fbpx

 

Se você está buscando dicas de como estudar para concurso público, este post é perfeito para o que precisa!

 

Como estudar para concurso público

A preparação para o concurso é realmente um período intenso, que requer muita dedicação e foco do candidato.

Costuma também ser cansativo, visto que o volume de disciplinas e conteúdo pode ser bastante grande.

Existem, ainda, fatores emocionais e psicológicos que podem interferir no processo.

Isso porque há, invariavelmente, um afastamento social e você terá que abrir mão de horas de lazer com a família e os amigos, por exemplo.

Contudo, o mais importante aqui é você ter em mente que valerá a pena fazer alguns sacrifícios para alcançar o sonho de entrar no serviço público e garantir sua estabilidade financeira.

De qualquer maneira, não precisa ser assim tão penoso!

Nessa caminhada, há algumas dicas e orientações que podem deixar tudo mais simples, agilizando seu aprendizado (para uma aprovação mais rápida) e trazendo mais qualidade de vida nessa fase.

Ficou curioso?

Confira a seguir como estudar para concurso com dicas que podem lhe salvar nessa maratona.

 

10 dicas sobre como estudar para concurso

 

 

1 – Saiba como escolher o concurso

 

ideia question think

Antes de começar a dedicar tempo e dinheiro à preparação para o concurso público, é importante ter claras algumas coisas: o que pretende e onde quer chegar.

Você quer passar em um concurso, certamente. Essa seria a resposta mais óbvia, mas é preciso ir além: qual concurso? Qualquer um serve? Qualquer área, com qualquer salário? Ou há uma seleção específica que você sonha em alcançar?

Você está disposto a esperar até que seja aprovado em um concurso concorrido ou irá participar de outros até atingir o objetivo?

Essas serão respostas importantes para traçar seu plano de estudos e de vida! Quanto mais específico você for, melhor será a estratégia que vai lhe levar até o alvo.

Ressaltando também que é fundamental ser realista em objetivos e prazos. Isso porque metas mirabolantes são um passo para o fracasso e a desmotivação, uma vez que você, naturalmente, não terá como atingi-los.

Se precisa de ajuda nessa escolha, acesse o post a seguir:

 

Como escolher um concurso

 

 

2 – Mantenha uma rotina organizada

 

plan organização

Não há dica que seja eficiente sobre como estudar para concurso se você não se organizar. Diante do volume de conteúdo e de todo foco que a preparação exige, esse é um ponto vital para o estudante.

Nesse sentido, um cronograma bem elaborado será seu amigo fiel. Estruture um plano de estudo que contemple todas as disciplinas e as alinhe com seu tempo disponível.

 

Precisa de ajuda? Acesse o post a seguir:

 

Como montar o cronograma de estudos perfeito

 

Um espaço adequado na casa também é importante: iluminado, o mais silencioso possível, com mesa e cadeiras adequadas, confortáveis e ergonômicas. Se isso não for possível, avalie se não é o caso de se deslocar até uma biblioteca, por exemplo, para ser mais produtivo.

 

Veja no post a seguir como organizar seu local de estudo:

 

Como organizar o ambiente de estudos

 

E não esqueça de cuidar da saúde física e mental: uma rotina organizada inclui cuidados com a alimentação, atividades físicas regulares, períodos de descanso durante o dia e um sono reparador à noite.

 

 

3 – Leia todo o edital assim que for lançado

 

Muitos candidatos pensam que a leitura na íntegra do edital é algo dispensável. Grande engano!

Afinal, ele é documento oficial que traz todas as regras e orientações do concurso público. Ou seja, também indica todo o conteúdo programático que será cobrado nas provas. Afinal, até em seleções para o mesmo cargo e no mesmo órgão as matérias e tópicos podem mudar de um concurso para outro.

 

Então, é imprescindível ao candidato que leia o edital para não perder tempo com o que não será solicitado. E, claro, para que possa direcionar os estudos de maneira mais efetiva, focando no que é destaque no edital.

