Se você era uma das pessoas que estava esperando notícias sobre o cargo de Policial Legislativo do Senado Federal, saiba que sua espera pode estar no fim! Já que a expectativa é de que já nos próximos meses o edital seja lançado.

O salário, sem dúvidas, é o maior atrativo deste concurso, mas não o único. O que faz com que esse seja um dos concursos mais concorridos do país.

Por isso, é muito importante começar a se preparar desde já para conquistar sua vaga.

Abaixo você pode conferir todos os detalhes sobre a carreira de Policial Legislativo do Senado Federal, além de informações sobre o último edital e também sobre o próximo concurso.

Vamos lá?

 

 

Informações sobre a carreira de Policial Legislativo do Senado

 

Veja abaixo alguns detalhes sobre esta carreira:

 

Qual o salário do Policial Legislativo?

 

E se você anda se perguntando quanto ganha um Policial Legislativo do Senado, vamos matar a sua curiosidade agora mesmo!

Segundo a tabela remuneratória, disponível no site do Senado, a remuneração dos servidores inicialmente é de 4.062,57, relativo ao vencimento, somado a 8.937,63 de gratificação de atividade legislativa, mais 2.301,96 de gratificação de representação e, por último, 2.437,54 de gratificação de desempenho.

Ou seja, no total, inicialmente, o Policial Legislativo do Senado recebe 17.739,70. No entanto, isso não é tudo!

Este cargo ainda tem direito à gratificação de atividade policial e atividade noturna, o que o torna ainda mais atrativo.

Você pode conferir a tabela remuneratória do Senado Federal clicando aqui:

 

 

Qual a jornada de trabalho?

 

Para o cargo de Policial Legislativo do Senado, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

 

Qual a lotação?

 

Todos os candidatos serão lotados em Brasília, no Distrito Federal.

 

Há especificidades na carreira?

 

O cargo de Policial Legislativo do Senado, assim como o de Técnico do Senado, exige formação de Nível Médio. No entanto, exige também Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B” ou superior.

 

Informações sobre o último edital do Senado

 

Abaixo você pode conferir todas as informações mais importantes sobre o edital de 2012.

Vamos lá?

 

Análise das vagas

 

O concurso do Senado Federal é conhecido por ser um dos mais concorridos do país.

Para você ter uma ideia, no ano de 2012, em que foi realizado o último concurso, 23.435 pessoas se inscreveram para as 25 vagas disponíveis para este cargo.

Como você pode perceber, este concurso é disputadíssimo. Mas não desanime! Afinal de contas, pelo salário e todos os benefícios oferecidos, vale a pena se preparar e conquistar sua vaga, não é mesmo?

Também é importante lembrar que este concurso também tem o costume de chamar mais candidatos do que se espera inicialmente. No último concurso, por exemplo, foram convocados 68 candidatos para as 25 vagas iniciais, ou seja, mais do que o dobro.

Além disso, também é importante ressaltar que existe um número alto de aposentadorias para sair até 2019 o que também influenciará no aumento de vagas disponíveis.

 

Como foi a prova?

 

O processo seletivo para o cargo de Policial Legislativo do Senado foi composto de várias etapas, confira abaixo quais foram elas:

A primeira etapa foi composta de prova objetiva, contendo 70 questões, distribuídas entre as disciplinas de: 20 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Conhecimentos Específicos, 10 questões Noções de Informática e 30 questões de Conhecimentos Específicos.

Além disso, os candidatos também foram avaliados por meio de provas discursivas, compostas de 1 redação com número de linhas entre 25 e 30 e 1 questão discursiva, que deveria ter no máximo 30 linhas.

Os candidatos aprovados nessas etapas também foram avaliados por meio de prova de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social documental e curso de formação de 80 horas-aula.

Para conferir todos os detalhes das etapas, como por exemplo, como será a prova de aptidão física e investigação social, você pode conferir o edital do concurso passado:

 

 

Informações sobre o Concurso Senado Federal 2017

 

Descubra abaixo tudo o que já sabemos sobre o próximo edital a ser lançado.

 

Qual a provável quantidade de vagas e áreas contempladas do próximo concurso?

 

Ainda não se sabe quantas vagas estarão disponíveis para o próximo edital, no entanto, a expectativa é de que o número de vagas seja ainda maior do que no edital de 2012.

Além disso, também é preciso considerar que ao longo do prazo de validade deste concurso, que provavelmente será até 2019, ainda mais cargos ficarão vagos, o que aumenta o número de convocações.

