Provas DPUAs provas do concurso DPU (provas DPU) costumam ser muito disputadas.

 

 

 

Então, para quem está interessado em uma vaga no órgão, é melhor ir se preparando desde agora.

 

 

Em maio foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) o Projeto de Lei que reestrutura as carreiras da Defensoria Pública da União, criando 2.751 vagas: 1.659 para Analista e 1.092 para Técnico. O Projeto deve ainda passar pelo plenário da Câmara e seguir para o Senado Federal.

 

 

 

Com isso, um novo edital é esperado para breve!

 

 

 

Quer saber como foram as provas do último?

 

 

 

Aqui você confere os detalhes para agilizar sua aprovação!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Principais informações sobre as provas DPU

 

 

 

 

 

 

 

Como são as provas?

 

 

 

 

A prova objetiva para níveis Médio e Superior do último concurso DPU, em 2015, foi dividida em Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, conforme quadro abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira quais as disciplinas solicitadas:

 

 

 

Conhecimentos Básicos (todos os cargos)

 

 

 

 

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Normas Aplicáveis as Servidores Públicos
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo
  • Noções de Arquivologia
  • Noções de Gestão de Pessoas
  • Raciocínio Lógico

 

 

 

 

Conhecimentos Específicos (Nível Médio): de acordo com a área de atuação da vaga escolhida.

 

Conhecimentos Específicos (Nível Superior): de acordo com a área de atuação da vaga escolhida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Provas anteriores Concurso DPU

 

 Editais anteriores Concurso DPU – Área Adminsitrativa

 

Editais anteriores Concurso DPU – Defensor Público

 

Qual o conteúdo programático?

 

 

 

 

 

 

 

Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

 

1 Leitura, compreensão e interpretação de textos. 2 Estruturação do texto e dos parágrafos. 3 Articulação do texto. 4 Significação contextual de palavras e expressões. 5 Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. 6 Emprego de tempos e modos verbais. 7 Pontuação, estrutura e formação de palavras. 8 Funções das classes de palavras. 9 Flexão nominal e verbal. 10 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. 11 Concordância nominal e verbal. 12 Regência nominal e verbal. 13 Ocorrência de crase. 14 Acentuação gráfica. 15 Ortografia oficial.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

 

 

 

1 Sistema operacional Windows XP e Windows 7. 2 Microsoft Office: Word 2007, Excel 2007, PowerPoint 2007 e Microsoft Outlook 2007. 3 Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a correio eletrônico. 4 Internet Explorer 8. 5 Conceitos básicos de segurança da informação.

 

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS

 

 

 

1 Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União – RJU) e alterações: disposições preliminares; provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; vencimento e remuneração; férias; licenças; afastamentos; concessões; tempo de serviço; direito de petição; regime disciplinar (deveres e proibições); acumulação; responsabilidades; penalidades; processo administrativo disciplinar.

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO

 

 

 

1 Constituição Federal: conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. 3 Organização político-administrativa: União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 4 Poder legislativo: congresso nacional, câmara dos deputados, senado federal, deputados e senadores. 5 Poder executivo: atribuições do presidente da República e dos ministros de Estado. 6 Poder judiciário: disposições gerais, órgãos do poder judiciário. 7 Funções essenciais à justiça: Ministério público, advocacia e defensorias públicas. 8 Agentes públicos: espécies e classificação, cargo, emprego e função públicos. 9 Poderes administrativos: hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia, uso e abuso do poder. 10 Licitação: princípios, dispensa e inexigibilidade, modalidades, Lei nº 8.666/1993. 11 Controle e responsabilização da administração: controles administrativo, judicial e legislativo, responsabilidade civil do Estado.

 

 NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

 

 

 

1 Técnicas de organização de arquivos: teoria das três idades, classificações em arquivos, classificações dos arquivos. 2 Gerenciamento da informação e gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes, intermediários; protocolos; avaliação de documentos; arquivos permanentes; diplomática. 3 Tipologias documentais e suportes físicos: microfilmagem; automação; preservação e conservação de documentos. 4 Documentos eletrônicos (digitais): conceitos e definições.

 

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS

 

 

 

1 Gestão de Pessoas: conceitos, importância, relação com os outros sistemas da organização. 2 Função da área de Gestão de Pessoas: atribuições e objetivos. 3 Políticas e sistemas de informações gerenciais. 4 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho; competência interpessoal; gerenciamento de conflitos; clima e cultura organizacional; formação de grupos operativos, formação de lideranças, conceito de equipe e time. 5 Recrutamento e seleção: técnicas e processo decisório. 6 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 7 Desenvolvimento e capacitação de pessoal: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. 8 Gestão de pessoas baseada em competências. 9 Aprendizagem organizacional: educação de adultos, conceito de educação corporativa; educação a distância.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

 

 

 

1 Resolução de problemas. 2 Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. 3 Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 4 Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 5 Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 6 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica. 7 Tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica. 8 Fórmulas e suas tabelas-verdade. 9 Equivalências lógicas. 10 Leis de De Morgan. 11 Argumentos válidos e sofismas. 12 Contradições.

 

 

 

 

Confira como passar mais rápido no Concurso DPU

 

 

 

 

 

 

Qual a banca?

 

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

 

 

 

O último edital do concurso DPU foi organizado pela Cespe/Cebraspe. Contudo, ainda não se sabe qual será a banca do próximo.

 

 

 

Aproveite para conferir as análises completas que fizemos das mais importantes instituições do país. Clique no nome de cada uma e saiba mais:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já tem material de qualidade para estudar?

 

 

 

Para otimizar ou iniciar seus estudos, visite a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

 

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

 

 

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

 

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

 

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

 

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

 

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

 

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

 

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

 

 

Concurso Exponencial

 

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

 

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

 

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

 

E fique de olho nas nossas redes sociais para mais novidades:  Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

 

 

 

 

 

Conte com a gente!

 

 

 

 

 

Bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.