 

Contudo, é preciso ficar claro aqui que você não deve esperar o lançamento do edital para começar a estudar. Deve, sim, ir se preparando com base em editais de edições anteriores da seleção. Porém, de posse dos detalhes do conteúdo do concurso atual, é hora de dar aquele gás e fazer os ajustes necessários para potencializar sua preparação.

 

Quer entender o que é e como ler o edital de forma mais assertiva? Confere o nosso post com todas as orientações sobre o assunto a seguir:

 

Aprenda a analisar edital do concurso

 

 

4 – Conheça a banca organizadora

 

Cada banca tem suas particularidades e até suas pegadinhas mais corriqueiras.

Então, é fundamental que o candidato busque informações sobre o perfil da organizadora e seu estilo de prova para direcionar melhor os estudos e torná-los mais efetivos.

O ideal é buscar informações sobre a instituição em sites confiáveis, grupos de concurseiros e cursos preparatórios.

Acesse as provas mais recentes da banca para conhecer o seu modelo de pergunta, como costuma estruturar as disciplinas, os conteúdos que mais cobra e as pegadinhas.

Algumas bancas gostam da teoria “seca” e exigem muita memorização. Outras têm um estilo mais livre.

Por vezes as questões podem ser longas e complexas, ou mais curtas e objetivas. Conhecer profundamente os avaliadores do seu concurso público vai ajudá-lo a se diferenciar dos demais candidatos e não ser pego de surpreso no dia da avaliação.

 

Para saber em detalhes como é o perfil das principais bancas de todo o país, você pode acessar a série de posts que fizemos sobre o assunto, basta clicar no nome da instituição:

 

Como estudar para as provas da AOCP

Como estudar para as provas da Cebraspe

Como estudar para as provas da Cesgranrio

Como estudar para as provas da Consulplan

Como estudar para as provas da FCC

Como estudar para as provas da FGV

Como estudar para as provas da IADES

Como estudar para as provas da Vunesp

 

 

5 – Aposte em técnicas de estudo variadas

 

metodo tecnica estudar

As técnicas de estudos são ferramentas muito úteis para que o candidato obtenha melhores resultados. Com elas, é possível otimizar o tempo e dar mais efetividade ao aprendizado. Há muitos métodos reconhecidamente eficientes, muito utilizados por concurseiros. Basta que você faça testes até encontrar aquele (ou aqueles) ao qual se adapta melhor e que atenda as suas necessidades.

 

Entre as técnicas mais conhecidas está a pomodoro (aquela do famoso cronômetro do tomatinho, lembra?). Você pode, ainda, estudar por meio de mapas mentais e flashcards. Todos esses métodos são de grande ajuda na hora de estudar para concursos públicos ou similares, como vestibular e prova da OAB, por exemplo.

 

Conheça agora algumas dessas técnicas e como começar a aplicá-las na sua preparação:

 

Técnica Pomodoro

Flashcards

Mapas mentais

 

Bons resumos também são ferramentas essenciais, que serão usadas muitas vezes ao longo da preparação.

 

Para saber como fazer os seus, acesso o post a seguir:

 

Como fazer resumos para concursos

 

 

6 – Gerencie melhor seu tempo

 

tempo jornada

O bom concurseiro sabe que tempo é um bem muito valioso! Por isso, leva a sério cada segundo dedicado aos estudos.

Assim, não basta apenas saber como estudar para concurso, mas é preciso também aprender a gerenciar o tempo da melhor forma possível. O objetivo é fazer render ao máximo o período destinado ao aprendizado.

Então, é preciso estar atento às distrações, que costumam ser muitas. Um grande inimigo da produtividade, por exemplo, é o celular. Na maioria das vezes, aquela “olhadinha” vira uma bola de neve e, quando você se dá conta, perdeu meia hora ou mais em mensagens e redes sociais.

Dessa forma, o melhor é mesmo manter o seu celular longe, de preferência desligado.

Evite usar o computador a não ser para conferência de algum conteúdo ou para assistir às videoaulas.

