Chegou mais um perfil da nossa série sobre bancas examinadoras. E agora é vez de trazermos todas as informações sobre a Fundatec.

Afinal, reforçamos sempre que conhecer as principais características da banca examinadora é parte importante da preparação de todo candidato em concurso público. Pois cada instituição tem suas particularidades, e compreendê-las pode direcionar melhor seus estudos e fazer toda a diferença na hora da prova.

Então, para facilitar o seu trabalho, reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre a banca Fundatec. Leia com atenção!

 

O que é uma banca examinadora?

 

Em linhas gerais, uma banca examinadora (ou organizadora) é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Fundatec – Conheça o histórico da banca

 

A Fundatec (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências) foi criada em 1973 no Rio Grande do Sul. É uma instituição de direito privado sem fins lucrativos e de utilidade pública, que realiza pesquisas da área da Educação e organiza processos seletivos de pequeno e médio porte nos três estados da região sul do país (além do RS, também em Santa Catarina e Paraná).

 

Fundatec – Qual é o perfil da banca?

 

A Fundatec é considerada uma banca simples, com grau de dificuldade baixo/moderado. Curiosamente, a prova de Informática é tida como a “eliminadora” de candidatos, uma vez que apresenta um pouco mais de complexidade na comparação com outras disciplinas, como Português e Direito.

De maneira geral, as provas da banca Fundatec são de múltipla escolha, com cinco questões e uma alternativa correta. No entanto, algumas podem apresentar questões discursivas. A instituições tem por hábito também repetir várias questões de concurso anteriores.

 

Fundatec – Quais as exigências por matéria?

 

Português: as provas da disciplina de Língua Portuguesa exigem domínio da gramática e interpretação de texto. Morfologia, fonologia, acentuação, ortografia, gêneros textuais, léxico/semântica e classe de palavras (substantivos, adjetivos e pronomes) são tópicos muito solicitados.  

Informática: considerada mais difícil que as demais disciplinas, a prova de Informática da banca Fundatec costuma trabalhar com muitas imagens de telas. Os temas mais solicitados são Sistemas Operacionais, ferramentas Office e acesso à informação.  

Direito: as provas de Direito da banca Fundatec prezam pela literalidade da lei. Ou seja, os textos da legislação na íntegra. Esse modelo é excelente para quem tem facilidade de memorização. No entanto, fique atento às pegadinhas, porque muitas vezes apenas uma palavra muda completamente o sentido do enunciado.

Alguns concursos organizados pela Fundatec ainda aplicam prova de redação. Normalmente, os temas são questões sociais (atuais ou não) e são cobrados textos dissertativos entre 35 e 50 linhas. Da mesma forma, há editais que incluem Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais.

 

Fundatec – Quais os principais concursos?

 

A Fundatec atende alguns dos principais órgãos dos estados da Região Sul do país. A banca costuma ficar a cargo da organização de processos seletivos da Brigada Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado, Instituto Geral de Perícias (IGP), prefeituras e concessionárias do serviço público.

 

Fundatec – Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Já vimos muitos casos de pessoas que optaram por estudar sozinhas, por meio de apostilas ou videoaulas gratuitas, e se deram bem. No entanto, é preciso deixar claro que esse costuma ser um caminho mais difícil e vagaroso. Por isso, se está dentro das suas possibilidades, avalie investir em um curso preparatório.

Nesse contexto, é muito importante conhecer os melhores cursos preparatórios que estão por aí. Uma boa equipe de professores, com experiência em concursos e que conheça os segredos das bancas organizadoras, como da Fundatec, são diferenciais. Atente também ao material disponibilizado, se é bem elaborado e se atende as suas necessidades.

Levando em conta a nossa própria caminhada na área de processos seletivos, temos confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. O Gran Cursos Online, igualmente, é uma excelente alternativa e está muito bem avaliado.

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções disponíveis, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Como dissemos no início do post, temos aqui no Próximos Concursos uma série de perfis das principais bancas examinadoras do país. Para conferir os detalhes de cada uma delas, acesse:

 

E aproveite para acessar também nossos conteúdos exclusivos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube

Conte com a gente e bons estudos!

 

[Total: 0    Média: 0/5]