Para quem tem acompanhado a nossa série de perfis das bancas examinadoras, chegou a vez de conferir a análise da banca IBFC. Se você vai participar de um concurso organizado pela instituição, é melhor ficar atento a todas as informações que reunimos neste artigo.

 

Temos certeza que conhecendo os detalhes da banca, seu estilo e até suas pegadinhas, você poderá montar uma estratégia de preparação realmente eficiente. E, com isso, a aprovação vai chegar mais rápido.

 

Saiba tudo sobre a banca IBFC!

 

O que é uma banca examinadora?

 

Uma banca examinadora (ou organizadora) é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Banca IBFC – Qual o histórico?

 

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi fundado há quase dez anos com o objetivo de desenvolver projetos sociais na área da Educação, todos voltados para crianças e jovens. Na área de organização de concursos, ainda é pouco conhecida, mas atua de forma consistente em diversos processos seletivos importantes, especialmente no Centro/Norte/Nordeste do país.

 

Banca IBFC  – Qual o nível de dificuldade?

 

Apesar de menos conhecida que outras instituições renomadas, como FGV ou Cespe/Cebraspe, a banca IBFC vem fazendo um trabalho bastante sério. Tanto que é considerada uma banca com grau dificuldade médio/alto. Mas, de toda forma, acessível.

 

Um dos seus pontos mais positivos é que, de maneira geral, não costuma aplicar pegadinhas, priorizando um estilo mais objetivo e claro, sem tanta complexidade na elaboração dos enunciados. Costuma também cobrar todo o conteúdo solicitado no edital, não deixando nada de fora.

 

As provas objetivas da banca IBFC são de múltipla escolha, com quatro ou cinco alternativas e apenas uma correta. Na prova discursiva (redação) é hábito abordar temas atuais, ou ainda pedir que o aluno escreva sobre algum conteúdo específico do edital.

 

Banca IBFC  – Quais os principais concursos?

 

A banca IBFC se destaca no segmento de tribunais, já tendo realizado concursos para o Tribunal de Justiça do Pará, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, entre outros. Também esteve à frente de alguns concursos do governo de Goiás, Ministério Público de São Paulo, além de diversos processos seletivos em municípios das regiões Sudeste, Norte e Nordeste.

 

Acompanhe a evolução dos editais em todo o país nas seções de concursos abertos e concursos previstos.

 

Banca IBFC  – Quais as exigências por matéria?

 

As provas objetivas da banca IBFC costumam cobrar conhecimentos em  Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico e Direito. Saiba mais sobre o estilo de prova em cada uma das disciplinas.

 

Língua Portuguesa

A banca IBFC gosta muito de incluir trechos de crônicas na prova de Português, portanto é bom que você conheça alguns nomes de peso da área, como Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Nelson Rodrigues, e outros mais atuais, como Mário Prata e Martha Medeiros. De maneira geral, os tópicos mais cobrados são: interpretação de texto, ortografia, gramática, acentuação, análise sintática, morfologia e semântica.

 

Turbine sua preparação para a disciplina lendo nosso post Português para Concurso Público (como estudar, uso da gramática, livros, cursos e apostilas)

 

Matemática e Raciocínio Lógico

 

Na prova de Matemática, os tópicos mais solicitados são: resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens e sequências (de número, figuras e palavras). Já em Raciocínio Lógico, os temas mais pedidos são: proposições, Tabela Verdade, equivalências, negações e argumentos.

 

Saiba muito mais no post Raciocínio Lógico: A Melhor Maneira de Estudar para Questões de Concursos.

 

Direito

 

Nas provas de Direito Administrativo, licitações e contratos são os tópicos mais solicitado. Mas também há destaque para Poderes Administrativos e princípios. Em Direito Constitucional e legislação específica, é cobrada a letra da lei, o que exige muita memorização do candidato.

 

Aqui no Próximos Concursos temos um post especial para quem quer se preparar de maneira mais efetiva. Acesse Direito Constitucional para Concursos: 5 Dicas para Estudar!

 

 

Redação

 

Na prova discursiva (redação), a banca IBFC costuma cobrar um texto dissertativo argumentativo, no qual o candidato expõe seu ponto de vista e desenvolve ideias sobre ele. O tema é, normalmente, algo bem atual ou um assunto de conhecimento específico da área do concurso. Importante destacar que a banca preza muito mais pela correção gramatical que pelo conteúdo da redação.

 

Tem dificuldade nas provas discursivas? Leia o post Redação para Concurso: 5 dicas para um texto nota 10 e tire de letra o desafio!

 

Banca IBFC  – Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Durante a preparação para um concurso público, há um volume bastante grande de leituras, exercícios, simulados, videoaulas, etc. É um período que exige muito foco, determinação e organização. E por isso é  preciso seguir um cronograma estratégico, além de ter em mãos um material de qualidade.

 

Por isso, a contração de um curso preparatório pode ser uma excelente decisão. Afinal, uma ajuda especializada vai nortear de maneira muito eficaz seus estudos. E mais interessante ainda é contratar um módulo específico para provas da banca IBFC.

 

Por isso, temos duas indicações a fazer, que disponibilizam materiais direcionados de excelente qualidade.

 

Uma sugestão é o Estratégia Concursos, o curso preparatório mais conhecido entre os concurseiros. Ele tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país e uma equipe de profissionais renomados na área.

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com vídeo-aulas, e professores de primeira linha. 

E se você quer conhecer ainda outras alternativas disponíveis, leia também nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

Quer saber mais?

 

Conhecer o perfil da banca examinadora do concurso é parte fundamental da preparação. Então, aproveite para acessar também a análise completa de outras importantes bancas

 

 

E para mais conteúdo sobre o mundo dos concursos, dicas e avaliações, acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 7 Average: 4.9]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!