Sempre falamos aqui no Próximos Concursos da importância da preparação para qualquer processo seletivo. E para nortear os estudos e agilizar a aprovação, é fundamental dominar o edital de concurso público.  

Em geral, o intervalo entre a publicação do edital e o dia das provas é bastante curto (entre 40 e 60 dias). Sendo assim, não é uma boa decisão começar as leituras e os exercícios apenas depois da divulgação, porque você terá pouco tempo para estar 100%.

Confira aqui nossas dicas matadoras para sair na frente e estudar antes e depois da publicação do edital de concurso.

 

O que é edital de concurso?

 

Em primeiro lugar, você deve saber exatamente o que é e qual a importância de um edital de concurso.

Um edital é onde estão escritas todas os detalhes, avisos e determinações de um concurso público. É onde estão as “regras do jogo!. Em geral, esses documentos são divulgados em páginas oficiais dos órgãos/entidades na internet ou jornais de grande circulação.

Quando você olha um edital, pode parecer impossível de ler e entender tudo que está escrito lá. No entanto, é vital destrinchar o documento para entender o passo a passo do processo seletivo em questão.   

Quanto antes você começar seus estudos, tanto melhor. Essa é uma máxima mais que verdadeira! No entanto, há algumas diferenças na preparação de antes e depois da publicação do edital. Separamos algumas dicas certeiras para ajudar seus estudos a serem ainda mais efetivos.

Como estudar antes do edital de abertura?

 

1 – Busque o edital do último concurso

Uma excelente alternativa para dar o pontapé inicial na preparação antes da publicação do edital do seu concurso é buscar o documento do ano anterior – ou o último a ser divulgado pelo órgão para o cargo que você almeja. Verifique onde ele está disponível e dê uma boa olhada, conferindo os conteúdos programáticos. Os editais de um mesmo órgão não costumam ser muito diferentes, trazendo apenas algumas poucas novidades de um ano para outro. Então, se basear seus estudos iniciais em um documento anterior, não será tempo perdido.

 

2 – Comece pelo básico

Complementando a dica anterior, ao estudar editais anteriores, comece pelas matérias mais básicas e comuns a todos os concursos: Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico. Essas disciplinas não sofreram mudanças significativas nos últimos anos, ou seja, o conteúdo, muito provavelmente será o mesmo solicitado nos futuros editais. Apenas cuidado com editais muito antigos no que diz respeito à Língua Portuguesa, cujo novo acordo ortográfico data de 2009).

3 – Faça as provas de concursos anteriores

Tendo noção dos conteúdos que serão solicitados, o próximo passo é buscar as provas de concursos anteriores do órgão em questão. Com elas você terá uma ideia de qual o estilo da pergunta, quais os tipos de questões recorrentes e os conteúdos solicitados. Mesmo que você ainda não saiba especificamente o que vai ser pedido no edital futuro, há assuntos que sempre aparecem e perguntas que não saem de cena.

 

4 – Monte o cronograma com tranquilidade

Mesmo antes do lançamento do edital, já é possível pensar em uma rotina de estudos. Assim, quando finalmente o documento for publicado, essa será uma preocupação a menos. Além disso, bastará que faça pequenos ajustes para contemplar, porventura, algum conteúdo novo. Mesmo que haja mudanças no conteúdo programático (uma vez que legislações são muito dinâmicas e atualidades mudam a todo instante), a base já estará pronta, sendo necessário apenas reorganizar detalhes.

 

5 – Fique de olho na banca

Uma boa medida a ser tomada antes do lançamento do edital, para garantir um bom desempenho, é observar o que anda fazendo a banca que será responsável pelo concurso que você almeja. Caso já tenha sido anunciada, procure provas aplicadas por ela recentemente, analise o modelo, o estilo, identifique as pegadinhas. Se houver prova de redação, atente aos temas explorados pela organizadora recentemente e já vá fazendo testes de escrita dentro do que é exigido.

