fbpx

Concurso do SUS é uma das principais portas de entrada para a residência médica em todo o país. No entanto, oferece ainda muitas outras vagas para várias funções, tanto na área da Saúde quanto em áreas de apoio, em níveis Fundamental, Médio e Superior.

 

Ou seja,

 

os concursos do SUS não são apenas para médicos e enfermeiros. Mas, também são boas oportunidades para profissionais de diversas áreas e níveis de escolaridade ingressarem no serviço público e garantirem a tão sonhada estabilidade.

 

Outro grande chamariz para concurso do SUS é o número de vagas, que costuma ser bastante alto a cada edital. Isso porque as instituições públicas de Saúde, de maneira geral, estão sempre com um déficit acentuado no quadro de pessoal.

 

Então, se você tem curiosidade sobre os concursos do SUS e gostaria de saber mais sobre eles para poder participar, este artigo é perfeito. Aqui reunimos todas as informações importantes: salários, carreiras, conteúdo das provas, as melhores dicas para seus estudos e mais.

 

Confira já!

 

O que é SUS?

 

Criado pela Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a todo brasileiro o acesso integral, universal e gratuito à saúde. É considerado um dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo, realizando cerca de 3 bilhões de atendimentos por ano (simples e de alta complexidade).

 

 

Concurso do SUS – Quais as carreiras?

 

Os médicos que pretendem se inscrever no concurso do SUS podem atuar na Clínica Médica ou fazer residência em todas as especialidades da área, como Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Infectologia, Anestesiologia, Ortopedia e Traumatologia, entre muitas outras.

 

Ainda na área da Saúde, o SUS contrata Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, Psicólogos, Assistentes Sociais, Dentistas, Farmacêuticos, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Oficiais de Apoio à Pesquisa e Auxiliares de Saúde.  

 

Há ainda diversas outras carreiras em áreas de apoio. Normalmente são solicitados profissionais das áreas de Administração, Tecnologia da Informação, Contabilidade, etc.

 

Concurso do SUS – Qual o salário?

 

Os salários pagos em concursos do SUS variam muito entre as funções e os níveis de escolaridade. E também entre os estados e municípios brasileiros. Por isso, é importante ficar atento ao edital do concurso de que pretende participar para saber exatamente quais os valores praticados para os cargos na sua área.  

 

Concurso do SUS – Como são as provas?

 

As provas em concursos do SUS, em geral, trazem questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas (uma correta), e também questões discursivas.  

 

Para a residência médica é solicitada apenas a prova de conhecimentos específicos na área escolhida pelo candidato. Já para as demais funções, podem ser solicitados solicitados conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Matemática e  Raciocínio Lógico, além de conhecimentos específicos sobre a área de atuação de cada cargo.

 

Em provas de todos os níveis de escolaridade e para todas as funções uma constante é a Legislação do SUS, que é considerada uma disciplina difícil ou “chata” por causa da vasta teoria. Nessa matéria os tópicos mais solicitados são: princípios do SUS. Lei orgânica (Lei 8.080 de 1990). Lei para a Participação da Comunidade e as Transferências de Recursos Financeiros (Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990). Pacto pela Saúde 2006. Decreto 7.508 de 28 de Junho de 2011.

 

Importante: para candidatos de Nível Superior, em todas as áreas e funções, além da prova objetiva há avaliação de títulos.

 

Concurso do SUS – Quais as bancas?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque cada uma tem suas características e detalhes. Se você estiver por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar, poderá direcionar melhor seus estudos.

 

Confira o resumo da análise de cada uma das principais bancas examinadoras do país:

 

Idecan

 

Concursos como os do EBSERH e do Ministério da Saúde já foram organizados pela banca do  Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A principal característica dessa banca é seu estilo direto de desenvolver a prova, com enunciados curtos e respostas mais elaboradas, que pedem muito cuidado com os mínimos detalhes.

 

FCC

 

A banca Fundação Carlos Chagas (FCC) é conhecida pela evolução do seu perfil. Antes tida como uma instituição que priorizava o “decoreba”, agora traz enunciados mais complexos, que exigem raciocínio e interpretação para sua resolução. As questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. As provas, em todas as disciplinas, costumam cobrar a maior parte do edital.

