leis de proteção), direitos das crianças e adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais.

8 – EUA x China

A guerra comercial entre Estados Unidos e China, duas enormes potências econômicas mundiais, deve ser ponto focal dos estudos de Atualidades para concursos públicos. Isso porque é fundamental entender como esse impasse reflete no Brasil e outros países, além de seus possíveis prejuízos ao comércio internacional.

9 – EUA e Irã

A saída dos Estados Unidos de Donald Trump do acordo nuclear com o Irã é tema relevantes. Como se deu essa saída, seus impactos imediatos e possíveis desdobramentos devem ser considerados na hora de buscar informações sobre o assunto.

10 – Política na América Latina

A efervescência política em toda a América Latina é, com certeza, um assunto que deve ser estudado com atenção.

As revoltas populares no Chile, o golpe na Bolívia e a situação na Venezuela são tópicos de muita notoriedade e nuances. É importante atentar para a situação política, econômica e, especialmente, social nos países vizinhos.

11 – Sustentabilidade e mudanças climáticas

O Meio Ambiente é centro de debates no mundo todo. Sustentabilidade está no topo do ranking, mas o tema passa, ainda, por consumo desenfreado, desmatamento, poluição dos oceanos, camada de ozônio, espécies em extinção.

O papel dos governantes das maiores potências mundiais na preservação ou não do ambiente também é um tópico a ser levado em consideração. Há diversos documentários na internet que podem servir de material de estudo.

 

12- Fundamentalismo religioso

O fundamentalismo religioso (especialmente cristão) vem crescendo no Brasil e pode ser um assunto relevante na prova de Atualidades para concursos públicos. É importante estudar as razões desse crescimento e seu impacto nas liberdades individuais e Direitos Humanos, a interferência da igreja no Estado e o surgimento do neopentecostalismo.

13 – Segurança Pública

 Outro tema que ronda as manchetes de jornais e portais de notícias. A Segurança Pública no Brasil rende muitas discussões, que passam pelo número de homicídios em todo o país, o aumento da violência urbana, o controle de armas, a intervenção da polícia nas favelas do Rio de Janeiro e a política de drogas.

13 assuntos mais pedidos em Atualidades para concursos

  1. Reforma da Previdência
  2. Brumadinho e Mariana
  3. Onda conservadora e extrema direita
  4. Brexit
  5. Fake news
  6. Feminismo e feminicídio
  7. Direitos das minorias
  8. EUA x China
  9. EUA e Irã
  10. Política na América latina
  11. Sustentabilidade e mudanças climáticas
  12. Fundamentalismo religioso
  13. Segurança Pública

Agora que você já sabe quais são os assuntos mais solicitados nas provas de Atualidades para concursos, fique de olho em tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

É vital estar bem informado!

Acompanhe veículos de imprensa que façam um trabalho sério, da grande mídia e independentes.

Jornais, revistas, portais, blogs. Tudo pode ser fonte, mas faça sempre uma checagem para se certificar da veracidade dos fatos. Evite também adquirir informações de apenas uma fonte para fugir de parcialidades na hora de discutir o assunto.

Temos certeza que, seguindo essas orientações, você vai estar muito bem preparado para encarar a prova de Atualidades para concursos. Aproveite para checar nossas redes sociais, sempre com conteúdo de qualidade e as últimas notícias do universo concurseiro. Estamos no  Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Lembre-se: mantenha o foco e a determinação!

Conte com a gente e bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.