Você já ouviu falar em quadro dos sonhos?

Se não faz ideia do que se trata, vamos explicar:

quadro dos sonhos é uma ferramenta de atração que pode ser muito útil para quem está no caminho dos concursos.

Isso mesmo!

Porque o quadro dos sonhos ajuda o seu cérebro a criar um cenário positivo em torno dos seus objetivos. E essa positividade vai gerar ações que vão agilizar a realização dos seus desejos. No entanto, não estamos falando de mágica, mas da famosa lei da atração, que é baseada também em persistência e foco.

Você vai se surpreender com os resultados!

Mas, afinal, o que é um quadro dos sonhos?

Falando de forma prática, um quadro dos sonhos (também chamado de quadro filtro dos sonhos) é uma espécie de mural com ilustrações, fotos ou montagens. 

Ele é uma representação visual de tudo aquilo que você almeja, que você deseja alcançar em diversas áreas da sua vida. Além disso, funciona como um reforço diário, um lembrete, de tudo que é importante para você e por quê.  

Dessa forma, age como um motivador, especialmente em momentos mais complicados, em que se está sem muito ânimo.

Por isso, é fundamental que você pense e avalie internamente o que deseja para sua vida. Se faça perguntas sobre o que considera uma vida boa. Comece com questões mais amplas e vá afunilando o contexto, sendo mais específico.

Essa reflexão é que vai direcionar de forma adequada a construção do seu quadro dos sonhos.

Vale lembrar também que o quadro dos sonhos pode, ainda, não ser um quadro. Isso mesmo! Pode ser um caderno com colagens, um varal com prendedores ou até mesmo um apanhado de fotos e frases colados diretamente na parede.

Ou seja, base pode variar! O importante é que o material produzido fique à mostra, para que você possa sempre ter acesso visual as suas metas.

Como é feito o quadro dos sonhos?

O quadro dos sonhos é bastante simples de ser construído. E durante o processo, é importante que você mentalize de forma positiva e profunda o que deseja.

Ele é feito da seguinte maneira:

Passo 1

O primeiro passo é definir quais são seus objetivos, que desejos quer alcançar. Isso vale para qualquer área da sua vida: quer passar em um concurso, quer encontrar um amor, quer comprar um carro, quer fazer uma viagem, quer perder peso, quer ter uma alimentação mais saudável, etc.

Passo 2

Busque em revistas, jornais ou na internet imagens que ilustrem cada um desses objetivos. Escolha imagens inspiradoras, que tenham significado para você dentro daquele contexto. Você pode também incluir frases, palavras, trechos de livros. Imprima ou recorte essas imagens. Você pode, ainda, desenhar algo que faça referência a uma determinada meta ou usar postais, fotografias. Enfim, qualquer elemento que esteja relacionado ao atingimento de uma determinada meta. 

Passo 3

Analise se as imagens escolhidas estão mesmo de acordo com seus desejos. Disponha essas imagens no seu quadro, sem fixá-las ainda. Crie um esquema visual que faça sentido para você. Nesta etapa você pode perceber que uma imagem é mais motivadora que outra, por exemplo, e merece mais destaque. Então, basta trocá-la por outra ou de lugar. 

Passo 4

Ao chegar no modelo ideal, aí então você colocará essas imagens em um mural (de papel, de madeira, de cortiça, com imãs, como você preferir). Você pode agrupá-las por tema, ou de acordo com o prazo para sua realização (curto, médio ou longo). 

Passo 5

Por fim, deixe seu mural sempre à vista, em um local no qual você consiga visualizá-lo várias vezes por dia. A ideia é, justamente, que você acesse o quadro e, a partir disso, oriente seus padrões cerebrais à realização desse objetivo. 

7 dicas para montar um quadro dos sonhos eficaz

Mas mesmo depois de entender o passo a passo para montar seu quadro dos sonhos, é importante seguir algumas orientações para que ele seja mesmo efetivo.

Confira as sete dicas que vão desde o processo de montagem até depois de já ter alcançado algumas metas.

Saiba mais:

1 – Estabeleça um tempo para cumprir as metas

 relogio tempo1É importante prever um limite de tempo para cada um dos seus desejos. Não precisa estipular uma data no calendário, mas apenas um período de tempo máximo com o qual possa trabalhar em sua mente. Por exemplo: até dezembro, em dois anos, nas próximas férias, no próximo edital, etc.

