O concurso ISS Campo Grande para Auditor Fiscal municipal está mais perto de ser realizado, para a alegria dos concurseiros do Mato Grosso do Sul. A seleção está em fase de desenvolvimento do edital, que deve ser lançado nos próximos meses.

O cargo exige formação de Nível Superior em qualquer área e a remuneração inicial pode chegar a R$ 20 mil.

A prefeitura de Campo Grande não contrata novos servidores para o cargo há mais de duas décadas e espera-se que sejam ofertadas, no mínimo, 10 vagas.

Ou seja, é um concurso bastante atraente!

Se você está interessado, está mais que na hora de começar a se preparar ou, se já vem estudando, dar aquele gás na reta final.

Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre a carreira ou as provas, neste artigo está tudo que é preciso saber antes de encarar o desafio: atribuições do cargo, salário, benefícios, chances de crescimento, conteúdo das provas, banca examinadora e dicas para deixar você ainda mais perto da aprovação.

Não perca, confira agora tudo sobre o concurso ISS Campo Grande!

Principais informações sobre o Concurso ISS Campo Grande

 

Quais as carreiras e atribuições?

O concurso ISS Campo Grande irá abrir vagas para o cargo de Auditor Fiscal do município, que é o profissional responsável pelo lançamento (cobrança), fiscalização e  cadastro de tributos municipais (ISS, IPTU ou ITBI) por meio de autos de infração, notas de débitos, autos de apreensão e notificações.

Veja quais são as principais atividades do cargo, segundo a legislação municipal:

  • Ações de tributação, arrecadação, fiscalização, lançamento e cobrança administrativa das espécies tributárias de competência do município;
  • Lançamento, fiscalização e cobrança de tributos instituídos por outros entes federados, na forma da Lei ou Convênio;
  • Gerenciamento de cadastros municipais e o acesso aos demais bancos de dados dos contribuintes;
  • Pronunciamento nos pedidos de consultas, regimes especiais, isenção, anistia, moratória, remissão, parcelamento e outros benefícios fiscais, definidos em lei;
  • Assessoramento e consultoria técnica em matéria tributária e fiscal;
  • Emissão de pareceres, além de perícias técnicas tributárias ou fiscais, em processos administrativos e judiciais;
  • Emissão de parecer conclusivo sobre regularidades ou irregularidades fiscais de contribuintes, Pessoa Física e Jurídica de Direito Público e Privado, sujeitos a imposição tributária;
  • Planejamento, coordenação, supervisão, avaliação e execução da administração tributária fiscal;
  • Composição do órgão colegiado competente para julgar, em segunda instância, os recursos voluntários e os de ofício, referentes aos processos administrativo, judiciário e fiscal.

 

Qual o nível de formação exigido?

Para se candidatar ao cargo de Auditor Fiscal no concurso ISS Campo Grande é preciso ter formação de Nível Superior em qualquer área, desde que com diploma fornecido por instituição credenciada no Ministério da Educação (MEC).

 

Qual o período de inscrição e valor da taxa?

Ainda não há informações consolidadas sobre datas e valores do concurso ISS Campo Grande.

 

Qual o salário?

A remuneração inicial para Auditor Fiscal no concurso ISS Campo Grande pode ultrapassar os R$ 20 mil, se somados todos os benefícios e gratificações do cargo.

 

Quais os benefícios?

Os auditores municipais de Campo Grande têm direito a uma série de benefícios, entre els:

  • Adicional por tempo de serviço.
  • Gratificação natalina.
  • Adicional de função tributária.
  • Gratificação de representação pelo exercício de cargo em comissão.
  • Gratificação pelo exercício de função de confiança.

 

Qual a lotação?

Os aprovados no concurso ISS Campo Grande serão lotados no município mesmo, que é capital do estado do Mato Grosso do Sul.

 

Qual a jornada de trabalho?

A jornada de trabalho de um Auditor Fiscal no concurso ISS Campo Grande é de 40 horas semanais (8 horas diárias).

 

Como é o dia a dia da função?

O dia a dia de trabalho de um Auditor Fiscal do município pode variar bastante, mas, de maneira geral, é uma carreira que envolve muita burocracia. O ambiente de trabalho, segundo a maioria dos servidores que atuam no cargo, costuma ser agradável, especialmente em unidades menores.

 

Quais as chances de crescimento na carreira?

O crescimento na carreira de Auditor Fiscal no município de Campo Grande se dá em classes (A, B, C, D, E, F, G e H) e referências (I, II, III e IV), por promoções verticais e horizontais.

A promoção horizontal ocorre mediante elevação funcional do servidor na carreira à qual pertence seu cargo, por meio da passagem de uma classe para a imediatamente superior, em decorrência de tempo de exercício no cargo. Ou também por merecimento a partir da avaliação de relevantes trabalhos prestados.

A promoção vertical ocorre por requerimento, dentro do mesmo cargo, em virtude da elevação do grau de escolaridade.

 

Quantas são as vagas?

Não se tem ainda informações consolidadas a respeito de vagas no concurso ISS Campo Grande. no entanto, estima-se que sejam oferecidas pelo menos 10 oportunidades.

 

Como foi a concorrência do último concurso?

O último concurso ISS Campo Grande foi realizado há mais de 20 anos e não há registros fidedignos do número de vagas e inscritos.

No entanto, é importante ressaltar que os índices da concorrência não devem ser levados ao pé da letra. Isso porque não representam a concorrência real, que é o volume de pessoas que estão, de fato, na corrida por uma vaga.

Apenas cerca de 10% dos inscritos em um concurso público estão realmente preparados, tendo estudado com tempo e determinação suficientes, focados no edital em questão. Além disso, há que se considerar o índice de abstenção, que varia bastante, mas quase sempre fica próximo de 30% do total.

