fbpx

Redes Sociais e Celular (Como usá-los sem Prejudicar a Produtividade nos Estudos)

Quando se trata de produtividade nos estudos para concurso público, as redes sociais costumam ser apontadas como grandes vilãs.

 

Isso porque elas são, de fato, muito tentadoras.

 

Afinal, quem nunca foi dar só uma “olhadinha” nos aplicativos de redes sociais ou bate-papo e acabou perdendo a noção do tempo, navegando entre links, mensagens e fotografias?

 

No entanto, não é preciso excluir as redes sociais e abolir a internet da sua vida. Afinal, elas também podem ser excelentes fontes de ajuda, com materiais para leitura e downloads, além de grupos para troca de informações.

 

Por isso, o ideal mesmo é encontrar maneiras de equilibrar essa balança e fugir das distrações. Com isso, seus estudos não estarão ameaçados!

 

Há diversos usos superúteis que você pode dar ao seu smartphone e, dessa forma, potencializar o seu aprendizado.

 

Quer saber como? Confira já nosso artigo cheio de dicas e sugestões para usar o celular sem dor na consciência!

 

10 dicas para ter mais produtividade nos estudos sem excluir redes sociais e celular

 

 

1- Programe seus horários de pausa

 

Como dissemos, não é preciso deletar todos os aplicativos, excluir seus perfis ou abolir o smartphone. O segredo de tudo está na disciplina! Por isso, permita-se um tempo, diariamente, para checar suas mensagens e as redes sociais. Você pode até mesmo incluir esse período no seu cronograma de preparação, usando-o como um prêmio ao cumprir uma determinada meta.

 

O que você não pode permitir, de jeito nenhum, é que a vontade de acessar a internet atrapalhe sua produtividade nos estudos. Dessa forma, prever um tempo na sua rotina pode ajudar até mesmo a combater a ansiedade causada por essa “dependência”.

 

 

 

2 – Não confunda pausa com descanso

 

Sabe por qual outra razão é importante prever o tempo de acesso à internet no seu cronograma? Porque navegar nas redes sociais não é o mesmo que pausa para descanso. Não adianta pensar que vai fazer isso rapidinho durante o intervalo, porque esse é um autoengano que pode comprometer sua produtividade nos estudos.

 

É muito importante que nas pausas para descanso você realmente relaxe. Nada de ficar mexendo no celular, pois sua mente precisa de um sossego reparador. Nesses momentos você deve tirar um breve cochilo, tomar uma água, ir ao banheiro, escutar uma música, meditar. Algo que lhe ajude a zerar o cérebro para retomar o trabalho com mais energia.

 

 

3 – Dê uma forcinha para seu cérebro 

 

exercicios fisicos para o cerebro

Para ajudar sua mente a desligar da internet, você pode apostar em um truque simples, mas bastante eficiente. Trata-se de desassociar o celular do local de estudo.

 

Por exemplo: você costuma estudar na escrivaninha do quarto? Ótimo. Nunca verifique o aparelho quando estiver sentado nela. Deixe-o na sala e se obrigue a ir até lá quando quiser mexer nele.

 

No início pode ser difícil, mas com o tempo você vai perceber que assim seu cérebro vai se colocar no “modo estudo” mais facilmente. E será muito mais simples passar longe das distrações, tornando sua produtividade nos estudos muito maior.

 

4 – Bloqueie as notificações do celular

 

cel redes sociais apps aplicativos

Outra opção, um pouco mais radical, é bloquear todas as notificações no celular. Não falamos apenas em silenciar o aparelho, mas desativar os avisos de chamada, compartilhamentos e curtidas. Isso porque só o barulhinho de aviso ou a mensagem na tela já funcionam como distrações, tornando a concentração mais difícil.

 

Então, facilite essa tarefa para o seu cérebro. Vá agora mesmo nas configurações do seu aparelho de smartphone e desabilite as notificações de redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails. Você pode verificar todos eles quando terminar os estudos programados para o dia.

 

 

 

5 – Filtre o que é relevante na internet

 

Mas não apenas vilãs são as redes sociais e a internet. Muito pelo contrário, podem dar aquela ajuda extra para turbinar os estudos. Contudo, é preciso ter disciplina e filtrar o que é relevante.

 

O WhasApp, por exemplo, pode lhe conectar com grupos de estudos, para sanar dúvidas e trocar experiências. O Facebook, da mesma forma, costuma ter grupos e páginas de concurseiros, com muitas dicas e materiais. O Youtube tem centenas de videoaulas e canais sérios de estudos. Basta ser cuidadoso, buscando informações sobre a credibilidade e qualidade das fontes.

 

Isso sem falar nas inúmeras ferramentas excelentes que estão disponíveis para auxiliar na preparação. São aplicativos de estudos por questões, criação de cronograma, contagem de tempo para incentivar a produtividade, plataformas de cursos EAD, enfim, a lista é longa.

 

 

6 – Use o celular para escutar música

 

 

Calma lá, não estamos dizendo para você largar tudo e ficar de pernas para o ar curtindo um som! Na verdade,a música pode ser uma grande aliada no aumento da produtividade. Isso mesmo: há inúmeros estudos científicos apontam que determinadas melodias podem ajudar a aumentar a atividade cerebral e, assim, potencializar o aprendizado.

