Você precisa acertar 90% da prova de Raciocínio Lógico para concursos para ser aprovado e talvez esteja meio perdido. Acha que é mais fácil sair chutando a resposta que parece mais óbvia e quer “se livrar” logo da disciplina?

Calma lá! Estudar Raciocínio Lógico pode ser muito mais simples e prazeroso.

Com algumas dicas e ferramentas você pode turbinar seus estudos da matéria e garantir a aprovação mais rápido.

Quer testar?

Siga com a gente neste post!

Saiba como estudar Raciocínio Lógico para concursos

Não comece pelos exercícios

Se você tem dificuldade em Raciocínio Lógico, o que você precisa, é entender a teoria primeiro. Muitas pessoas querem agilizar o aprendizado, e pegam um atalho, achando que a disciplina trata só do que é óbvio.

Contudo, Raciocínio Lógico para concursos tem regras e fórmulas a serem seguidas, assim como Matemática.

Então, se você não tiver uma boa base teórica você dificilmente vai acertar as questões, porque não é simplesmente utilizar a lógica. Você precisa entender a “receita de bolo” da disciplina. O passo a passo que você precisa decorar para chegar no resultado.

Com uma base teórica muito fraca, provavelmente você vai achar tudo muito difícil e vai se frustrar.

Faça muitos exercícios

Essa é uma dica que vale para qualquer disciplina, mas em Raciocínio Lógico para concursos, é ainda mais importante. E volte sempre aos exercícios, não apenas no dia em que aprendeu o conteúdo, para se certificar de que está fixado na sua memória de longo prazo.

Consolide seu conhecimento com questões de provas anteriores. É assim que você vai saber se a teoria está fazendo sentido.

É muito comum que no meio de um exercício  a pessoa se dê conta de que não sabe a teoria e, assim, não consegue entender o que está sendo pedido.

Não precisa se desesperar, isso acontece bastante, é absolutamente normal. Não se sinta burro ou incapaz. Com certeza, ao voltar no conteúdo lido  com atenção, você vai conseguir elaborar a resposta.

Crie o seu método

hhtgs prova escreverCrie a sua própria “receita de bolo”. Afinal, o Raciocínio Lógico para concursos é uma sequência de etapas.  Então, quando estiver estudando, assistindo uma aula ou lendo um pdf, vá anotando o que compreender com as suas próprias palavras.

Monte um verdadeiro passo a passo. Pode incluir resumos, esquemas, tabelas, desenhos, enfim, tudo que facilitar o seu entendimento daquele conteúdo. Tudo que faça sentido para você e torne a teoria mais simples.

Um macete que pode ajudar é dar apelidos para as questões. Isso mesmo! Por exemplo: “a questão do Pedrinho”, “ a questão da mentira boba”, etc. Assim, quando você se deparar com a questão, seu cérebro vai trazer à tona mais facilmente todas as anotações feitas sobre ela.

Isso é uma ajuda e tanto para agilizar a resolução na hora da prova.

Revise Matemática básica

 Essa dica é bem básica, mas tem muita gente pecando nesse quesito. Para se dar bem em Raciocínio Lógico para concursos, você precisa ter consolidado os conhecimentos de Matemática básica.

Porque nesta disciplina você usa as principais operações, precisa fazer contas de cabeça, tem que ter familiaridade com formas geométricas, etc. Esse básico é o alicerce da matéria. Com essa base forte, você vai ganhar velocidade na resolução das questões.

Ache um curso específico para o seu concurso

 ?Geralmente os concursos repetem um determinado conjunto de bancas organizadoras. E cada um delas cobra Raciocínio Lógico de uma maneira, com questões em um determinado estilo. As bancas cobram o mesmo conteúdo, de maneira geral, mas de formas muitos distintas.

Se você pegar as provas da Cespe/Cebraspe, vai notar muita diferença das provas da FCC ou da Vunesp, por exemplo.

Certamente, sabendo o básico você vai compreender qualquer estilo de pergunta. Porém, direcionar o estudo para a organizadora do seu concurso vai ajudar a não perder tempo com questões que talvez nem apareçam.

Ache um professor que você goste

 Ter um professor com quem você se identifique, com quem goste de estudar, faz toda a diferença. Principalmente no estudo das Exatas. Isso porque há muito métodos de aprendizagem, várias maneiras de resolver uma questão, mas nem todo mundo se adapta a todos eles.

Alguns professores são muito objetivos, resumidos, e talvez você se perca no processo. Outros talvez você ache que gastam tempo demais em casa assunto e acabam patinando.

Enfim, cada professor tem seu modelo de ensino. Eo aluno se identifica mais com um ou outro. É normal.

Então, é importante encontrar um professor que lhe ajude a descobrir o seu melhor método, que respeite e se adeque ao seu modo de aprender. Com quem você se sinta confortável e seguro. Assim, o estudo será mais simples e você vai obter melhores resultados mais rápido.

Resuma a questão

 Muitas pessoas se perdem ao interpretar uma questão. Então, a sugestão é você fazer como os

professores: um quadro resumo com as principais informações da questão. São pontos que você vai destacando enquanto lê.

Ao reunir essas anotações, você vai perceber como fica mais fácil o entendimento do enunciado e o que é solicitado.

E isso também vai impactar no seu tempo de resolução da questão. Cronometre o tempo que leva para resolução sem essa técnica e com a aplicação dela. Você vai notar que consegue resolver o problema em um período bem menor.

Resuma as principais fórmulas

Ainda falando de resumos, outro apanhado muito importante é com regras, métodos e fórmulas. Reúna todas as principais regras e fórmulas em um arquivo resumido, de preferência com, no máximo, duas folhas. Com isso, você tem uma visão geral da disciplina e serve, ainda, como material rápido de revisão.

Não tenha medo de errar

 Não adianta: a gente só aprende errando. Isso é parte do processo e, sem tropeçar no caminho, você nunca vai ter resultados melhores em qualquer que seja a disciplina, não só em Raciocínio Lógico para concursos.

Então, tire da sua cabeça essas história de que é feio errar, que errar é um fracasso. Ao contrário, isso é o que  normalmente leva as pessoas mais longe.

Quais os melhores cursos preparatórios de Português para concursos?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório de Português para concursos, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Veja algumas opções realmente boas:

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 Curso Gran Cursos – Raciocínio Lógico

Concursos Estratégia

 

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

Curso Estratégia – Raciocínio Lógico

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

Curso Exponencial – Raciocínio Lógico

E acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e

Conte com a gente!

Boa sorte!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 50% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.