06/12/2018

Concurso Detran SP

Os concurseiros paulistas estão de olho na evolução do edital do concurso Detran SP, que deve ter novidades em breve. Com o processo autorizado desde o mês de maio de 2018, a expectativa é de que o edital seja lançado, no máximo, até janeiro de 2019, uma vez que se encerrará o prazo de 180 dias desde a formação da comissão (que ocorreu em junho passado).

Foi publicado em Diário Oficial o extrato de contrato firmado com a banca FCC – Fundação Carlos Chagas, que será responsável pelo próximo concurso Detran SP.

Confira a publicação: 

 

Concurso Detran SP

Preparamos uma análise com todas as características dessa banca. Acesse o artigo e turbine sua preparação!

Pretende participar do concurso Detran SP?

Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre o órgão, as carreiras, as provas e, de quebra, você fica sabendo as melhores dicas de estudo.

Veja agora!  

 

Principais informações do concurso Detran SP

 

 

Quantas vagas estão previstas no concurso Detran SP?

 

Para o concurso Detran SP foram autorizadas 575 vagas — 375 para o cargo de Oficial de Trânsito (Nível Médio) e 200 vagas para o cargo de Agente de Trânsito (Nível Superior).

 

Quais as carreiras?

 

O concurso Detran SP irá contemplar vagas para as carreiras de Oficial de Trânsito e Agente de Trânsito.

De maneira geral, segundo os últimos editais, as atribuições de ambos os cargos são: desempenhar atividades técnicas, de gestão e de execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do Detran SP. Em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito.

O Oficial de Trânsito é responsável pela fiscalização e operação de trânsito nas ruas.  

Já o Agente de Trânsito desenvolve diversas atividades de apoio referentes à área de formação e atuação.

 

Quais os requisitos e a remuneração no concurso Detran?

 

Requisitos

 

Confira qual o grau de escolaridade exigido para cada uma das carreiras do Detran:

 

Carreira Requisitos
Oficial de Trânsito Nível Médio
Agente de Trânsito Nível Superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria “B”.

 

Remuneração

 

Segundo a Lei Complementar 1.317, de 21 de março de 2018, os vencimentos atuais para a classe inicial dos cargos de Oficial e Agente no estado de São Paulo são:

 

Cargo Salário
Oficial de Trânsito R$ 1.863
Agente de Trânsito R$ 4.657

 

Quais os benefícios?

 

Os servidores do Detran, têm direito a todos os benefícios previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). São eles: férias remuneradas, 13º salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Previdência Social (para efeito de aposentadoria) e vale-transporte (optativo, com desconto de 6% no salário).

Além disso, os profissionais recebem a chamada Bonificação por Resultado (BR). O valor é de aproximadamente um salário, pago uma vez por ano.

 

Qual a lotação?

 

A lotação dos aprovados no concurso Detran SP fica a cargo das demandas do órgão. Ou seja, poderão ser lotados em unidades na capital ou no interior do estado de São Paulo.

 

Qual a jornada de trabalho?

 

A jornada semanal de trabalho dos servidores do Detran em todos os estados brasileiros é de 40 horas (8 horas diárias).

 

Quais as chances de crescimento no Detran?

 

O Detran possui um plano de carreiras em níveis e graus para todos os seus servidores — o número de etapas varia conforme o estado. Isso faz com que a remuneração mensal seja acrescida a cada período (normalmente, a cada três anos) de valores determinados pela função e pela avaliação de desempenho.

O desenvolvimento se dá a partir de progressão ou promoção.

A progressão é a passagem do servidor de um nível de vencimentos para outro dentro do mesmo cargo observando critérios de capacitação.

A promoção é a passagem do servidor de um grau para outro imediatamente posterior, quando existir cargo vago no grau subsequente, observando critérios de tempo de serviço e merecimento.

Anualmente, até 20% do quadro de pessoal do Detran pode se beneficiar das mudanças.

 

Como são as provas?

 

As provas do concurso do Detran SP são objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas (apenas uma correta), divididas em Conhecimentos Gerais  e Conhecimentos Específicos (entre 50 e 60 questões no geral).

As disciplinas solicitadas na prova de Conhecimentos Gerais para o cargo de Oficial são:

Já prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de Oficial versa sobre:

  • Legislação de Trânsito

Para o cargo de Agente, a prova de Conhecimentos Gerais traz questões sobre:

E para a prova de Conhecimentos Específicos no cargo de Agente, as disciplinas solicitadas são:

  • Legislação de Trânsito
  • Gestão Pública

Para ambos os cargos há também avaliação de títulos, de caráter classificatório. Somente será avaliado nesta etapa o candidato aprovado na prova objetiva e que esteja entre os candidatos mais bem classificados até a classificação equivalente a três vezes o número de vagas oferecidas para o emprego público.

Entende-se como título o tempo de serviço prestado na área (trânsito) nas atividades correlatas ao cargo, mediante certidão ou declaração do empregador.

Provas anteriores concurso Detran SP

 

Como foi a concorrência no último concurso Detran?

 

O último concurso do Detran SP, realizado em 2013, ofertou 1.200 vagas – 600 para Oficial de Trânsito e 600 para Agente de Trânsito.

No total, foram registradas 311.000 inscrições: 184.501 para o cargo de Oficial e 126.726 para Agente de Trânsito.

Ou seja, uma média de 307,5 candidatos por vaga para Oficial e 211,21 para Agente.

No entanto, embora os candidatos sempre estejam atrás dessas informações, é bom lembrar que a real concorrência é outra. Ou seja, o número total de inscritos não representa o número de pessoas que vão estar, de fato, na disputa por uma vaga.

Explica-se: apenas cerca de 10% dos candidatos estão realmente aptos para a disputa de uma vaga no concurso, tendo estudado o suficiente, seguindo o edital e os conteúdos exigidos. Além disso, o índice de abstenção chega, em média, a 30% do total.

Sendo assim, no dia da prova, a concorrência será muito menor.

E lembre-se: para o candidato bem preparado, não há barreiras. Afinal, esse é o verdadeiro diferencial na caminhada até a aprovação.

 

Saiba mais sobre o Concurso do Detran

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Temos  opções interessantes para você:

  • O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o Concurso Detran SP: 

 

Curso Estratégia concurso Detran SP  

 

  • O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para o Concurso Detran SP:

 

 Curso Gran concurso Detran SP  

 

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Melhores cursos preparatórios para concursos

Se você ainda não deu início à preparação para o concurso Detran SP, não perca mais tempo! o edital deve ser lançado logo mais e quanto antes você estiver focado, melhores serão os resultados.

Precisa de ajuda? Acesse nossas redes sociais para saber mais sobre dicas e técnicas de estudo, além de poder trocar informações e experiências com concurseiros de todo o país. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente!

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!