 

Sendo assim, você pode usar o seu celular como rádio. Se tiver um aplicativo de streaming musical, ainda melhor. Esses app têm milhares de músicas de diferentes tipos: música clássica, MPB, sons da natureza, mantras, etc.

 

De maneira geral, músicas sem letras, com melodias mais tranquilas, são as melhores para os estudos. Porém, os estímulos são muito diferentes entres as pessoas e é importante que você descubra com qual estilo você tem melhor rendimento.

 

 

7 – Descanse o cérebro com ajuda do celular

 

Mas não apenas para os estudos o celular pode dar aquela força. Na hora de descansar seu cérebro ele também pode ser uma ferramenta eficiente. Há aplicativos, por exemplo, que ajudam a meditar. Você pode testar um deles — há diversos totalmente gratuitos — durante as pausas e ver como se sai.

Há também aplicativos que ensinam Yoga, sem que, para isso, você tenha que ter grandes habilidades ou conhecimento prévio.

Existem, ainda, aplicativos com exercícios de respiração que podem ser feitos para ajudar a mente a relaxar e voltar aos estudos com potência máxima.

Enfim, atualmente se tem uma série de opções de ferramentas, das mais simples às mais sofisticadas, para aqueles momentos em que você precdisa de ajuda para “desligar” o cérebro.

 

 

8 – Utilize o gravador do celular

 

O gravador do seu celular pode também ser uma ferramenta útil durante a preparação para o concurso público e ajudar a potencializar sua produtividade nos estudos. E de uma maneira bem simples!

Já pensou em gravar-se falando o conteúdo em voz alta? Pois é! Esse pequeno truque pode funcionar como um estímulo ao seu cérebro para que armazene mais rápido a informação. Lendo em voz alta suas anotações e as ouvindo depois na gravação, você pode internalizar o conteúdo com mais agilidade.

Outra maneira de usar o gravador do celular é registrando as aulas presenciais, caso você faça um cursinho preparatório. Especialmente os conteúdos mais complexo. Contudo, antes é importante pedir autorização do professor ou professora para tanto, não esqueça.

 

 

9 – Aprenda ouvindo podcasts

 

pod cast ouvir concurso publico

Os podcasts estão na moda e, aparentemente, vieram para ficar. Você sabe do que se trata? Caso não, é melhor se inteirar dessa novidade, pois ela pode ser muito útil para aumentar sua produtividade nos estudos.

Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido por meio da internet. Nele, pode haver conteúdo dos mais variados tipos. Em outras palavras, é uma espécie de “programa de rádio”, mas em formato digital, disponibilizado na rede mundial de computadores.

Há diversas pessoas produzindo podcasts hoje em dia: youtubers, artistas, professores, cientistas, etc. e você pode ouvi-los em aplicativos próprios ou em serviços de streaming de aúdio, como o Spotify, por exemplo.

No mundo dos concursos não seria diferente! Há muito material de estudo disponível em formato de podcast, aulas com especialistas e relatos de experiências. Para quem gosta e tem facilidade de aprender ouvindo, é uma possibilidade muito interessante.

 

 

10 – Assista aulas online

 

 

Diversas pesquisas apontam que o uso do celular tem crescido no ensino à distância nos últimos anos. Antes acessadas quase na totalidade via PCs e notebooks, as aulas on-line têm sido acessadas por meio de smartphones. Claro, isso se deve, em grande parte, à evolução desses equipamentos, que permitem o uso de novos recursos a cada dia.

 

Mas esse comportamento se deve também à praticidade dos celulares, que são pequenos e podem ser levados a praticamente todo lugar. Assim, é possível acessar uma videoaula durante um deslocamento no transporte público, por exemplo. É, ainda, muito mais seguro que circular com um notebook na mochila ou pasta.

 

Então, aproveite mais essa funcionalidade do celular a seu favor! Afinal, o aparelho tem muito a oferecer para quem tem disciplina e, ao contrário do que pode parecer, nem sempre é o inimigo número 1 da produtividade.

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

 

O Gran Cursos Online está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia Concursos

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

10 dicas para ter produtividade nos estudos

 

  1. Programe seus horários de pausa
  2. Não confunda pausa com descanso
  3. Dê uma forcinha para seu cérebro
  4. Bloqueie as notificações do celular 
  5. Filtre o que é relevante na internet
  6. Use o celular para escutar música
  7. Descanse o cérebro com ajuda do celular
  8. Utilize o gravador do celular
  9. Aprenda ouvindo podcasts
  10. Assista aulas online

 

Aqui no Próximos Concursos não vendemos ideias falsas sobre a preparação para concursos públicos.

 

Sabemos que é um período difícil e cansativo, no qual você precisa abrir mão de muita coisa. Mas, também é verdade que a recompensa chega!

 

Sendo assim, diminuir a presença nas redes sociais é um dos tantos “sacrifícios” que precisam ser feitos para garantir a produtividade nos estudos. Como você pode conferir, há muitos truques e novos hábitos que podem lhe ajudar nesse processo. Basta determinação!

 

Ah, quando estiver no seu intervalo da internet, não deixe de conferir o site. Também estamos nas redes sociais (viu como podem ser ferramentas muito úteis?!):  Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

 

Conte com a gente e bons estudos!

 

 

ASSINATURA ILIMITADA DO GRANCOM MAIS DE 80% DE DESCONTO
(pouco tempo!)

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

Prontinho, agora você tem acesso a todo material grátis.