fbpx

Na sequência da série de perfis das principais bancas examinadoras do país, chegamos na banca Funrio. Fundada há quase duas décadas, a instituição cresceu em alcance e qualidade nos últimos anos.

 

Por isso, é bom ficar de olho!

 

Sabemos que conhecer o estilo de prova da banca examinadora é um passo importante na preparação para o concurso. Isso porque compreendendo seu estilo e suas peculiaridades será possível nortear de maneira mais efetiva os estudos.

 

Aproveite nosso apanhado de informações sobre a banca Funrio!

 

O que é uma banca examinadora?

 

Uma banca examinadora, ou organizadora, é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. A equipe da instituição fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

 

Banca Funrio – Qual o histórico da instituição?

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência foi criada há 18 anos por um grupo de professores da Universidade Federal do Rio De Janeiro. Seu objetivo principal é desenvolver projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento da Escola de Medicina e Cirurgia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e da UFRJ. Como é uma instituição de caráter científico e cultural sem fins lucrativos, também atua na área de organização de concursos.

 

Banca Funrio – Quais os principais concursos?

 

A banca Funrio é responsável por diversos concursos estaduais e federais, especialmente para corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Entre seus editais mais conhecidos estão:

 

  • INSS.
  • Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • Ministério da Justiça.
  • INPA.
  • CEITEC.
  • FUNAI.

 

Banca Funrio – Como é o perfil?

 

A banca Funrio é considerada muito boa, com um estilo mais tradicional e um grau de dificuldade moderado/alto. No geral, é uma banca que cobra a literalidade dos conteúdos em todas as disciplinas. Ou seja, é excelente para quem tem facilidade de memorização. As provas da instituição têm enunciados longos, que exigem maior concentração do candidato. Além disso, costumam cobrar a íntegra dos conteúdos solicitados no edital.

 

Banca Funrio – Quais as exigências por matéria?

 

As provas objetivas da banca Funrio são de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. Questões não respondidas, com duas respostas ou rasuradas são automaticamente anuladas. Os conteúdos programáticos costumam ser muito direcionados para o concurso em questão, levando em consideração a área do órgão contratante.

 

Veja os principais tópicos solicitados em cada uma das disciplinas recorrentes nas provas da banca Funrio:

 

Língua Portuguesa:

a prova de Língua Portuguesa da banca Funrio costuma cobrar compreensão e interpretação de textos, tipologia textual, ortografia oficial, acentuação, classe de palavras, crase, sintaxe, pontuação.  Além de concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, significação das palavras e redação de correspondências oficiais.

 

Noções de Informática:

a prova de Informática solicita conceitos básicos, tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet e a intranet. Navegadores, sistemas operacionais, ferramentas Office, ferramentas de e-mail.

 

Noções de Administração Pública:

nessa matéria são cobradas noções de Administração Financeira, Recursos Humanos e de Material, além do básico de matemática financeira, estatística, probabilidade e Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Direito:

nas provas desta disciplina em editais organizado pela banca Funrio, é bom lembrar que ela cobra a letra da lei em praticamente todas as questões. E solicita conhecimentos em diversas áreas, como Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e Direito Previdenciário.

 

Quando adequado ao órgão contratante e ao tipo e grau de escolaridade dos cargos em disputa, a banca Funrio pode também incluir outras disciplinas no edital, como Matemática, Raciocínio Lógico, História, Geografia e Conhecimentos Gerais. Na prova discursiva (redação), a banca Funrio pede, normalmente, que o aluno discorra sobre um tema atual referente à área de atuação do órgão.

 

Banca Funrio – Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há técnicas famosas para potencializar o aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor. E para aqueles dias em que a energia está baixa, há também há diversas técnicas de motivação. Todas são muito simples e fáceis de fazer. Confira no nosso post completo sobre o assunto.

 

No Próximos Concursos há uma aba com tudo que você precisa saber sobre sobre dicas, técnicas e cronogramas.

 

Banca Funrio – Como estudar por questões?

 

De todas a técnicas de aprendizado acelerado, a mais utilizada pelos concurseiros é, sem dúvida, a de estudo por questões. O método ajuda a reter a informações e revisar a matéria, turbinando o aprendizado e agilizando a aprovação. Dessa forma, é importante buscar provas anteriores da banca Funrio para compreender o estilo de questão a que será submetido.

 

Para saber tudo sobre o estudo por questões e começar a aplicar a técnica, acesse o post especial que fizemos sobre o assunto aqui no Próximos Concursos.

 

Banca Funrio – Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você optou por contratar um curso preparatório para concursos, é muito importante conhecer os melhores cursos preparatórios do mercado. Fique de olho na equipe de professores, se tem profissionais com experiência em concursos e que conheçam os segredos das bancas organizadoras, inclusive da Funrio. Atente também ao material disponibilizado, se é bem elaborado e se atende suas necessidades.

 

A partir da nossa própria experiência no universo concurseiro, temos total confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. Da mesma forma, o Gran Cursos é uma excelente alternativa e está muito bem avaliado.  

 

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções disponíveis, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Confira o perfil de outras importantes bancas examinadoras:

 

 

E para mais conteúdo sobre o universo concurseiro, acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

 

Conte com a gente na caminhada até a aprovação. Confiamos no seu potencial!

 

Bons estudos!

 

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!