Quando se trata de produtividade nos estudos para concurso público, as redes sociais costumam ser apontadas como grandes vilãs. Isso porque elas são, de fato, muito tentadoras. Quem nunca foi dar só uma “olhadinha” nos aplicativos e acabou perdendo a noção do tempo, navegando entre links, mensagens e fotografias?

 

No entanto, não é preciso excluir as redes sociais e abolir a internet da sua vida. Afinal, elas também podem ser excelentes fontes de ajuda, com materiais para leitura e downloads, além de grupos para troca de informações. Por isso, o ideal é encontrar maneiras de equilibrar essa balança e fugir das distrações. Com isso, seus estudos não estarão ameaçados!

 

Quer saber como? Confira já nosso artigo!

 

4 dicas para ter produtividade nos estudos sem excluir redes sociais e celular

 

1- Programe seus horários

 

Como dissemos, não é preciso deletar todos os aplicativos, excluir seus perfis ou abolir o smartphone. O segredo de tudo está na disciplina! Por isso, permita-se um tempo, diariamente, para checar suas mensagens e as redes sociais. Você pode até mesmo incluir esse período no seu cronograma de preparação, usando-o como um prêmio ao cumprir uma determinada meta.

 

O que você não pode permitir, de jeito nenhum, é que a vontade de acessar a internet atrapalhe sua produtividade nos estudos. Dessa forma, prever um tempo na sua rotina pode ajudar até mesmo a combater a ansiedade causada por essa “dependência”.

 

2 – Não confunda pausa com descanso

 

Sabe por qual outra razão é importante prever o tempo de acesso à internet no seu cronograma? Porque navegar nas redes sociais não é o mesmo que pausa para descanso. Não adianta pensar que vai fazer isso rapidinho durante o intervalo, porque esse é um autoengano que pode comprometer sua produtividade nos estudos.

 

É muito importante que nas pausas para descanso você realmente relaxe. Nada de ficar mexendo no celular, pois sua mente precisa de um sossego reparador. Nesses momentos você deve tirar um breve cochilo, tomar uma água, ir ao banheiro, escutar uma música, meditar. Algo que lhe ajude a zerar o cérebro para retomar o trabalho com mais energia.

3 – Dê uma forcinha para seu cérebro

 

Para ajudar sua mente a desligar da internet, você pode apostar em um truque simples, mas bastante eficiente. Trata-se de desassociar o celular do local de estudo. Por exemplo: você costuma estudar na escrivaninha do quarto? Ótimo. Nunca verifique o aparelho quando estiver sentado nela. Deixe-o na sala e se obrigue a ir até lá quando quiser mexer nele.

 

No início pode ser difícil, mas com o tempo você vai perceber que assim seu cérebro vai se colocar no “modo estudo” mais facilmente. E será muito mais simples passar longe das distrações, tornando sua produtividade nos estudos muito maior.

 

4 – Bloqueie as notificações

 

Outra opção, um pouco mais radical, é bloquear todas as notificações no celular. Não falamos apenas em silenciar o aparelho, mas desativar os avisos de chamada, compartilhamentos e curtidas. Isso porque só o barulhinho de aviso ou a mensagem na tela já funcionam como distrações, tornando a concentração mais difícil.

 

Então, facilite essa tarefa para o seu cérebro. Vá agora mesmo nas configurações do seu aparelho de smartphone e desabilite as notificações de redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails. Você pode verificar todos eles quando terminar os estudos programados para o dia.

 

4 dicas para ter produtividade nos estudos

 

  1. Programe seus estudos
  2. Não confunda pausa com descanso
  3. Dê uma forcinha para seu cérebro
  4. Bloqueie as notificações

 

Aqui no Próximos Concursos não vendemos ideias falsas sobre a preparação para concursos públicos. Sabemos que é um período difícil e cansativo, no qual você precisa abrir mão de muita coisa. Mas, também é verdade que a recompensa chega!

 

Sendo assim, diminuir a presença nas redes sociais é um dos tantos “sacrifícios” que precisam ser feitos para garantir a produtividade nos estudos. Como você pode conferir, há muitos truques e novos hábitos que podem lhe ajudar nesse processo. Basta determinação!

 

Ah, quando estiver no seu intervalo da internet, não deixe de conferir o site. Também estamos nas redes sociais (viu como podem ser ferramentas muito úteis?!):  Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

 

Conte com a gente e bons estudos!

 

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!

GRAN CURSOS

BLACK FRIDAY DA APROVAÇÃO

50% DE DESCONTO NA ASSINATURA ILIMITADA

Com a Assinatura Ilimitada e o Gran Sistema de Ensino, você vai mudar a sua vida com apenas R$ 5 reais por dia!

Promoção válida até às 23h59 do dia 23/11

CADASTRO REALIZADO COM SUCESSO