estudar todos os dias para concurso públicoSe você quer dicas rápidas para conseguir estudar todos os dias e ser aprovado no concurso público, este post foi feito sob medida para você!

 

O primeiro passo será analisar o seu problema, ou seja,  porque você não está conseguindo estudar todos os dias ou não está conseguindo estudar o suficiente para um concurso público.

 

Dessa forma, é importante trabalhar três frentes:

  1. Possíveis bloqueios
  2. Ferramentas para trabalhar esses bloqueios
  3. Estratégias para criar o hábito diário de estudos

 

Ficou curioso?

Simbóra saber mais!

 

https://www.youtube.com/watch?v=7V1LPka1jbU

 

Confira dicas para conseguir estudar todos os dias 

 

Geralmente, os principais bloqueios de estudos são:

 

  • Medo da reprovação
  • Dúvida sobre a capacidade de aprender e ser aprovado
  • Achar que não merece uma vida melhor
  • Achar que não ser servidor público não é para você
  • Achar estudar muito enfadonho

 

Claro que há ainda outros tipos de bloqueios específicos, mas vamos começar com os mais corriqueiros.

 

Medo da reprovação

 

Este é o bloqueio mais comum porque as pessoas associam a aprovação em concurso público com um carimbo de inteligência. 

Porém, nada mais equivocado. Você pode ser muito inteligente passando ou não passando no concurso. Assim como pessoas não tão inteligentes podem, desde que trilhem o caminho correto, com bons métodos e técnicas de estudo.

Sendo assim, o melhor é parar de se preocupar tanto com que as pessoas pensam sobre você. Não tenha vergonha de falar que foi reprovado. 

Na maioria das vezes, as pessoas das quais você tem vergonha nem são suas amigas próximas, não importam de verdade.

 

Dúvida sobre a capacidade de aprender e ser aprovado

 

Este é um ponto mais difícil de ser trabalhado. Isso porque, normalmente, está associado à baixa autoestima e talvez a problemas muito mais profundos e arraigados no seu emocional.

 

O caminho é você buscar entender que todas as pessoas (salvo as que têm alguma disfunção, talvez) têm capacidade de serem aprovadas em um concurso público. Tudo o que se tem que fazer é utilizar técnicas e ter muita persistência. 

 

Dessa forma, você conseguirá, sim, ser aprovado. 

 

Achar que não merece uma vida melhor

 

Este é outro ponto muito complexo, porque é algo  muito do seu inconsciente e talvez você nem perceba que está agindo dessa forma. 

Muitas pessoas acabam se boicotando, achando que não merecem uma vida boa, com a estabilidade do serviço público e a tranquilidade de um bom salário, a segurança financeira, enfim, coisas boas da vida material. 

A sugestão aqui é procurar um mentor, um psicólogo, psiquiatra, enfim, alguém em que você confie e faça um trabalho sério para lhe ajudar. O ser humano tem muitas camadas, é muito profundo, e lidar com emoções nem sempre é fácil. 

 

Achar que não ser servidor público não é para você

 

Há muitas pessoas que, no fundo, consideram concurso público uma coisa chata, não se imaginam sendo servidores públicos, mas, por pressões de fora acabam entrando nesse universo.

Essas pressões podem vir da família, dos amigos, da falta de outras oportunidades e alternativas. 

É compreensível, mas o ideal é que você seja honesto consigo mesmo. É importante não se limitar às expectativas dos outros e entender o que você quer de verdade . Não deixe que outros decidam por você o seu futuro. 

Você só terá sucesso no processo de aprendizagem, só vai conseguir estudar todos os dias, se aquilo fizer sentido para você. Caso contrário, será tempo perdido. 

 

Achar estudar muito enfadonho

 

estudar para concursosOutro bloqueio comum é a pessoa achar estudar tão chato que não vale a pena. 

Afinal, os seres humanos funcionam com prazer e dor. Então, se você acha que alguma coisa te dá prazer, tem um resultado prazeroso,  você acaba criando aquele hábito.

Ao contrário, se aquilo te causa dor, ou não é tão prazerosa, você se afasta, não faz, não cria o hábito.

Ou seja, se você acha estudar muito enfadonho, vai acabar desistindo.

É bastante óbvio.

Para isso, contudo, há alternativas. A principal dica é fazer uma lista de como será sua vida sendo aprovado e outra lista considerando não ser aprovado no concurso público. Coloque tudo lá: sua vida financeira, afetiva, familiar, com vai ser sua aposentadoria na velhice, etc.

Projete sua vida daqui a dez, 20 anos.

Se você acha que terá muito mais benefícios não sendo aprovado, talvez concurso não seja mesmo para você.

Agora, se acha que sua vida será muito melhor, use isso como mecanismo de motivação para encontrar o prazer de estudar.

