A maioria dos concurseiros já sabe: conhecer o estilo da banca examinadora faz muita diferença na hora de se preparar para as provas. Por isso, fizemos uma série sobre as instituições mais importantes do país, responsáveis pelos principais editais. E neste artigo você fica sabendo tudo sobre a banca Cetro.

 

É fácil? É difícil? Quais os conteúdos mais pedidos? E as pegadinhas? São muitas as dúvidas! Mas, com o apanhado de informações que reunimos aqui você não perde um detalhe sequer e, assim, aumenta as suas chances de aprovação.

 

Vamos conferir!

O que é uma banca examinadora?

 

Uma banca examinadora, ou organizadora, é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. A equipe da instituição fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Banca Cetro  – Qual o histórico da instituição?

 

A Cetro Concursos está há mais de 25 anos atuando na área de treinamento, capacitação, consultoria e seleção, incluindo concursos públicos em quase todo o território nacional. No entanto, é pouco conhecida fora do eixo central do país. Um de seus diferenciais é atender a demanda de provas em braile, para pessoas com deficiência visual.

 

Banca Cetro – Quais os principais concursos?

 

A banca Cetro costuma realizar muitos concursos menores, para prefeituras, polícias e tribunais estaduais. Entretanto, também já esteve à frente de seleções de médio porte, como os da Agência Nacional da Água (ANA), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

 

Banca Cetro – Como é o perfil?

 

A banca Cetro tem um nível de exigência razoável e aplica provas com questões consideradas simples, na comparação com outras instituições, como FGV ou Cespe/Cebraspe. No entanto, costuma não repetir muitas questões de provas anteriores, o que acaba sendo um complicador para quem gosta de estudar por questões. Os conteúdos programáticos não sofrem mudanças bruscas de um edital para o outro, passando apenas por pequenas adaptações conforme o órgão contratante ou o cargo em disputa.

 

Banca Cetro – Quais as exigências por matéria?

 

As provas da banca Cetro são, de maneira geral, objetivas de  múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. Saiba mais sobre o estilo da instituição em cada uma das disciplinas:

 

Língua Portuguesa

as provas de Português da banca Cetro solicitam, na mesma medida, conhecimentos de gramática e interpretação de texto. Os enunciados são curtos e simples, não tomando muito tempo do candidato. Também são muito utilizadas crônicas e textos argumentativos, especialmente em seleções de Nível Superior.

 

Matemática e Raciocínio Lógico

o grau de dificuldade das provas de Matemática e Raciocínio Lógico da banca Cetro varia conforme o cargo. Mas, em geral, pedem soluções simples de cálculos e porcentagens.

 

Noções de Informática

as provas de Informática são consideradas pouco complexas, com foco em teclas de atalho. Pedem ainda conhecimentos de ferramentas Office (com destaque para Excel e Word), sistemas operacionais, navegadores  (com destaque para o Internet Explorer) e ferramentas de e-mail.

 

Direito

nesta disciplina, as provas da banca Cetro solicitam a letra da lei, ou seja, a literalidade da legislação. Esse modelo é excelente para quem tem facilidade de memorização.

 

Redação

as provas dissertativas da banca Cetro costumam ser entregues em outro caderno, separado das demais. O objetivo da redação é avaliar os conhecimentos do candidato sobre o idioma e seu poder de argumentação por meio de um texto dissertativo-argumentativo.

 

Banca Cetro – Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há técnicas famosas para potencializar o aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor. E para aqueles dias em que a energia está baixa, há também há diversas técnicas de motivação. Todas são muito simples e fáceis de fazer. Confira no nosso post completo sobre o assunto.

 

No Próximos Concursos há uma aba com tudo que você precisa saber sobre sobre dicas, técnicas e cronogramas.

 

Banca Cetro – Como estudar por questões?

 

De todas a técnicas de aprendizado acelerado, a mais utilizada pelos concurseiros é, sem dúvida, a de estudo por questões. O método ajuda a reter a informações e revisar a matéria, turbinando o aprendizado e agilizando a aprovação. Dessa forma, é importante buscar provas anteriores da banca Cetro para compreender o estilo de questão a que será submetido.

 

Para saber tudo sobre o estudo por questões e começar a aplicar a técnica, acesse o post especial que fizemos sobre o assunto aqui no Próximos Concursos.

 

Acesse provas anteriores da banca Cetro

 

Banca Cetro – Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você optou por contratar um curso preparatório para concursos, é importante conhecer os melhores cursos preparatórios disponíveis. Procure informações sobre a equipe de professores e o material disponibilizado. É fundamental que o cursinho atenda às suas necessidades e lhe ajude a desvendar os segredos das bancas organizadoras.

 

A partir da nossa experiência de mais de 15 anos na área de concursos, temos total confiança em indicar o Gran Cursos Online como uma excelente alternativa, inclusive com a opção de curso direcionado para a banca Cetro.  Da mesma forma, o  Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. A Casa do Concurseiro, que faz parte do Grupo UOL, é outra ótima opção, já que mantém uma equipe de excelentes profissionais e tem valores bastante acessíveis.

 

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções disponíveis, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Melhores cursos preparatórios para concursos

Confira o perfil de outras importantes bancas examinadoras:

 

 

Quer ficar por dentro do andamento de editais da banca Cetro? Acompanhe nossa seção de concursos previstos! E também curta nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Por lá você tem conteúdo exclusivo, notícias atuais, manuais, dicas e muito mais.

 

Lembre-se sempre: pode contar com o Próximos Concursos na caminhada até a aprovação!

 

Bons estudos!

[Total: 0    Média: 0/5]
Quer receber as melhores dicas de estudos no seu Whatsapp? Clique aqui!
Holler Box