 

 

Como estudar depois do edital de abertura?

 

1 – Leia todo o edital com calma

Se o seu edital já foi publicado, é hora de fazer uma leitura atenta do documento. Leia e releia quantas vezes achar necessário. É fundamental que você tenha clareza nas disposições preliminares e finais. Se ficar com dúvidas, procure um professor ou colega que já tenha participado de um concurso. Verifique onde estão informações como data e horário das provas, banca examinadora, salários, lotações, atribuições e exigências de cada vaga. Além disso tudo, claro, descubra quais serão os conteúdos solicitados para cada disciplina (costumam vir nos anexos do edital).

 

2 – Veja quais conteúdos precisam de mais atenção

Lendo o anexo com os conteúdos exigidos para o concurso, e com a preparação já em andamento, você poderá avaliar quais disciplinas e conteúdos necessitam de mais atenção. As matérias costumam ter pesos diferentes e também o número de questões pode variar. Ou seja, sabendo desse tipo de informação, você irá direcionar de forma mais acertada sua preparação. Priorizando o estudo de disciplinas e tópicos com pesos mais relevantes e que farão mais diferença na sua pontuação geral.

 

3 – Faça simulados

Agora que você já está com um nível de estudos mais avançado, é hora de colocar alguns simulados na sua preparação. O ideal é que você simule o ambiente aproximado do local da prova e seja fiel aos horários. Por exemplo: se a prova real está marcada para às 8h, acorde cedo e faça exatamente tudo que faria no dia. Se a prova terá 4 horas de duração, coloque um cronômetro para não exceder o tempo. Isso vai lhe ajudar a entender os processos e descobrir como você funciona melhor diante da pressão.

 

4 – Reforce a revisão

Depois de lançado o edital, é também importante dar aquela valorizada nas revisões. Nessa reta final, elas serão essenciais para entender o que ainda está faltando na preparação. Assim, você terá ainda um tempo para fazer ajustes e preencher as possíveis lacunas de aprendizado. O ideal, inclusive, é que nas últimas duas semanas você apenas revise toda a matéria para fortalecer a memória.

 

5 – Reserve um tempo para seu descanso

Se você vem se preparando com afinco antes mesma da publicação do edital, não há necessidade de se desesperar depois da divulgação. Não pense que precisa acelerar o ritmo e estudar 20 horas por dia. Nada disso! Você pode acabar ficando exausto e prejudicar toda a preparação até então. O ideal é que você descanse seu corpo e sua mente para o tão aguardado dia da prova. Então, siga em um ritmo saudável, lembrando de fazer pausas e ter dias off. Nesses momentos, saia com amigos, leia um livro de ficção, aproveite a família. Tire o concurso da cabeça e volte a focar apenas quando a folga terminar. Dessa forma, você certamente vai render muito mais!

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

  • O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.
  • O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
  • O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

O Direção Concursos é uma empresa nova no mercado, contudo, mantém um time de professores muito bom e, ao mesmo tempo, um material diversificado e completo, focado no concurso escolhido. Além disso, oferece a possibilidade de resgatar o dinheiro investido em até 30 dias no caso de insatisfação.

Optando ou não por um curso preparatório, nosso conselho é que não deixe para estudar faltando poucos dias do concurso. A preparação não acontece do dia para a noite e quanto mais tempo você investir, com foco e determinação, melhores serão os resultados.

 

Com esse apanhado de orientações para estudar antes e depois do edital de concurso, não tem desculpas! E para saber ainda mais é só visitar nossa aba especial de dicas no site.

Aproveite, ainda, para não perder nenhum conteúdo relevante do universo concurseiro, acessando nossas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Bons estudos e conte com a gente!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Presentinhos para você:

Presentinho pra você:

30% de desconto no GRAN: clique aqui 

10% no EXPONENCIAL: cupom: expo10

Material grátis do Estratégia: clique aqui 

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.