Concursos suspensosEm audiência na Câmara, o Ministro Paulo Guedes declarou que o governo suspenderá os concursos públicos nos próximos anos em decorrência dos governos anteriores que autorizaram concursos e concederam reajustes salariais “ferozmente”.

 

O Ministro atribuiu a decisão ao inchaço da máquina pública e disse que o governo pretende investir na digitalização dos processos e na redução da Burocracia, porém não deu maiores detalhes sobre as medidas que deverão ser adotadas.

 

Segundo ele, não haverá contratações para substituir os servidores que irão se aposentar nos próximos cinco anos, pois o governo pretende desacelerar as entradas de novos servidores para que não haja demissões.

 

Vale lembrar que no Projeto da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) entregue ao Congresso Nacional pelo Presidente Jair Bolsonaro em abril desse ano, não há previsão de concursos para o ano de 2020. Esse projeto deverá ser votado pelo Congresso até o dia 17 de julho e poderá ser alterado por decisão do Legislativo.

 

O que tudo isso quer dizer?

 

Mais uma vez, queremos usar nossa experiência de mais de 20 anos em concursos públicos para acalmar os concurseiros que estão se preparando para ingressar na carreira pública e também os que estão iniciando a caminhada nessa jornada. 

 

Não é hora de desacelerar os estudos e nem deixar o desânimo falar mais alto!

 

Claro que será um período mais difícil e de maior espera, porém antes de jogar tudo pro alto e deixar de estudar, é bom lembrar:

 

1º – O governo Bolsonaro não é o primeiro a declarar a suspensão de concursos públicos.

 

Governos anteriores como o da Presidente Dilma, por exemplo, também anunciou a suspensão dos concursos nos anos de 2011 e 2015.

 

E quer saber o que aconteceu?

 

Em 2011 vários concursos seguiram seus trâmites normalmente com publicação de novos editais e nomeação de aprovados em concursos anteriores. Podemos citar entre eles o Concurso do Ministério do Meio Ambiente, Abin, Inmetro e Fiocruz.

Em 2015 e 2016 o Ministério do Planejamento mais uma vez suspendeu os concursos públicos, porém vários deles aconteceram. Quer saber alguns deles? Concurso INSS, IBGE e Funai.

Só em 2017 foram publicados mais de 150 editais com mais de 135 mil vagas ofertadas. 

 

2º – Essa declaração afeta apenas a esfera do Executivo Federal.

 

O que isso quer dizer?

 

Que os concursos das esferas estaduais e municipais acontecerão normalmente e continuarão oferecendo milhares de oportunidades. As restrições não afetam concursos de Tribunais, Bancos, Correios, Petrobras, Forças Armadas, Senado, Câmara, Ministério Público e Prefeituras (incluindo áreas de educação e saúde).

Além desses, temos que considerar as situações emergenciais citadas pelo ministro. Ou seja, é de conhecimento de todos a necessidade da realização de concursos para órgãos como o IBGE, por exemplo. 

 

Resumindo…

 

motivaçãoContinuarão sendo ofertadas excelentes oportunidades na carreira pública, e por isso, não desanime e mantenha o foco nos estudos!

Aproveite nossas dicas para turbinar sua preparação e conquistar mais rápido a tão sonhada vaga!

 

 

 

 

Quer dicas para passar em Concurso Público?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

 

Conte com a gente e bons estudos!!!

 

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.