Chegou mais um perfil da nossa série sobre bancas examinadoras. E agora é vez de trazermos todas as informações sobre a Fundatec.

Afinal, reforçamos sempre que conhecer as principais características da banca examinadora é parte importante da preparação de todo candidato em concurso público. Pois cada instituição tem suas particularidades, e compreendê-las pode direcionar melhor seus estudos e fazer toda a diferença na hora da prova.

Então, para facilitar o seu trabalho, reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre a banca Fundatec. Leia com atenção!

 

O que é uma banca examinadora?

 

Em linhas gerais, uma banca examinadora (ou organizadora) é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Fundatec – Conheça o histórico da banca

 

A Fundatec (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências) foi criada em 1973 no Rio Grande do Sul. É uma instituição de direito privado sem fins lucrativos e de utilidade pública, que realiza pesquisas da área da Educação e organiza processos seletivos de pequeno e médio porte nos três estados da região sul do país (além do RS, também em Santa Catarina e Paraná).

 

Fundatec – Qual é o perfil da banca?

 

A Fundatec é considerada uma banca simples, com grau de dificuldade baixo/moderado. Curiosamente, a prova de Informática é tida como a “eliminadora” de candidatos, uma vez que apresenta um pouco mais de complexidade na comparação com outras disciplinas, como Português e Direito.

De maneira geral, as provas da banca Fundatec são de múltipla escolha, com cinco questões e uma alternativa correta. No entanto, algumas podem apresentar questões discursivas. A instituições tem por hábito também repetir várias questões de concurso anteriores.

 

Fundatec – Quais as exigências por matéria?

 

Português: as provas da disciplina de Língua Portuguesa exigem domínio da gramática e interpretação de texto. Morfologia, fonologia, acentuação, ortografia, gêneros textuais, léxico/semântica e classe de palavras (substantivos, adjetivos e pronomes) são tópicos muito solicitados.  

Informática: considerada mais difícil que as demais disciplinas, a prova de Informática da banca Fundatec costuma trabalhar com muitas imagens de telas. Os temas mais solicitados são Sistemas Operacionais, ferramentas Office e acesso à informação.  

Direito: as provas de Direito da banca Fundatec prezam pela literalidade da lei. Ou seja, os textos da legislação na íntegra. Esse modelo é excelente para quem tem facilidade de memorização. No entanto, fique atento às pegadinhas, porque muitas vezes apenas uma palavra muda completamente o sentido do enunciado.

Alguns concursos organizados pela Fundatec ainda aplicam prova de redação. Normalmente, os temas são questões sociais (atuais ou não) e são cobrados textos dissertativos entre 35 e 50 linhas. Da mesma forma, há editais que incluem Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais.

 

Fundatec – Quais os principais concursos?

 

A Fundatec atende alguns dos principais órgãos dos estados da Região Sul do país. A banca costuma ficar a cargo da organização de processos seletivos da Brigada Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado, Instituto Geral de Perícias (IGP), prefeituras e concessionárias do serviço público.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você ainda não iniciou sua preparação, é melhor começar o quanto antes!

Se você tem como investir em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.