Leia essa lista diariamente, deixa-a em um lugar de fácil acesso para sempre lembrar seu cérebro do que realmente está em jogo, do prazer de ser aprovado que você vai colher durante os anos futuros.

 

Como criar novos hábitos?

 

Agora que você já conheceu alguns dos principais bloqueios para conseguir estudar todos os dias, é importante entender um pouco sobre como criar novos hábitos. São 

Para criar um novo hábito, você precisa ter:

  • Sinal de despertamento 
  • Uma resposta (fazer o hábito) e 
  • Recompensa prazerosa

 

Como já falamos, o ser humano funciona com dor e prazer. E aqui trata-se de criar um mecanismo de dar prazer àquele hábito.

Por exemplo: o hábito de escovar os dentes.

Todo mundo escova (ou deveria) os dentes. O que faz as pessoas criarem esse hábito?

Primeiro, o sinal do alerta: acordar, fazer uma refeição, antes de dormir. Ou seja, é um horário ou uma situação que dá o sinal de alerta escovar os dentes.

Então, você faz escova os dentes não pela sensação que ele isso te dá na hora, mas pelo prazer de ter uma boca sadia e evitar a dor de ter uma cárie.

Assim, você criou aquele hábito de escovar os dentes pelo prazer que ele te proporciona de não ter que enfrentar a cadeira do dentista.

Outro exemplo: a academia. 

O sinal de alerta é antes ou depois do serviço, o meio-dia. Enfim, tem um horário ou algo que lhe dá aquele sinal de alerta. 

A recompensa não é o exercício em si, que na maioria das vezes não é nem um pouco prazeroso.

Mas você associa aquela atividade a uma vida mais saudável ou a um determinado peso que você acredita que lhe trará mais prazer.

 

Como criar um hábito de estudo?

 

metodo tecnica estudar para concursos publicosO problema da criação do hábito do estudo é que o prazer associado — ser aprovado — normalmente está muito longe.  E é mais difícil manter a motivação com projetos de longo prazo.

A sugestão neste caso é criar recompensas de curto prazo no caminho. Isso pode ser uma passeio após cumprir uma meta de estudos, por exemplo. Ver uma série, comer um chocolate, jogar no videogame. Enfim, algo que lhe traga bem-estar. 

No início da criação do hábito do hábito tenha micro recompensas para que você consiga automatizar o estudo, tornando-a algo tão familiar quanto escovar os dentes ou tomar banho. 

Como sinal de alerta você pode criar horários de estudo específicos, um local, uma música, um despertador, enfim, pense em algo marcante para você. Algo que faça você criar uma espécie de ritual diário, que ajude seu cérebro a processar aquela rotina.

De acordo com estudos, em cerca de 60 dias a nova rotina se torna um hábito e você faz aquilo com muito mais tranquilidade, sem nem questionar. 

Outro ponto importante é começar com objetivos viáveis, mais curtas. Nada de achar que vai sair estudando 10, 15 horas por dia, porque não dará conta do absurdo. 

Comece estudando uma hora por dia e intercale com uma hora de pausa, por exemplo.

E vá aumentando gradativamente.

O mais importante aqui é manter um ritmo com metas diárias. Se desafie a conseguir fazer isso por 30 dias, e não quebre essa proposta. 

 

 

Quais as melhores apostilas?

 

apostila caderno bookHá pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das apostilas mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. Há apostilas direcionadas para os principais concursos do país, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.

Já o Gran Cursos Online, além da excelente qualidade das apostilas, tem um custo benefício que chama a atenção. São mais de 7 mil cursos em sua plataforma de ensino! 

O Exponencial tem apostilas para todos os bolsos, com material completo e acessível. É um curso voltado para o aprendizado acelerado, que ainda oferece serviço de coaching 100% especializado.

Igualmente, o Grupo Nova Apostilas é uma das melhores e maiores empresas de apostilas impressas, com selo de excelência no E-bit. Além do material físico, há acesso ao digital. Embora as apostilas em papel não possuam a mesma efetividade do curso pago, essa é uma ótima opção para quem, por questões financeiras, pretende estudar sozinho.

Algumas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. 

Para saber mais, confira a análise completa que fizemos no post 21 Melhores Apostilas para Concursos Públicos (para Garantir a Aprovação).

 

Melhores-Apostilas-para-Concursos (3)

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Conseguir estudar todos os dias pode parecer, de início, uma tarefa impossível. Contudo, é muito mais fácil do que você imagina. Para manter a motivação, busque inspiração em quem já foi aprovado, leia histórias de sucesso, e mantenha em mente seus sonhos e objetivos. 

Se precisar de ajuda extra, confira também nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. 

Ou acesse o vídeo sobre o assunto no nosso canal do Youtube,  clicando aqui.

Bons estudos e boa sorte!

BLACK FRIDAY DOS SONHOS

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

You have Successfully Subscribed!