Vai fazer um concurso que pede noções de Administração Pública e está preocupado com seu desempenho na prova? Não é preciso se alarmar. Administração para concursos tem um grande volume de teoria, mas não chega a ser um bicho papão.

No entanto, entendemos perfeitamente seu temor! Afinal, essa não é uma disciplina com a qual tenhamos muito contato durante a vida, não é mesmo? Não há a mesma familiaridade que com Língua Portuguesa ou com Matemática, por exemplo. 

De qualquer maneira, basta que você siga algumas orientações básicas para que consiga um resultado muito positivo. Quer saber como? Acompanhe nossas 10 dicas de como estudar Administração para Concursos e detone na prova!

 

1 – Saiba qual o conteúdo

 

Você precisa, antes de tudo, saber qual o conteúdo programático da disciplina de Administração para concursos. Assim, poderá planejar um cronograma que contemple todos os tópicos. Os assuntos mais solicitados costumam ser:

  • Características básicas das organizações formais modernas.
  • Processo organizacional.
  • Gestão de processos.
  • Gestão da qualidade.
  • Gestão de projetos.
  • Planejamento Estratégico.
  • Excelência nos serviços públicos.
  • Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
  • Gestão de resultados na produção de serviços públicos.
  • Comportamento Organizacional.
  • Competência interpessoal.
  • Gerenciamento de conflitos.
  • Clima e cultura organizacional.

Se quer saber mais sobre os principais conteúdos solicitados em processos seletivos, que tal ler o post O que mais cai em concursos públicos?

 

2 – Leia a Constituição

 

Calma, não estamos falando dela inteira! A parte que interessa aqui é artigo 37 da Constituição Federal Brasileira, que trata justamente dos princípios da Administração Pública. Então, é fundamental que você leia o trecho e assimile as informações, que certamente serão cobradas em algum momento na prova.

Para acessar a Constituição Federal Brasileira na íntegra, você pode acessar a página oficial do Palácio do Planalto.

 

3 – Não crie metas irreais

 

Como já alertamos, o conteúdo de Administração para concursos é bastante amplo, com muitos detalhes. Ou seja, é praticamente impossível compreender ou até memorizar tudo, especialmente se você não é um profissional da área.

Por isso, não crie metas absurdas, que só causarão estresse e frustração. Avalie quais os tópicos mais importantes para o seu concurso e coloque neles a sua energia.

Está em dúvida sobre como deve ser a preparação? Acesse o post Quanto tempo devo estudar para ser aprovado em um concurso público? Ele certamente vai lhe ajudar!

 

4 – Estude por questões

 

Uma dica fundamental: estude por questões. Essa já é uma técnica consagrada entre concurseiros, mas em Administração para concursos faz ainda mais sentido. Isso porque a disciplina costuma ter abordagens subjetivas, o que pode causar muitas dúvidas na hora de marcar o X em uma das alternativas.

Estudando por questões você vai ter uma noção muito mais clara do tipo de pergunta e o que é esperado como resposta. Para saber tudo sobre a técnica e começar a aplicá-la na sua preparação, leia o post Como Acelerar sua Aprovação Estudando por Questões.

 

5 – Conheça a banca

 

Complementando o item anterior, é fundamental conhecer o estilo da banca examinadora do seu concurso. Com isso, poderá nortear melhor seus estudos, sabendo quais os pontos de maior atenção, os modelos de perguntas e até as pegadinhas recorrentes.

Aqui no Próximos Concursos temos uma série de perfis das principais bancas do país, como FGV, Cesgranrio, Cespe/Cebraspe, Vunesp e muitas outras.  

 

6 – Faça bons resumos

 

Fazer resumos talvez seja a melhor forma de memorizar o conteúdo, especialmente em disciplinas com vasta teoria como Administração para concursos. Por conta disso, você deve dar atenção especial aos seus resumos, que vão ser de grande valia para organizar as ideias e fixar as informações.

Aproveite para conferir o post sobre Como fazer resumos para concursos, com dicas imbatíveis para potencializar seus estudos.

 

7 – Não deixe de revisar

 

A revisão é a melhor amiga do concurseiro. Por isso, use parte do seu tempo de preparação para rever pontos estratégicos do conteúdo. Se os seus resumos forem bem feitos, essa parte será ainda mais simples e ágil. Mantenha suas anotações organizadas e atualizadas para conferência periódica. Dessa maneira, os temas estarão sempre frescos na sua mente.

Precisa de ajuda? Sem problemas! É só acessar o post Revisão para passar em concursos, com todas as orientações necessárias para não perder tempo na sua preparação.

 

8 – Cuidado com as pegadinhas

 

Administração é uma disciplina com muitas variáveis. Por vezes, as respostas podem ser bastante subjetivas e isso acaba tornando as questões mais complexas. Sendo assim, redobre sua atenção nas provas, observando situações escondidas e pegadinhas.  

E para evitar confusões, é importante estar com o conteúdo fresquinho na cabeça. Dê uma olhada no post com as melhores técnicas de memorização e comece já a treinar sua mente.

 

9 – Tenha um bom material de apoio

 

É bem importante que você se cerque de material de qualidade, atualizado e bem elaborado. Fique atento ao que está na internet, pois nem toda apostila para download vale a pena. Por isso, também busque conteúdo em livros. Há bons autores na área da Administração que podem lhe ajudar.

Algumas ótimas opções são:

  • Administração Pública para concursos, de Renato Fenili.
  • Comportamento Organizacional, de Idalberto Chiavenato.
  • Gestão de Pessoas para concursos, de Andréia Ribas e Cassiano Salim.
  • Administração Pública, de Augustinho Paludo.

 

10 – Invista em um curso preparatório

 

Estudar sozinho é perfeitamente viável, sempre gostamos de deixar claro. No entanto, uma ajuda especializada pode ser o gás que falta na sua preparação. Professores experientes e materiais direcionados às vezes fazem muita diferença. Há diversos cursos preparatórios com módulos específicos de Administração Pública.

Avalie a possibilidade! Mas antes confira nosso ranking dos melhores cursos preparatórios para concursos.

 

10 dicas de como estudar Administração para concursos

  1. Saiba qual o conteúdo
  2. Leia a Constituição
  3. Não crie metas irreais
  4. Estude por questões
  5. Conheça a banca
  6. Faça bons resumos
  7. Não deixe de revisar
  8. Cuidado com as pegadinhas
  9. Tenha um bom material de apoio
  10. Invista em um curso preparatório

 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de como estudar Administração para concursos públicos. Tem algum outro macete para nos ensinar? Compartilhe com a gente nos comentários!

E para acompanhar conteúdo de qualidade, dicas de arrasar e todas as notícias do universo concurseiro, acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Curte lá!

Bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 6 Average: 4.3]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!