fbpx

%

Previsão do Concurso ISS Campo Grande

Os concurseiros de Mato Grosso do Sul podem comemorar e acelerar os estudos…

Concurso ISS GrandeSaiu o tão esperado edital do Concurso ISS Campo Grande, estão sendo ofertadas 10 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal.

O cargo exige formação de Nível Superior em qualquer área e a remuneração inicial pode chegar a R$ 9.833,53.

Se você está interessado, está mais que na hora de começar a se preparar ou, se já vem estudando, dar aquele gás na reta final.

Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre a carreira ou as provas, neste artigo está tudo que é preciso saber antes de encarar o desafio: atribuições do cargo, salário, benefícios, chances de crescimento, conteúdo das provas, banca examinadora e dicas para deixar você ainda mais perto da aprovação.

Não perca, confira agora tudo sobre o concurso ISS Campo Grande!

Principais informações sobre o Concurso ISS Campo Grande

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

A banca examinadora do concurso ISS Campo Grande é a Associação Paranaense de Cultura (APC), uma entidade ligada ao Centro de Concursos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

A APC não é muito conhecida em todo o país, mas já há alguns anos vem organizando concurso de tribunais nos estados do Sul e Centro-Oeste. Suas provas costumam ter um grau de dificuldade moderado, com conteúdos bem elaborados e abordagem de temas atuais e polêmicos.

Quais as carreiras e atribuições?

O concurso ISS Campo Grande está ofertando vagas para o cargo de Auditor Fiscal do município, que é o profissional responsável pelo lançamento (cobrança), fiscalização e  cadastro de tributos municipais (ISS, IPTU ou ITBI) por meio de autos de infração, notas de débitos, autos de apreensão e notificações.

Veja quais são as principais atividades do cargo, segundo a legislação municipal:

  • Ações de tributação, arrecadação, fiscalização, lançamento e cobrança administrativa das espécies tributárias de competência do município;
  • Lançamento, fiscalização e cobrança de tributos instituídos por outros entes federados, na forma da Lei ou Convênio;
  • Gerenciamento de cadastros municipais e o acesso aos demais bancos de dados dos contribuintes;
  • Pronunciamento nos pedidos de consultas, regimes especiais, isenção, anistia, moratória, remissão, parcelamento e outros benefícios fiscais, definidos em lei;
  • Assessoramento e consultoria técnica em matéria tributária e fiscal;
  • Emissão de pareceres, além de perícias técnicas tributárias ou fiscais, em processos administrativos e judiciais;
  • Emissão de parecer conclusivo sobre regularidades ou irregularidades fiscais de contribuintes, Pessoa Física e Jurídica de Direito Público e Privado, sujeitos a imposição tributária;
  • Planejamento, coordenação, supervisão, avaliação e execução da administração tributária fiscal;
  • Composição do órgão colegiado competente para julgar, em segunda instância, os recursos voluntários e os de ofício, referentes aos processos administrativo, judiciário e fiscal.

Qual o nível de formação exigido?

Para se candidatar ao cargo de Auditor Fiscal no concurso ISS Campo Grande é preciso ter formação de Nível Superior em qualquer área, desde que com diploma fornecido por instituição credenciada no Ministério da Educação (MEC).

Quais os benefícios?

Os auditores municipais de Campo Grande têm direito a uma série de benefícios, entre eles:

  • Adicional por tempo de serviço.
  • Gratificação natalina.
  • Adicional de função tributária.
  • Gratificação de representação pelo exercício de cargo em comissão.
  • Gratificação pelo exercício de função de confiança.

Qual a lotação?

Os aprovados no concurso ISS Campo Grande serão lotados no município mesmo, que é capital do estado do Mato Grosso do Sul.

Qual a jornada de trabalho?

A jornada de trabalho de um Auditor Fiscal no concurso ISS Campo Grande é de 40 horas semanais (8 horas diárias).

Como é o dia a dia da função?

O dia a dia de trabalho de um Auditor Fiscal do município pode variar bastante, mas, de maneira geral, é uma carreira que envolve muita burocracia. O ambiente de trabalho, segundo a maioria dos servidores que atuam no cargo, costuma ser agradável, especialmente em unidades menores.

Quais as chances de crescimento na carreira?

O crescimento na carreira de Auditor Fiscal no município de Campo Grande se dá em classes (A, B, C, D, E, F, G e H) e referências (I, II, III e IV), por promoções verticais e horizontais.

A promoção horizontal ocorre mediante elevação funcional do servidor na carreira à qual pertence seu cargo, por meio da passagem de uma classe para a imediatamente superior, em decorrência de tempo de exercício no cargo. Ou também por merecimento a partir da avaliação de relevantes trabalhos prestados.

A promoção vertical ocorre por requerimento, dentro do mesmo cargo, em virtude da elevação do grau de escolaridade.

Como foi a concorrência do último concurso?

O último concurso ISS Campo Grande foi realizado há mais de 20 anos e não há registros fidedignos do número de vagas e inscritos.

No entanto, é importante ressaltar que os índices da concorrência não devem ser levados ao pé da letra. Isso porque não representam a concorrência real, que é o volume de pessoas que estão, de fato, na corrida por uma vaga.

Apenas cerca de 10% dos inscritos em um concurso público estão realmente preparados, tendo estudado com tempo e determinação suficientes, focados no edital em questão. Além disso, há que se considerar o índice de abstenção, que varia bastante, mas quase sempre fica próximo de 30% do total.

Quais as etapas do concurso?

O concurso será composto pelas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório
  • Investigação Social, de caráter eliminatório
  • Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório

Como são as provas do Concurso ISS Campo Grande?

As provas serão compostas pelas seguintes matérias / disciplinas:

Provas ISS Campo Grande

Concurso ISS Campo Grande

Qual a data da prova objetiva?

A prova objetiva está prevista para o dia 23 de junho.

Qual o período de inscrições?

As inscrições deverão ser realizadas no site https://www.pucpr.br do dia 15 de março ao dia 15 de abril.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 180,00.

Acesse o edital:

Edital ISS Campo Grande

Quer dicas para passar em Concurso Público?

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

Gostou do artigo?
[Total: 1 Average: 4]


Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).