 

Como são as provas?

As provas objetivas escritas do próximo concurso ISS Campo Grande devem ser de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. As disciplinas solicitadas, de maneira geral, devem ser:

É possível, ainda, que haja uma prova dissertativa, com redação ou uma questão para análise sobre um tema atual referente a um tópico do conteúdo programático indicado em edital.

 

Qual o conteúdo programático?

Como há mais de 20 anos não é realizado um concurso ISS Campo Grande, os conteúdos solicitados estão muito defasados. De maneira geral, esses são os tópicos recorrentes em cada uma das disciplinas em concursos para o cargo de Auditor Fiscal:

 

Contabilidade

Procedimentos contábeis fundamentais. Fatos contábeis. Principais livros contábeis e fiscais. Variações do Patrimônio Líquido. Operações com estoques de produtos e serviços. Ativos Permanentes. Tratamento contábil dos passivos. Patrimônio Líquido. Demonstrações contábeis financeiras obrigatórias. Fluxo de caixa. Princípios fundamentais de contabilidade. Formas jurídicas de incorporação, cisão e fusão das sociedades. Orçamento. Créditos adicionais e recursos de cobertura. Peculiaridades. Receita e despesa extraorçamentária. Superávit financeiro e sua utilização. Receitas e despesas orçamentárias efetivas e de mutações. Receitas e despesas não orçamentárias (IEO).  Registros extrapatrimoniais (compensado). Controle interno e externo. Princípios e normas de auditoria do CFC. Procedimentos de auditoria.

 

Direito Constitucional

Dos direitos e deveres individuais e coletivos. Dos direitos sociais. Dos servidores públicos civis. Princípios constitucionais. Da organização do Estado. União. Estados. Distrito Federal. Municípios. Da organização dos Poderes. Funções Essenciais à Justiça. Das finanças públicas. Orçamentos. Da ordem econômica e financeira. Princípios gerais da atividade econômica.

 

Direito Administrativo

Administração Pública. Administrador Público. Órgãos e agentes públicos. Poderes administrativos. Atos administrativos. Servidores Públicos. Serviços Públicos. Fundações públicas. Entidades paraestatais. Serviços delegados, permitidos e autorizados. Convênios e consórcios administrativos. Domínio Público. Processo administrativo. Licitações e contratos administrativos. Estrutura e competências da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Distrito Federal.

 

Direito Tributário

Conceito de tributo. Sistema tributário nacional. Competência e capacidade tributária. Princípios constitucionais tributários. Limitações constitucionais ao poder de tributar. Espécies tributárias previstas na Constituição. ICMS. Funções da lei complementar. A Lei Complementar nº 87/96. Fontes do Direito Tributário. Normas gerais de direito tributário. Legislação tributária. Fato gerador. Obrigação tributária. Sujeito ativo da obrigação tributária. Sujeitos passivos da obrigação tributária. Crédito tributário. Lançamento tributário. Suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário. Responsabilidade por tributos e multas fiscais. Dívida ativa. Garantias e preferências do crédito tributário. Hierarquia das normas jurídicas. Administração tributária; fiscalização; sigilo; excesso de exação. Evasão e elisão tributária.

 

Legislação Tributária

A íntegra da Legislação Tributária de Campo Grande pode ser acessada clicando aqui, na página oficial da prefeitura.

 

Língua Portuguesa

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes. Tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Pontuação. Intelecção de texto. Vocabulário.

 

Matemática

Operações com números reais. Razões, proporções e números proporcionais. Sistema de Numeração Decimal. Grandezas Proporcionais. Regra de três. Regra de sociedade. Sistema de medidas. Unidades de medidas agrárias. Transformação de unidades de medida. Geometria. Sistema de equações do 1o grau com duas variáveis. Sistema de coordenadas cartesianas. Médias aritméticas simples e ponderada. Progressões aritmética e geométrica. Matemática financeira. Desconto simples racional. Desconto simples comercial.

 

Qual a data da prova objetiva?

Ainda não há informações consolidadas sobre datas do concurso ISS Campo Grande.

 

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

A banca examinadora do concurso ISS Campo Grande é a Associação Paranaense de Cultura (APC), uma entidade ligada ao Centro de Concursos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

A APC não é muito conhecida em todo o país, mas já há alguns anos vem organizando concurso de tribunais nos estados do Sul e Centro-Oeste. Suas provas costumam ter um grau de dificuldade moderado, com conteúdos bem elaborados e abordagem de temas atuais e polêmicos.

 

Como se preparar?

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O  Estratégia Concursos, por exemplo, tem um curso direcionado para o Concurso ISS Campo Grande. Além disso, o Estratégia tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com videoaulas, e professores de primeira linha.

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

Acesse curso Gran para concurso ISS Campo GrandeAcesse curso Estratégia para concurso ISS Campo Grande

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões?

De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

 

Qual a previsão de próximo concurso?

Para acompanhar a evolução do edital do Concurso ISS Campo Grande, acompanhe nossa seção de concursos previstos. E para ler as notícias sobre os principais editais do país em andamento, acesse a seção de concursos abertos.

Não perca sua chance!

 

Checklist do candidato

Ainda está em dúvida se o Concurso ISS Campo Grande 2018 é mesmo para você? Faça a checklist do candidato para ter certeza! Confira:

  • Ter formação de Nível Superior.
  • Ter afinidade com a área financeira e tributária.
  • Ter empenho e determinação.
  • Buscar estabilidade financeira e profissional.

Para quem busca todas as informações do mundo dos concursos, além de novidades sobre o concurso ISS Campo Grande, basta acessar nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Não fique de fora!

Conte com a gente e bons estudos!

[Total: 0    Média: 0/5]