Peça para amigos e familiares respeitarem seu tempo de estudo, evitando interrupções (apenas em casos de urgência, claro).

Está se preparando para dois concursos simultaneamente? É ainda mais importante administrar o relógio. Saiba como no post abaixo:

 

Como estudar para dois concursos ao mesmo tempo

 

 

7 – Faça simulados e provas anteriores

 

simulado questions lista

Estudar por questões de provas anteriores é, comprovadamente, um dos melhores métodos de aprendizagem. Dessa forma, você revisa o conteúdos e consegue enxergar com mais nitidez onde está bem, quais foram seus avanços e onde ainda precisa de reforço e atenção.

 

Quer entender como o estudo por questões funciona? No post abaixo você descobre tudo:

 

Como estudar por questões

 

 

Melhor ainda é fazer questões em simulados! Isso mesmo, responder perguntas como se fosse em uma prova real. Esse exercício ajuda a entender a pressão no dia do concurso e a administrar melhor o tempo para cada disciplina.

 

Muitos cursos preparatórios para concursos oferecem simulados. E também há sites e aplicativos que são excelentes ferramentas nesse sentido.

 

Quer conhecer alguns deles? Acesse o post abaixo:

 

17 sites e aplicativos de questões de concursos

 

 

8 – Dê atenção às revisões periódicas

 

escrever resumo marca texto grifar

Muitas pessoas têm o famoso “branco” na hora da prova. E isso pode se dar pelo nervosismo, com certeza, mas também pode ser resultado de uma revisão não adequada. Afinal, quando uma informação está internalizada é bem difícil acontecerem esses esquecimentos.

 

Além disso, é preciso considerar a chamada “curva do esquecimento”, pois ela é real.

 

Segundo essa teoria, se você não revisar, daqui a dois meses só vai lembrar cerca de 10% do que aprendeu. Isso mesmo: apenas 20 minutos depois de ter lido algo, já esquecemos 42% das informações. Em 24 horas, esse percentual sobre para 67%. Em um mês, 79%. Em dois meses, já esquecemos 90%!

 

Então dedique um bom tempo às revisões e aprenda a tirar o máximo de proveito delas. Saiba como no post completo que fizemos:

 

Como revisar a matéria para concurso

 

 

9 – Mantenha a motivação em alta

 

Com tanta coisa para conciliar — trabalho, família, estudos — é difícil mesmo manter a determinação durante a preparação.

Muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho. Para evitar o desânimo, você pode apostar em algumas técnicas e hábitos para garantir a motivação.

Você pode apostar em macetes simples, como dar-se pequenos prêmios ao cumprir objetivos, monitorar seus avanços, ler livros ou ver vídeos inspiradores. Pode, ainda, tentar técnicas de respiração para aliviar o estresse, meditação com foco no pensamento positivo, entre outras.

O vital é manter a saúde mental nesse período para que não desanime e sua energia se esvaia.

Para entender melhor como manter sua motivação em alta, você pode acessar o post completo sobre o assunto a seguir:

 

Técnicas de motivação para concursos

 

 

10 – Escolha um bom curso preparatório

 

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

10 dicas sobre como estudar para concurso

 

  1. Saiba como escolher o concurso
  2. Mantenha uma rotina organizada
  3. Leia todo o edital assim que for lançado
  4. Conheça a banca organizadora
  5. Aposte em técnicas de estudo variadas
  6. Gerencie melhor seu tempo
  7. Faça simulados e provas anteriores
  8. Dê atenção às revisões periódicas
  9. Mantenha a motivação em alta
  10. Escolha um bom curso preparatório

 

Agora que você já conhece as melhores dicas de como estudar para concurso, pode fazer ajustes na sua rotina e garantir um melhor desempenho nas provas.

Para mais conteúdo, notícias e manuais, acompanhe também as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Bons estudos e boa sorte!

ASSINATURA ILIMITADA DO GRANCOM MAIS DE 80% DE DESCONTO
(pouco tempo!)

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

Prontinho, agora você tem acesso a todo material grátis.