fbpx

Concursos Públicos MunicipaisOs concursos públicos municipais estão no seu radar, concuseiro? Caso não estejam, é melhor você pensar novamente.

Enquanto concursos federais como IBGE e INSS, com centenas de candidatos por vaga em uma concorrência altíssima, assustam muitas pessoas, as seleções em nível municipal despontam como uma opção mais vantajosa, especialmente quando servem de porta de entrada no universo das seleções públicas.  

Há inúmeros bons concursos de prefeituras em todo o país, para todas os níveis de escolaridade e com salários que podem ultrapassar os R$ 15 mil em algumas áreas de atuação.

Ou seja, talvez tenha chegado a hora de repensar os grandes concursos e voltar sua atenção aos menores, que exigem esforço, claro, mas são mais fáceis e estão sendo negligenciadas por muitos.

Quer saber como passar mais rápido em concursos públicos municipais?  Acompanhe nossas dicas certeiras e comece já sua preparação!

 

Concursos Públicos Municipais são para você?

 

Para saber se realmente quer encarar as provas de concursos públicos municipais, você pode avaliar prós e contras para decidir.

Confira:

 

Prós

  • A concorrência é muito menor
  • Os conteúdos costumam ser mais simples
  • Não é preciso gastar muito dinheiro em cursos e apostilas
  • Não há risco de ser transferido
  • Órgão públicos municipais, em geral, têm uma rotina menos caótica
  • Cidades pequenas, na maioria, têm uma melhor  qualidade de vida

 

Contras

  • Há poucos materias de estudo disponíveis
  • Se você não mora na cidade do concurso, terá que se mudar
  • Igualmente, terá que viajar para as provas
  • Risco de não se adaptar a uma cidade pequena
  • Não há chances de transferência
  • As chances de crescimento profissional costumam ser menores

 

Além disso, para bater o martelo sobre o concurso, é importante verificar com cautela as atribuições do cargo pretendido, para se certificar de que estás dentro do que você espera, e saber qual o salário inicial e benefícios, para se certificar de que o custo de vida na cidade não será um problema.  

 

Como passar em concursos públicos municipais?

 

O primeiro passo para ser aprovado em qualquer concurso público é obter todas as informações sobre ele (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

Dito isso, é fundamental você manter em mente que a preparação é a parte mais importante na sua jornada até a aprovação. Existem inúmeros métodos de estudos, porém é necessário encontrar um que se adeque melhor à sua rotina.

 

Quais as melhores técnicas de estudo para passar mais rápido?

 

Há diversos métodos conhecidos (e que funcionam de verdade quando bem aplicados!) que podem potencializar seu aprendizado e lhe ajudar a passar mais rápido no concurso público, como a técnica pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada um deles e ver com qual se adapta melhor.

Entretanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

E para lhe ajudar na escolha do método, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

5 dicas de como estudar para concursos públicos municipais

 

1 – Escolha um curso básico de preparação

Nem sempre é fácil encontrar material para concursos menores. Evidentemente, em seleções maiores há muito mais opções. Porém, muitos cursos preparatórios mantém módulos básicos de diversas disciplinas, que estão presentes em praticamente todos os concursos públicos municipais. Sendo assim, você pode optar pela contratação de um curso básico, com videoaulas apostilas, que, com certeza, não vai ficar na mão.

 

 

2 – Troque experiências nas redes sociais

Além de investir em um curso básico preparatório, você pode começar a buscar informações e trocar experiências com candidatos por meio de redes sociais. Grupos de Facebook são os mais indicados, especialmente se o concurso que você irá participar é de uma cidade pequena, do interior. Normalmente, essa aproximação rende bons contatos e acesso a materiais que você ainda não conhece.

 

 

 

3 – Faça questões de provas anteriores

Assim como em concursos de grande porte, as seleções menores também disponibilizam suas provas anteriores na internet, para download. E, como sabemos, essas é uma das principais ferramentas do concurseiro. Sendo assim, vá atrás desse material e comece os estudos fazendo os exercícios de outros editais recentes para o cargo que quer disputar.

 

 

 

4 – Use ferramentas de busca

Uma boa pedida para saber tudo que acontece relacionado a concursos públicos municipais e, assim, poder se preparar melhor, é utilizar ferramentas de apoio a buscas na internet. O Google Alert, por exemplo, é bastante simples e eficaz. Com ele você pode criar alertas a partir de palavras-chave e ele enviará para seu e-mail todo conteúdo relevante publicado relacionado ao assunto que você deseja acompanhar. Pode ser uma mão na roda na procura por materiais de estudo.  

 

 

5 – Conheça a cidade do concurso

Muito importante, caso você não seja morador da cidade na qual irá prestar o concurso, é conhecer ao menos o básico de seu funcionamento e história. Isso porque muitos editais trazem perguntas sobre Lei Orgânica do município e rotina de órgão públicos, por exemplo, ou dados sobre fundação e autoridades locais.

 

 

 

5 dicas de como estudar para concursos públicos municipais

 

  1. Escolha um curso básico de preparação
  2. Troque experiências nas redes sociais
  3. Faça questões de provas anteriores
  4. Use ferramentas de busca
  5. Conheça a cidade do concurso

 

Se você deseja participar de concursos públicos municipais, tenha em mente que, embora mais fáceis, ainda precisam de dedicação nos estudos. Para conhecer outras dicas de preparação, acesse nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Siga, curta e compartilhe com seus contatos as principais informações do universo concurseiro.

Conte com a gente e bons estudos!

Pontuação geral
[Total: 0 Average: 0]
Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!