Não estabelecer prazos pode acabar fazendo com que seu subconsciente leia aquela meta como algo menos importante ou impossível. E caso não consiga atingir o objetivo no tempo proposto, não tem problema, coloque um novo limite e tente mais uma vez. Persistência, como já falamos, é palavra-chave no processo.

2 – Tenha metas com prazos variados

Concurso ALAPÉ interessante que ao fazer seu quadro você escolha metas com prazos variados. Mescle objetivos de curto, médio e longo prazo. Pode até mesmo dividi-los por grupos. Isso porque se você coloca metas muito longas, pode acabar se desanimando. Assim como metas muito curtas podem dar a falsa ideia de que é tudo muito simples.

 

 

 

3 – Não deixe seu quadro muito cheio

cheio post it atoladoÉ muito bom que você tenha vários sonhos ainda para concretizar. Afinal, eles nos fazem seguir adiante e nos mantêm despertos. Mas, um quadro cheio de referências pode causar certa confusão. Da mesma forma, se você ficar trocando de desejo a toda hora, será ruim.

O ideal é que coloque no seu quadro entre quatro e seis metas. Assim poderá trabalhar cada uma delas com calma e mais focado.

4 – Torne o processo divertido

sonho imaginarO processo de criação do quadro dos sonhos deve ser leve, tranquilo e pode até mesmo ser divertido. É bem importante que você tenha prazer ao colocar cada uma das suas metas no papel. Além disso, o quadro deve ter a sua cara, estar afinado com a sua personalidade.

Você gosta de cores? Pois então use várias! Prefere texturas? Aposte em papeis variados ou outros elementos para colagens. Gosta de sobriedade? Sem problema, pode fazer o estilo minimalista, com letterings e imagens mais neutras.

 

5 – Reflita sobre como realizar cada uma das metas

planejamentoAo colar as imagens no seu quadro, vá exercitando sua mente: pense nas melhores maneiras de atingir cada um dos objetivos. Se você quer passar em um concurso, avalie as possibilidades. Um curso preparatório, um bom cronograma de estudos, livros que podem fazer a diferença…

Afinal, não estamos falando em milagre, mas de direcionar seus pensamentos e esforços para o atingimento de bons resultados.  

6 – Mentalize-se já tendo alcançado seus objetivos

meditar yogaE é bom reforçarmos: o quadro dos sonhos não se resolve sozinho.

Não mesmo!

É preciso que você eduque seu cérebro a pensar de forma positiva sobre os seus objetivos. Nem sempre é fácil, com certeza. Mas, a lei da atração só funciona quando alinhamos nossos pensamentos ao que desejamos.

Por isso, em pelo menos um momento do seu dia, observe o mural e visualize-se já tendo alcançado seu objetivo, já vivendo a vida que sonha para si. Imagine-se como um funcionário com sólida carreira pública, ou dentro de um carro, na sua festa de casamento, e assim por diante. Vivencie a vitória e mantenha sua mente numa vibração otimista.

7 – Reconheça os sonhos já alcançados

feliz grato comemorandoTão importante quanto manter-se cheio de sonhos e objetivos, é reconhecer o que já alcançou de bom e ser grato. Esse tipo de atitude é vital quando falamos em questões que envolvem lei da atração e subconsciente.

Se você não sabe reconhecer seus avanços ou está sempre infeliz, querendo mais, é praticamente impossível alinhar seu cérebro a uma vibração positiva. E, sem ela, todo o processo não fará sentido.

 

 

E para reforçar: Como Montar um Quadro dos Sonhos Eficaz

  1. Estabeleça um tempo para cumprir as metas
  2. Tenha metas com prazos variados
  3. Não deixe seu quadro dos sonhos muito cheio
  4. Torne o processo divertido
  5. Reflita como realizar cada uma das metas
  6. Mentalize-se já tendo alcançado seus objetivos
  7. Reconheça os sonhos já alcançados

 

Nossa mente é uma ferramenta muito poderosa. E a lei da atração não costuma falhar. Então, se está com dificuldade em focar em seus estudos para o concurso ou em atingir seja qual for sua meta, coloque em prática o quadro dos sonhos.

Muitas pessoas têm utilizado esse recurso e obtido ótimos resultados.

E para ter acesso a mais informações que vão lhe ajudar na caminhada até a aprovação, acesse nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.  Ou ainda, nossa aba especial de dicas.

Conte com a gente!

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.