Banca QuadrixPara os concurseiros que têm acompanhado nossa série de perfis das principais bancas examinadoras de todo o país, agora trazemos um artigo completo sobre a banca Quadrix.

Com mais de 20 anos de atuação, a instituição tem bastante experiência na realização de seleções estaduais e federais.

 

Não deixe de conferir nosso apanhado de informações! Afinal, como sempre gostamos de ressaltar, conhecer o estilo da banca é parte fundamental na preparação para o concurso público. Isso porque, às vezes, a aprovação mora no detalhe e esse pode ser o seu diferencial na hora da aprovação.

Pronto para arrasar nas provas da banca Quadrix? Vamos lá!

 

O que é uma banca examinadora?

 

Antes, é importante saber direitinho o que é uma banca examinadora e quem faz parte dela.

 

Uma banca examinadora, ou organizadora, é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. A equipe da instituição fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Qual o histórico da instituição?

 

O Instituto Quadrix atua na área de concursos públicos, avaliações funcionais, Educação e tecnologia desde 1997, tendo se tornado uma empresa privada sem fins lucrativos em 2005.

A instituição tem sedes em Brasília e São Paulo. Segundo sua página oficial, já organizou mais de 400 concursos públicos em todo o Brasil.

Em 2017, o instituto tornou-se parceiro da Google For Education no Brasil.

 

Quais os principais concursos?

 

O Instituto Quadrix é conhecido por organizar concursos de diversos conselhos profissionais estaduais em todo o país, como os de Medicina, Biologia, Odontologia, Química, Farmácia e Psicologia.

Além desses, já realizou concursos para SESI, SENAC e DATAPREV.

 

Como é o perfil?

 

A banca do Instituto Quadrix se assemelha muito com a Cebraspe no estilo, porém com um grau de exigência um pouco menor. 

As provas atualmente são, inclusive, no mesmo modelo, ou seja, o julgamento de cada item é feito por meio de CERTO (C) ou ERRADO (E), de acordo com o comando a que se refere.

 

Contudo, diferente da Cebraspe, a banca Quadrix não anula a questão errada, mas desconta meio ponto. Seguindo essa lógica, então, duas respostas erradas anulariam uma correta.

 

Essa foi uma importante mudança de estilo da banca nos últimos anos, uma vez que antes adotava o modelo múltipla escolha. Sendo assim, a atenção deve ser redobrada.

 

As provas costumam ser longas, exigindo bastante organização e concentração do candidato, além de pausas programadas para descansar. A banca cobra muita literalidade nas respostas, o que é ótimo para quem tem facilidade de memorização.

 

Quais as exigências por matéria?

Saiba como é o estilo de prova da banca Quadrix em cada uma das principais matérias e os tópicos que constam do conteúdo programático padrão da instituição.

Língua Portuguesa: a banca tem por hábito trazer artigos atuais, retirados de jornais e revistas de circulação nacional, e solicitar a resposta com base no material. Ou seja, a interpretação de texto é o tópico mais importante da prova desta disciplina na Quadrix. Outros pontos cobrados na prova de Português são: tipologia textual, ortografia oficial, acentuação, classe de palavras, crase, sintaxe, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.

Matemática e Raciocínio Lógico: em Matemática, a banca solicita conhecimentos na resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens e sequências (de número, figuras e palavras). Já em Raciocínio Lógico, traz gráficos e imagens, solicitando cálculos de proporções e ângulos. Pede também: Tabela Verdade, equivalências, negações e argumentos.

Informática: assim como em Raciocínio Lógico, a prova de Informática da banca Quadrix apresenta um bom número de imagens e telas para nortear o candidato. Os tópicos para estudo são: sistemas operacionais, navegadores, ferramentas Office, noções básicas de Internet e correio eletrônico, noções de segurança da informação.

Redação:  a prova discurva da banca Quadrix costuma ser bastante tradicional, solicitando ao aluno um texto expositivo em uma estrutura básica de texto dissertativo, com algo em torno de 30 linhas. O tema é sempre um conhecimento específico que conste do edital.

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

 O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube.

 

Bons estudos!

Conte com a gente na caminhada até a aprovação!

 

Bons estudos!

 

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Presentinhos para você:

Presentinho pra você:

30% de desconto no GRAN: clique aqui 

10% no EXPONENCIAL: cupom: expo10

Material grátis do Estratégia: clique aqui 

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.