Segundo relatório publicado no portal de transparência no Senado há mais de 100 vagas para este cargo, conforme você pode conferir aqui:

 

 

Qual a provável banca?

 

Nos últimos dois concursos, a banca organizadora responsável foi a Fundação Getúlio Vargas. No entanto, no concurso anterior, realizado em 2002, quem ficou responsável pela organização do certame foi a Cespe/UnB.

Portanto, como este concurso não tem um padrão de banca, espera-se que a organizadora fique entre essas duas, que são duas das bancas mais reconhecidas do Brasil.

 

Há previsão para o próximo concurso?

 

A previsão é de que o próximo concurso comece os preparativos já nos próximos meses, visto que o último concurso perdeu sua validade em 2015.

Se você tem interesse nesse concurso e ainda não começou a se preparar para ele, é muito importante que a preparação comece o mais rápido possível.

Afinal de contas, no último concurso o processo todo foi muito rápido. Apenas 4 meses após a autorização, as provas já estavam sendo realizadas. E, posteriormente, pouco mais de 2 meses após a publicação dos resultados os primeiros nomes da lista foram convocados.

Sendo assim, quando o edital for lançado, você já deverá estar se preparando para o concurso.

 

Qual o melhor curso preparatório para o concurso do Senado 2017?

 

Como você sabe, há inúmeros cursos preparatórios para concursos. E temos a certeza de que vários são realmente bons. No entanto, baseados em nossa experiência de mais de 15 anos na área de certames públicos, selecionamos aqueles que entendemos ser os melhores.

Os critérios que usamos foram: histórico de aprovados, qualidade dos professores, reputação e depoimento de aprovados, avaliação no Ebit e no Reclame Aqui (a análise completa você pode conferir no Ranking dos melhores cursos preparatórios para concursos).

Dessa forma, entendemos que os cursos que melhor preparam para o concurso do Senado 2017 são:

 

Estratégia Concursos

Estrategia Concursos

Os professores são extremamente qualificados e o curso tem excelente índice da aprovação nos últimos concursos (confira aqui). Tem ótima reputação no Ebit e Reclame Aqui. Além disso, oferece 30 dias para testar (entenda como funciona – clique no topo da página) e eles oferecem várias possibilidade de descontos (saiba mais aqui).

 

Concurso Virtual

melhor-curso-para-a-banca-esaf

O Concurso Virtual é uma excelente opção para aqueles que não dispõe de disponibilidade financeira para os Cursos do Estratégia. Apesar de não ter a mesma tradição em concursos quanto o  Estratégia, mas mantém ótimos profissionais em seu quadro (veja a lista). Também oferece bons preços e descontos (veja aqui).

No link abaixo você será direcionado para a página dos cursos

 

 

Como passar no concurso Senado Federal 2017 mais rápido?

 

Passar em um concurso não é tarefa fácil.

Conquistar a tão sonhada vaga exige disciplina, motivação, técnica e horas de estudo.

Muitos desanimam no caminho e só alguns poucos guerreiros conseguem vencer essa batalha.

Mas,

Você está com certeza será um desses guerreiros vencedores, e, é possível ser aprovado de uma maneira mais rápida se você aprender as técnicas e o pensamento adequado.

Então, é importante que você saiba que se você quer passar mais rapidamente em qualquer concurso, você precisa aprender a descobrir o que estudar, quando estudar, como estudar e como fazer as provas.

Fizemos um artigo especial tratando exatamente  sobre como passar em concursos públicos, veja:

 

O concurso do Senado é para mim?

 

Se você ainda não tem certeza que esse é o concurso certo para você, não se preocupe! Veja abaixo nosso checklist e tire as suas dúvidas:

  • Você tem interesse em seguir carreira na polícia?
  • Tem interesse em trabalhar em Brasília?
  • Você tem interesse em concorrer a uma das carreiras mais almejadas do país?
  • Você está disposto a se dedicar e estudar para deixar a concorrência para trás?
  • Você está procurando um concurso que te ofereça alto salário?

Se você respondeu que sim a estas questões, saiba que este é o concurso certo para você!

E agora que você já tem certeza, é importante começar a se preparar o mais rápido possível para este concurso, pois como você viu, quando se trata do Concurso do Senado é tudo muito rápido!

Espero que você tenha gostado de nosso artigo, não esqueça de curtir nosso site no Face, Youtube e Twitter!

Bons estudos e até o próximo artigo!

 

[Total: 0    Média: 0/5]