 

Para saber mais sobre o estilo da instituição, acesse o post Como passar na FCC: manual completo da banca.

 

Cespe/Cebraspe

 

Famosa por organizar alguns dos principais concursos federais, a banca Cespe/Cebraspe é considerada difícil. Isso porque seu método de avaliação exige que o candidato esteja muito seguro do conteúdo estudado, já que uma resposta errada anula uma certa. Ou seja, se você acertou duas questões, mas errou duas, sua pontuação é quase nula.

 

Acesse agora nosso post sobre como passar no Cespe/Cebraspe: manual completo da banca.

 

AOCP

 

Considerada uma banca com grau de exigência entre baixo e moderado, com enunciados e textos mais simples. Suas provas são, em geral, de múltipla escolha (com cinco alternativas por questão). Em alguns casos, há também elaboração de textos. As questões costumam cobrar a literalidade dos conteúdos, sendo, então, mais favoráveis aos candidatos com facilidade para memorização.

 

Saiba mais sobre a instituição acessando o post Banca AOCP – Análise Completa do Perfil da Banca.

 

FGV

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é considerada uma das bancas examinadoras mais difíceis do país, com um alto grau de exigência em todas as disciplinas. Entre os processos seletivos organizados pela FGV estão os da Polícia Civil de vários estados, do Senado Federal, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso post com 7 dicas para detonar a banca FGV (análise completa)

 

Cesgranrio

 

A Cesgranrio é considerada uma banca examinadora com grau de dificuldade mediano. No entanto, é preciso cuidado com suas pegadinhas. Além disso, a Cesgranrio distribui as matérias solicitadas no edital de maneira bem homogênea entre as questões. Nada fica de fora, e isso exige do candidato uma preparação bastante ampla. Entre os concursos organizados por ela destaca-se o da Petrobrás.

 

Para conhecer mais sobre o estilo da Cesgranrio, é só ler nosso post 7 Macetes para detonar a banca (análise completa).

 

Consulplan

 

A banca Consulplan é tida como relativamente fácil. Dizemos “relativamente” porque, embora as questões não tenham um nível muito alto de complexidade, o conteúdo é extenso e solicitado na íntegra em todas as disciplinas. Além disso, tem por hábito aplicar algumas pegadinhas. Costuma trazer enunciados simples, com perguntas objetivas, em questões de múltipla escolha (com cinco alternativas cada).

 

Leia mais sobre nossa avaliação no post Banca Consulplan: Perfil Completo da Banca Examinadora.

 

Conheça também os perfis das bancas ESAF, FCC, IADES, Vunesp e Fundatec.

 

Concurso do SUS  – Como se preparar?

 

 

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

 

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Concurso do SUS – Quais as melhores apostilas?

 

Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendidos, tanto melhor!

 

Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. A apostila do Estratégia é direcionada para os concursos do SUS, com todos os conteúdos solicitados nos principais editais da área.

 

Outra ótima opção é o Gran Cursos Online. Igualmente, tem material vasto para download, totalmente direcionado para a área policial. No Gran você ainda pode contratar um plano de assinatura que dá acesso a todos os mais de 7 mil cursos disponíveis na plataforma.

 

Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!

 

Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.

 

Concurso do SUS – Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

 

O  Estratégia Concursos, por exemplo, tem um curso direcionado para concursos do SUS e da área da Saúde. Além disso, o Estratégia tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com vídeo-aulas, e professores de primeira linha. 

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Concurso do SUS – Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

 

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Concurso do SUS – Como estudar por questões?

 

De todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

 

Para saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

 

Ficou com vontade de fazer um concurso do SUS? Aproveite nosso guia e comece já a estudar! Quanto antes você der início à preparação, melhor! E com nossas dicas e orientações, temos certeza de que o aprendizado será mais simples e prazeroso.

 

Nós estamos aqui para lhe ajudar na caminhada até a aprovação! Então, já sabe: não deixe de conferir tudo nas nossas redes sociais:Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos!

 

Pin It on Pinterest

Share This