fbpx

%

Probabilidade Concurso

Senado Federal – Consultor Legislativo

 

 

O concurso do Senado Federal é certamente um dos mais visados de todo o país, pois o poder legislativo é um dos órgãos que melhor remunera seus funcionários.  É composto de três cargos que estruturam o órgão: Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Técnico Legislativo.

Foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro a Lei Orçamentária de 2019, na qual há 40 vagas destinadas ao Senado Federal.

 

Neste artigo vamos explorar exclusivamente o cargo de Consultor Legislativo.

 

Com exigência de nível superior, as atribuições inerentes ao cargo de Consultor Legislativo são:

 

  • Especialidade em Assessoramento de Orçamentos


Cargo de nível superior, tem como principais funções prestação de consultoria e assessoramento em planos e orçamentos públicos à Comissão Mista Permanente de que trata o §1º do artigo 166 da Constituição Federal, à Mesa, às demais Comissões e aos senadores no desempenho.

 

  • Especialidade em Assessoramento Legislativo


Cargo de nível superior,  responsável em realizar consultoria e assessoramento técnico à Comissão Diretora, à Mesa, às Comissões e aos senadores no desempenho.

 

O salário inicial para este cargo está fixado em R$ 23.826,57.

 

O último concurso foi realizado no ano de 2012, no qual foram ofertadas 246 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e também de nível superior.

 

Porém aconteceram mais nomeações do que vagas oferecidas durante o prazo de validade do concurso, para reposição do quadro de pessoal do senado e para alegria dos que foram convocados.

 

Atualmente o órgão possui um total de 1.257 cargos vagos. Entre os que possuem déficit estão os cargos de Analista, Consultor e Técnico Legislativo, distribuídos entre os seguintes cargos:

 

Analista Legislativo 509
Consultor Legislativo 43
Técnico Legislativo 702

 

 

Quer dicas para sua preparação?

 

Para otimizar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

Quer saber mais sobre outros cargos do Senado Federal?

 

Acesse os artigos e saiba mais sobre as carreiras do Concurso do Senado Federal:

 

Manual do Concurso de Consultor Legislativo

Veja aqui a Análise Completa do Concurso

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).