Na sequência da série de perfis das principais bancas examinadoras do país, chegamos na banca Funrio. Fundada há quase duas décadas, a instituição cresceu em alcance e qualidade nos últimos anos.

 

Por isso, é bom ficar de olho!

 

Sabemos que conhecer o estilo de prova da banca examinadora é um passo importante na preparação para o concurso. Isso porque compreendendo seu estilo e suas peculiaridades será possível nortear de maneira mais efetiva os estudos.

 

Aproveite nosso apanhado de informações sobre a banca Funrio!

 

O que é uma banca examinadora?

 

Uma banca examinadora, ou organizadora, é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. A equipe da instituição fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

 

Banca Funrio – Qual o histórico da instituição?

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência foi criada há 18 anos por um grupo de professores da Universidade Federal do Rio De Janeiro. Seu objetivo principal é desenvolver projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento da Escola de Medicina e Cirurgia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e da UFRJ. Como é uma instituição de caráter científico e cultural sem fins lucrativos, também atua na área de organização de concursos.

 

Banca Funrio – Quais os principais concursos?

 

A banca Funrio é responsável por diversos concursos estaduais e federais, especialmente para corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Entre seus editais mais conhecidos estão:

 

  • INSS.
  • Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
  • Ministério da Justiça.
  • INPA.
  • CEITEC.
  • FUNAI.

 

Banca Funrio – Como é o perfil?

 

A banca Funrio é considerada muito boa, com um estilo mais tradicional e um grau de dificuldade moderado/alto. No geral, é uma banca que cobra a literalidade dos conteúdos em todas as disciplinas. Ou seja, é excelente para quem tem facilidade de memorização. As provas da instituição têm enunciados longos, que exigem maior concentração do candidato. Além disso, costumam cobrar a íntegra dos conteúdos solicitados no edital.

 

Banca Funrio – Quais as exigências por matéria?

 

As provas objetivas da banca Funrio são de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. Questões não respondidas, com duas respostas ou rasuradas são automaticamente anuladas. Os conteúdos programáticos costumam ser muito direcionados para o concurso em questão, levando em consideração a área do órgão contratante.

 

Veja os principais tópicos solicitados em cada uma das disciplinas recorrentes nas provas da banca Funrio:

 

Língua Portuguesa:

a prova de Língua Portuguesa da banca Funrio costuma cobrar compreensão e interpretação de textos, tipologia textual, ortografia oficial, acentuação, classe de palavras, crase, sintaxe, pontuação.  Além de concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, significação das palavras e redação de correspondências oficiais.

 

Noções de Informática:

a prova de Informática solicita conceitos básicos, tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de internet e a intranet. Navegadores, sistemas operacionais, ferramentas Office, ferramentas de e-mail.

 

Noções de Administração Pública:

nessa matéria são cobradas noções de Administração Financeira, Recursos Humanos e de Material, além do básico de matemática financeira, estatística, probabilidade e Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Direito:

nas provas desta disciplina em editais organizado pela banca Funrio, é bom lembrar que ela cobra a letra da lei em praticamente todas as questões. E solicita conhecimentos em diversas áreas, como Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e Direito Previdenciário.

 

Quando adequado ao órgão contratante e ao tipo e grau de escolaridade dos cargos em disputa, a banca Funrio pode também incluir outras disciplinas no edital, como Matemática, Raciocínio Lógico, História, Geografia e Conhecimentos Gerais. Na prova discursiva (redação), a banca Funrio pede, normalmente, que o aluno discorra sobre um tema atual referente à área de atuação do órgão.

 

Banca Funrio – Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há técnicas famosas para potencializar o aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor. E para aqueles dias em que a energia está baixa, há também há diversas técnicas de motivação. Todas são muito simples e fáceis de fazer. Confira no nosso post completo sobre o assunto.

 

No Próximos Concursos há uma aba com tudo que você precisa saber sobre sobre dicas, técnicas e cronogramas.

 

Banca Funrio – Como estudar por questões?

 

De todas a técnicas de aprendizado acelerado, a mais utilizada pelos concurseiros é, sem dúvida, a de estudo por questões. O método ajuda a reter a informações e revisar a matéria, turbinando o aprendizado e agilizando a aprovação. Dessa forma, é importante buscar provas anteriores da banca Funrio para compreender o estilo de questão a que será submetido.

 

Para saber tudo sobre o estudo por questões e começar a aplicar a técnica, acesse o post especial que fizemos sobre o assunto aqui no Próximos Concursos.

 

Banca Funrio – Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você optou por contratar um curso preparatório para concursos, é muito importante conhecer os melhores cursos preparatórios do mercado. Fique de olho na equipe de professores, se tem profissionais com experiência em concursos e que conheçam os segredos das bancas organizadoras, inclusive da Funrio. Atente também ao material disponibilizado, se é bem elaborado e se atende suas necessidades.

 

A partir da nossa própria experiência no universo concurseiro, temos total confiança em indicar o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais processos seletivos do país. Da mesma forma, o Gran Cursos é uma excelente alternativa e está muito bem avaliado.  

 

Para saber mais sobre cada um dos cursos indicados e ainda outras boas opções disponíveis, confira nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Confira o perfil de outras importantes bancas examinadoras:

 

 

E para mais conteúdo sobre o universo concurseiro, acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

 

Conte com a gente na caminhada até a aprovação. Confiamos no seu potencial!

 

Bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 1 Average: 5]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!